Respeito para todo o espectro: Campanha movimenta Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), no fim de 2007, o dia 2 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Por meio de campanhas e movimentos, monumentos históricos e prédios Institucionais de todo o planeta se iluminam de azul nesta data, para lembrar e chamar a atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Em 2020, pela primeira vez, a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil, segue em uma campanha nacional, com tema único: “Respeito para todo o espectro”, para celebrar a data, usando a hashtag #RESPECTRO nas redes sociais. O objetivo da campanha é conscientizar a população a respeito das enormes diferenças do autismo em cada pessoa, do grande espectro de variedade em relação à maneira como o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) afeta cada indivíduo.

O autismo: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa.

Usa-se o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento. Há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.

A ONU também disponibiliza mais informações a respeito de autismo e o dia “2 de abril” em seu site (https://www.un.org/en/observances/autism-day).

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Divulgação