NOTA OFICIAL

A direção do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) esclarece que a unidade da Fiocruz no Amazonas não oferece serviço de atendimento e assistência, e assim não realiza diagnósticos laboratoriais de rotina.

O ILMD/Fiocruz Amazônia atua especialmente no ensino e na pesquisa. No campo da pesquisa, a Unidade desenvolve projetos tecnológicos e de inovação dos quais destaca o desenvolvimento de dispositivos de diagnósticos, testes diagnósticos, e genômica.

A Instituição faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Ministério da Saúde (MS). Em nível local, colabora com atividades da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM) e do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM). Além disso, ainda atua na capacitação e colaboração científica nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública dos estados de Mato Grosso do Sul e Roraima.

O conhecimento sobre a epidemiologia do SARS-Cov-2 e o quadro clínico observado na Covid-19, está cercado por perguntas para as quais os pesquisadores buscam respostas e soluções para salvar vidas e proteger a sociedade.

A pesquisa está no DNA da Fiocruz há 120 anos e no ILMD/Fiocruz Amazônia não é diferente.

A Direção.