Agenda Jovem Fiocruz é debatida na Fiocruz Amazônia

Com o objetivo de apresentar os projetos e pesquisas organizados nos últimos anos, e os que ainda estão em andamento pela Agenda Jovem Fiocruz, o  Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promoveu nesta segunda-feira, 25/11, o encontro “Agenda Jovem Fiocruz: Encontro nas Regionais”, com participação dos pesquisadores Luciane Ferrareto, representante da Coordenação de Cooperação Social da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e André Sobrinho, coordenador da área de educação do Programa de Desenvolvimento, do Campus Fiocruz Mata Atlântica.

O projeto engloba disputas de concepções e práticas situados no campo da Juventude, na faixa etária de 15 a 29 anos, seguindo as políticas públicas. Os principais objetivos da Agenda Jovem da Fiocruz são: produzir insumos conceituais e metodológicos; fomentar debates e ações articuladas; desenvolver diretrizes políticas; aproximar Saúde e Juventude como campos de conhecimento e de ação política.

Com o intuito de aproximar a juventude das Unidades Técnico-Científicas, como a Fiocruz, a Agenda promove atividades de integração, mobilização e formação dos jovens, junto a atores governamentais e a sociedade civil. Vulnerabilidade e violência, saúde sexual e reprodutiva com enfoco em gravidez e DST’s, uso abusivo de álcool e outras drogas são os principais temas debatidos.

Os representantes da Fiocruz constituem três Grupos de Trabalho (GTs), a fim de propor intercâmbio entre projetos em linha com a proposta de integração entre as unidades participantes e os novos marcos institucionais com os direitos da juventude: GT Pesquisa – Estado da arte de pesquisas sobre Jovens e Saúde; GT Educação – Produção e inserção de conteúdos sobre juventudes em matrizes curriculares de saúde; GT Projetos Territorializados e Serviços de Saúde – Apoio às Unidades da Fiocruz em projetos com juventude e articulação, além de fomento às redes e coletivos juvenis.

Luciane Ferrareto comentou sobre a perspectiva de dialogar com as Regionais e depois incorporar as atividades de cada Unidade da Fiocruz à Agenda Jovem.  “É importante envolver não só as Unidades do Rio de Janeiro, mas também as regionais, visando a particularidade de cada uma. Dentro desse projeto temos a perspectiva de construir espaços de diálogo, mais abertos e mais amplos com os movimentos sociais”.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Diovana Rodrigues
Fotos: Eduardo gomes e Marlúcia Seixas