Pesquisador da Fiocruz Amazônia recebe homenagem da Câmara Municipal de Manaus

O pesquisador e chefe do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia do Instituto Leônidas & Maria Deane (Lahpsa-ILMD/Fiocruz Amazônia), Júlio César Schweickardt recebeu nesta quinta-feira (25), o diploma de cidadão de Manaus, de propositura da vereadora professora Jacqueline Pinheiro. A solenidade de outorga aconteceu no plenário Adriano Jorge, localizado no Paço Municipal de Manaus.

Dos 27 anos que Schweickardt vive no Amazonas, 17 foram dedicados ao desenvolvimento de pesquisas no campo da saúde do Estado, onde o pesquisador continua coordenando estudos na área de História da Saúde e das Ciências, Antropologia da Saúde, Políticas Públicas de Saúde e Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, orientando dissertações e teses, além de ser autor de diversos livros e artigos científicos.

Para a vereadora, a homenagem é um merecido reconhecimento, promovido pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), pelo trabalho desenvolvido pelo pesquisador no Amazonas, e especificamente na capital. “A honraria é uma das mais importantes homenagens feitas pela casa do povo a pessoas que de fato contribuem para o avanço do estado e deixam um legado significativo para a sociedade. É uma alegria enorme poder conceder o título de cidadão de Manaus ao doutor Júlio César. Nos sentimos gratos e privilegiados por sua existência e atuação na cidade”.

O pesquisador em seu discurso de agradecimento lembrou seu momento de chegada a Manaus e sua trajetória na cidade. “Há algum tempo me apresento fora daqui como sendo um manauara nascido em Porto Alegre, dois extremos que se unem nas histórias e que trazem o que representa esse país nos extremos, belo, desigual, injusto, alegre, cultural, acolhedor, preconceituoso, rico, pobre, quente, frio. Aprendi a ver o mundo, o Brasil, a Amazônia, a partir de Manaus, ou seja, se tornou o meu lugar de falar e de olhar para todos os outros lugares. Manaus tem muitas cidades invisíveis, que não aparecem no olhar apressado de turistas. Cidades que fui aprendendo a ver nesses 27 anos”, disse Júlio César, completando que “o primeiro peixe que comi foi o jaraqui. Me sinto muito orgulhoso e honrado de, a partir de hoje, dizer: agora é lei, sou manauara”.

Kátia Schweickardt (esposa), Júlio César Schweickardt, vereadora Jacqueline Pinheiro.

O HOMENAGEADO

Júlio César Schweickardt  é doutor em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz, mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), graduado em Teologia pela Escola Superior de Teologia e em Ciências Sociais pela Ufam e foi coordenador nacional da Associação Brasileira Rede Unida (2016-2018) e atualmente membro da coordenação nacional da entidade. Coordena a Série Saúde e Amazônia da Editora Rede Unida, com 8 livros publicados.

SOBRE O LABORATÓRIO

O Lahpsa tem como missão ser referência em pesquisa na área da saúde coletiva, atuando no tripé: desenvolvimento da pesquisa; formação de pesquisadores, profissionais e gestores de saúde; divulgação científica em saúde. Seus membros buscam atuar como sujeitos políticos nos espaços de debate das Políticas Públicas de Saúde e de Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia.

O grupo tem como objetivo discutir, refletir, produzir conhecimento interdisciplinar acerca da saúde coletiva inserido no cenário amazônico. Os estudos e ações buscam contribuir com as instituições e a sociedade na construção de referenciais científicos que influenciam direta e indiretamente na qualidade de vida e da saúde das populações da região amazônica.

Lahpsa Fiocruz Amazônia, por Mirineia Nascimento
Fotos: Assessoria da Vereadora