Centro de Estudos irá abordar vigilância genômica, epidemiológica e digital do vírus chikungunya nos estados de Roraima e Amazonas

Na próxima sexta-feira, 5/7, às 10h, o Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promove a palestra “Vigilância Genômica, epidemiológica e digital do vírus chikungunya nos estados de Roraima e Amazonas, Brasil”, a ser ministrada pelo pesquisador, Felipe Gomes Naveca, Vice-Diretor de Pesquisa e Inovação do Instituto

Segundo o pesquisador, “desde a primeira detecção nas Américas em 2013, o vírus chikungunya (CHIKV) foi encontrado em 51 países. A transmissão local na Amazônia Brasileira foi identificada em agosto de 2014, sendo os primeiros casos identificados como pertencentes ao genótipo asiático. No entanto, em julho de 2015, os primeiros casos autóctones no estado do Amazonas foram identificados no Instituto Leônidas e Maria Deane como pertencentes ao genótipo Centro-Sul-Leste Africano (ECSA), o mesmo que causava uma epidemia no nordeste brasileiro”, explicou.

O encontro irá abordar estudos que utilizaram dados genéticos, epidemiológicos e de buscas na internet, usados para melhor compreender como se deu a dinâmica de transmissão do CHIKV nos estados de Roraima e Amazonas. “Nossos dados sugerem que 39% da população de Roraima foi infectada pelo CHIKV em apenas um ano. Houve concordância entre a busca pelo termo “chikungunya” em ferramentas de busca online e o pico de casos notificados/confirmados. Por fim, a análise dos dados genéticos sugere que houve uma substituição do genótipo Asiático pelo ECSA, o qual foi responsável pela epidemia em Roraima 2016-2017”, destacou Naveca.

A apresentação ocorrerá no Salão Canoas, auditório da Instituição, na sede da Fiocruz Amazônia, situada à rua Teresina, 476, Adrianópolis, em Manaus.

 SOBRE O PALESTRANTE

Felipe Naveca é bacharel em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Biológicas e Doutor em Ciências (Microbiologia/UFRJ). É Pesquisador em Saúde Pública (Titular II) do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD), unidade técnico-científica da Fiocruz no estado do Amazonas.

É gerente das subunidades de PCR em Tempo Real (RPT09G) e Genômica (RPT01H) da Rede de Plataformas Tecnológicas do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde (PDTIS-Fiocruz) e membro da Câmara Técnica de Pesquisa da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz (VPPCB).

É docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA – UFAM, área CAPES: Ciências Biológicas III, nota 4) desde 2009. Também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (Bio-Interação – ILMD/Fiocruz, área CAPES: Ciências Biológicas III, nota 3) e Biologia Celular e Molecular (PGBCM – IOC/Fiocruz, área CAPES: Ciências Biológicas II, nota 7). É Membro da Rede Nacional de Especialistas em Zika e Doenças Correlatas – RENEZIKA, DECIT, Ministério da Saúde.

Possui experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioinformática. Atua principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia Molecular, Genômica e Evolução de Arbovírus; Desenvolvimento Diagnóstico; Tipagem Molecular de Agentes Infecciosos Virais e Bacterianos; Imunogenética.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento