Palestra na Fiocruz Amazônia abordará pesquisas sobre serpentes peçonhentas, antivenenos, tratamentos alternativos e imunodiagnóstico

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promove na próxima sexta-feira, 7/6, às 10h, a palestra “Serpentes peçonhentas, antivenenos, tratamentos alternativos e imunodiagnóstico”, a ser ministrada por Maria Cristina dos Santos, professora Titular da Universidade Federal do Amazonas

A apresentação ocorrerá na sala de aula 101, na sede da Fiocruz Amazônia, situada à rua Teresina, 476, Adrianópolis, em Manaus.

SOBRE O PALESTRANTE

Maria Cristina é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Santo Amaro, mestre em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutora em Imunologia pela Universidade de São Paulo.

Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Amazonas e ministra disciplinas na Graduação (Imunologia Médica e Psiconeuroimunologia) e na Pós-graduação nos seguintes Programas: Biotecnologia, Ciências Pesqueira nos Trópicos e Imunologia Básica e Aplicada.

Possui experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Aplicada e Imunoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização das atividades biológicas dos venenos de serpentes e de arraias Amazônicas; validação de espécies vegetais utilizadas com antiofídicas; produção experimental de imunobiológicos para o tratamento de acidentes por animais peçonhentos; Ofidismo na Amazônia. É uma das idealizadoras e Editora da Revista Eletrônica Scientia Amazonia.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento