Curso na Fiocruz Amazônia aborda caracterização de proteínas por métodos biofísicos

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) em parceria com a Fiocruz Ceará e com a Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz, realiza até a próxima quinta-feira, 25/4, o curso de atualização “Caracterização de proteínas por métodos biofísicos: proteômica – modelagem molecular – biologia molecular”.

A atividade é voltada para alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Biologia, Ciências Biomédicas, da Saúde e afins. As aulas visam apresentar aos alunos a fundamentação teórica necessária para a caracterização de proteínas por proteômica, biologia molecular e modelagem molecular, além de oferecer aos alunos informações (princípios, ferramentas e aplicações) sobre diferentes temas associados ao estudo de proteína, que possibilitem aplicabilidade desse conhecimento.

Para o Pesquisador Donat Alexander, um dos professores do curso, além de trocar informações sobre pesquisas o curso é uma grande oportunidade para estabelecer colaborações entre as Unidades da Fiocruz. “Essa é a terceira vez que estou em Manaus, sempre aproveitando essas oportunidades para disseminar o conteúdo do curso e estabelecer colaborações que estão se mantendo até hoje”, relatou.

A pesquisadora da Fiocruz Amazônia, Priscila Aquino, explicou que o curso preenche uma série de lacunas, correspondentes ao estudo de proteínas na região. “A gente viu que existe uma demanda, onde há vários trabalhos aqui na região que abordam questões sobre proteínas e que poderiam se beneficiar com características associadas ao estudo de proteínas, sejam elas ligadas ao estudo de modelagem molecular, proteômica, ou biologia molecular”.

Na oportunidade, os professores utilizam metodologias ativas que combinam apresentação de conceitos, acompanhadas de discussões de artigos ou resultados encontrados, com exercícios dos conteúdos apresentados.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Foto: Eduardo Gomes