Fiocruz Amazônia promove curso sobre Geoprocessamento e Análise Espacial em Saúde

Entre os dias 10 e 14 de dezembro, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) promove o Curso “Geoprocessamento e Análise Espacial em Saúde”, que será ministrado pelos professores: Mônica de Avelar (Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e André Luiz Sá ( Instituto Aggeu Magalhães/ Fiocruz – PE).

O objetivo é capacitar alunos dos Programas de Pós-graduação de Stricto Sensu da Fiocruz Amazônia, bem como profissionais que atuam nos serviços de saúde/SUS para o uso de geotecnologias e análise espacial direcionada a abordagem prática de situações-problemas comuns à rotina dos serviços. A ação é coordenada pelas pesquisadoras Fernanda Rodrigues Fonseca e Claudia Ríos Velasquez

O curso prioriza alunos da pós-graduação da instituição, sendo aberto para público externo, em caso de vagas não preenchidas internamente. Interessados em participar devem fazer pré-inscrição pelo email posgrad.ilmd@fiocruz.br até 23 de novembro de 2018.

De acordo com a organização, o curso fará uma abordagem sobre a importância do lugar e espaço nas análises em saúde, apresentando noções básicas de Cartografia, conceitos sobre Geoprocessamento, Sistemas de Informação Geográfica, Sistema de Posicionamento Global por Satélite (GPS) e Análise Espacial.

A atividade será pautada em aulas teóricas-práticas, que abordam desde a organização e tabulação de dados, a construção de mapas temáticos e cartogramas que envolvem princípios básicos da análise e estatística espacial. O participante irá manipular softwares de geoprocessamento e equipamentos necessários para aquisição e georreferenciamento de dados espaciais.

Serão realizados exercícios de montagem de bases cartográficas, construção de indicadores, formulação de hipóteses no espaço, bem como a análise espacial dos agravos em saúde. Ao término do curso os alunos estarão aptos a utilizar programas computacionais para a organização, tabulação e mapeamento de dados e a interpretação dos resultados obtidos.

Os alunos opcionalmente podem apresentar questões específicas de sua área de interesse que poderão ser utilizados como estudo de caso durante o decorrer do curso, mediante a viabilidade e disponibilidade de dados sobre a área de estudo.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento