COLEÇÃO BIOLÓGICA DO INSTITUTO LEÔNIDAS E MARIA DEANE – CBILMD

ILMD/Fiocruz Amazônia

A Coleção Biológica do ILMD

O Brasil destaca-se por ser detentor da maior biodiversidade do planeta e parte dela encontra-se na Região Amazônica. Essa tamanha variabilidade genética pode ganhar ainda mais valor quando devidamente organizada, classificada, documentada e disponível para acesso sempre que houver demanda, seja ela para pesquisa ou aplicações tecnológicas. Atento a isso, em 2001, o então Escritório Técnico da Fiocruz na Amazônia hoje Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) insere na sua política institucional a Coleção Biológica como um eixo agregador de suas linhas de pesquisas. As coleções biológicas são recursos estratégicos, de segurança nacional, que podem fazer parte da infraestrutura de inovação do país. As informações contidas nestas coleções são recursos-chave para que o país possa utilizá-las no estabelecimento de estratégias rápidas e eficientes para o desenvolvimento científico e tecnológico.

A Coleção Biológica do ILMD conta com 1455 amostras entre fungos filamentosos, leveduras e bactérias, identificadas, conservadas (sob óleo mineral e bloco de ágar em água destilada e meio liquido TBS-Glicerol 20%, ágar sólido estok). As culturas de fungos filamentosos estão parcialmente caracterizadas quanto à produção de antibiose e enzimas de interesse industrial. Os gêneros de fungo de maior ocorrência são Penicillium, Aspergillus e Trichoderma. Foram isolados dos mais diversos substratos da região Amazônica como, por exemplo, solo, água, plantas, frutos e ar. As amostras bacterianas são provenientes de amostras clínica (orofaringe e fezes humanas), meio ambiente (água dos rios, igarapés e vegetais e da microbiota bucal de animais). As principais bactérias são: Salmonella spp, Eschericha coli, Shigella spp e Neiseria meningitidis. Já iniciamos os procedimento para liofilização de todo o acervo da CBILMD. O acervo é de relevante importância uma vez que é composto de linhagens microbianas isoladas de diferentes substratos da Amazônia brasileiro, região ainda pouco explorada quanto à sua riqueza microbiana.

A Coleção Biológica do ILMD

PPGBIO-Interação lança edital para participação em eventos científicos

O Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (PPGBIO-Interação) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), visando oportunizar a divulgação dos resultados dos projetos de dissertação ou teses de seu corpo discente, bem como possíveis colaborações, por intermédio da sua Coordenação, torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para a concessão de auxílio para a participação em eventos científicos (congressos, simpósios, encontros e seminários).

O recurso deverá ser utilizado para o pagamento de bilhete aéreo e diárias no Brasil. Todas as solicitações referentes ao presente Edital serão avaliadas individualmente, sendo que a decisão pelo financiamento dos itens solicitados dependerá, entre outros fatores, da disponibilidade de recursos do PPGBIO- Interação.

Confira aqui o edital

Poderão solicitar recursos neste Edital, discentes matriculados no Programa PPGBIO-Interação, que não possuam pendências junto ao Programa e egressos (até 6 meses a contar da data de defesa) que tenham a certidão de conclusão do mestrado. Cada discente poderá solicitar o apoio para participação em apenas 01 (um) evento científico, que deverá ocorrer entre 20 de agosto de 2024 a 15 de março de 2025.

Será dada prioridade àqueles discentes que não foram contemplados com recursos financeiros do PPGBIO-Interação nos editais anteriores de participação em evento científico e/ou mobilidade acadêmica; e ainda, bolsistas que não tenham taxa de bancada vinculada a bolsa.

Esta chamada disponibiliza o apoio financeiro para até 8 (oito) discentes regularmente matriculados a nível de mestrado ou doutorado no PPGBIO-Interação. Serão convocados os candidatos aprovados em conformidade com as vagas ofertadas nesta chamada. Os demais classificados devem compor um cadastro de reserva e, poderão ser comtemplados, caso haja desistência por parte de algum candidato aprovado ou caso haja mais recursos disponíveis.

As dúvidas e solicitações de informação devem ser encaminhadas para o endereço eletrônico: ppgbiointeracao@fiocruz.br; com o “Assunto:” Chamada 2024 – PARTICIPAÇÃO EVENTO CIENTÍFICO – PPGBIO-Interação. A divulgação do resultado final, ocorre no dia 15/8 de 2024.

SOBRE O PPGBIO-INTERAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro é curso strictu sensu que tem como essência a dinâmica de transmissão das doenças e as interações moleculares e celulares da relação patógeno-hospedeiro no âmbito da maior biodiversidade mundial.

O PPGBIO-Interação se enquadra na grande área em Parasitologia devido a pesquisa e ensino terem ênfase na eco-epidemiologia e biodiversidade de micro-organismos e vetores; fatores de virulência, mecanismos fisiopatológicos e imunológicos associados na interação parasito-hospedeiro.

Estes diversos aspectos são os principais delineadores para escolha da área de concentração da Ciências Biológicas III, por esta ser uma área multidisciplinar e baseada no eixo bioquímica, genética, biológico, celular e molecular. Os alunos recebem uma formação em áreas estratégicas por sua importância e que precisam ser desenvolvidas no Estado.

ILMD / Fiocruz Amazônia, Por Eduardo Gomes

Fiocruz Amazônia leva alunos do Ensino Médio para 1ª Jornada Nacional do Provoc no Rio de Janeiro

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) levará uma comitiva de 17 estudantes do Ensino Médio vinculados ao Programa de Vocação Científica da unidade para participarem da 1ª Jornada Nacional do Provoc, que acontecerá nos dias 20 e 21/08, na sede da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. O evento reunirá alunos de todas as unidades e escritórios regionais da Fiocruz, no País, onde o programa tenha sido implementado e esteja em pleno funcionamento. A Fiocruz Amazônia, que aderiu ao Provoc em 2021, participará com a maior comitiva de alunos da Região Norte, neste que será um marco para a história do programa, que já existe há mais de 30 anos na Fiocruz. Criado em 1986, sob a coordenação da Escola Polítécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fiocruz, o programa é direcionado apenas a jovens que estão cursando o Ensino Médio em escolas da rede pública.

Na última quinta-feira, 18/07, a coordenadora do Provoc na Fiocruz Amazônia, a pesquisadora Ormezinda Fernandes, chefe do Laboratório Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde (DMAIS), realizou uma reunião de alinhamento com os pais dos alunos participantes para repassar informações referentes à programação de atividades a serem cumpridas pelos filhos durante a estada na capital carioca, bem como toda a parte logística da viagem, que contará com passagem aérea, hospedagem, alimentação e transporte, custeados pela Fiocruz. Lá, eles participarão de palestras e terão a oportunidade de visitar as unidades e conhecer o Castelo da Fiocruz, símbolo da Ciência e da Saúde nacionais.

“Trata-se da primeira Jornada Nacional do Provoc, um programa da Fiocruz com mais de 30 anos de existência e nunca havia realizado esse tipo de reunião com a participação de todas as unidades. Será um grande evento”, afirma Ormezinda Fernandes, que viajará acompanhada das pesquisadoras doutoras Anízia Neta e Priscila Aquino, coordenadora da primeira turma do Provoc, em 2021. O grupo embarcará dia 19/08, retornando dia 21/08, à noite. “Por cuidado e uma responsabilidade ímpar, através de uma pequena seleção, irão participar da jornada 17 alunos, sendo os (7) sete da etapa avançado e dez (10) da etapa iniciação”, explica Ormezinda.

Segundo a pesquisadora, a reunião com os país teve a finalidade de estabelecer uma relação de proximidade e conhecimento para troca de responsabilidade no cuidado com os filhos, bem como repassar as informações quanto á logística que a Fiocruz estará promovendo. “O Provoc era um dos poucos programas de formação da Fiocruz que não tínhamos na nossa unidade, já havíamos tentado por várias vezes a sua implantação, mas foi somente em meados de 2021 que começamos os trâmites, na época sob a coordenação da Dra. Priscila Aquino e em meados de 2022 estávamos iniciando a primeira turma com 10 alunos da escola Estadual Angelo Ramazotti”, relembra a coordenadora, explicando que, para o funcionamento do Programa, faz-se necessária a parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc- AM).

Em 2023, a Fiocruz Amazônia ampliou o número de escolas participantes do Provoc. Hoje, são 28 alunos de quatro escolas estaduais – Angelo Ramazotti, Pedro Silvestre – Brasileiro, Estadual D. Pedro II e o Colégio Sant’ana. Para os pais, a viagem dos filhos é motivo de orgulho. “Fiquei muito feliz quando soube da viagem, pois sempre primamos por uma educação baseada no respeito a todos e na humildade para a nossa filha”, afirmou Janel Feitosa Martins, pai da estudante Kaiane Vitória, aluna da Escola Angelo Ramazzotti. Renata de Assis Soares, mãe do Lucas Gabriel, agradeceu a oportunidade alcançada pelo filho e disse que o programa foi fundamental também para uma mudança na vida do jovem. “Antes, ele era muito introspectivo e depois que entrou no Provoc está feliz, mais comunicativo e dedicado aos estudos. Que pai e mãe não ficam orgulhosos com isso?”, afirmou. Miguel Ryan de Freitas Costa, 18, aluno do terceiro ano do Ensino Médio do Angelo Ramazotti, disse estar ansioso com a viagem. “É a primeira vez que viajo ao Rio de Janeiro e estou muito feliz de ter sido escolhido”, avaliou, acompanhado do pai, Anderson Luiz Salgado Costa, e da avó, Graciene Silva Salgado, que fez questão de estar presente à reunião.

Temos uma turma do avançado com sete alunos que ficaram na unidade até 2025 e uma da iniciação com 21 alunos que encerra em agosto mas há a possibilidade de se tornar uma nova turma de avançado de 2024 a 2026. Mas tudo isso não seria possível se não tivéssemos no nosso corpo de profissionais, pesquisadores responsáveis e comprometidos com o desenvolvimento técnico científico da região e por consequência a melhoria da qualidade de vida das nossas comunidades

SOBRE O PROVOC

O Programa de Vocação Científica representa uma proposta educacional de iniciação científica (IC) nas áreas de Saúde, Ciência e Tecnologia, direcionada a jovens que estão cursando o ensino médio. No ILMD/Fiocruz Amazônia, o programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O Provoc sempre foi coordenado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Manguinhos. O programa é dividido em duas etapas: Iniciação e Avançado.

Na etapa Iniciação, cuja duração é de 12 meses (agosto a julho), os alunos se familiarizam com as principais técnicas e objetos de pesquisa de Ciência e Tecnologia em saúde. No Avançado, com duração de 22 meses (contados a partir do segundo semestre), o aluno desenvolve todas as etapas de execução de um projeto de pesquisa em Ciência e Tecnologia em Saúde. O horário de participação do estudante é definido pelo seu turno escolar e pode ser ampliado em função dos interesses e da disponibilidade do orientador, da equipe e do aluno.

Na Etapa Iniciação, o estudante recebe um formulário de frequência que deve ser preenchido, assinado por seu orientador e entregue à coordenação da etapa Iniciação, ao final de cada mês a ausência deve ser justificada e informada ao orientador previamente. É permitido até quatro faltas consecutivas. No caso de três faltas consecutivas é obrigatório também apresentar justificativas ao profissional responsável pelo Provoc na instituição de origem e a coordenação da etapa Iniciação. Caso contrário, estará sujeito ao desligamento do Programa.

No Provoc Avançado, a carga horária pode variar de acordo com o interesse e disponibilidade do orientador, da equipe e do estudante. O período previsto é de 12 horas semanais (manhã e tarde). O aluno deverá elaborar, mensalmente, resumo de atividades, a ser revisado e assinado pelo orientador e encaminhado à coordenação do Provoc. O estudante tem 30 dias de férias acordado previamente com o orientador e posteriormente comunicado à coordenação do Provoc (nas duas etapas).

ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa

Fotos: Michell Mello/Arquivo/Fiocruz

PPGBIO-Interação lança chamada interna para Mobilidade Acadêmica

O Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (PPGBIO-Interação) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), visando oportunizar a formação e/ou qualificação complementar de seu corpo discente, por intermédio da sua Coordenação, torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para a concessão de auxílio para a realização de estágio de pesquisa em Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, viagens para coleta de campo e realização de disciplinas de Pós-graduação ou curso fora da cidade de Manaus-AM.

Confira o edital aqui.

O recurso deverá ser utilizado para o pagamento de bilhete aéreo e diárias no Brasil. Todas as solicitações referentes ao presente Edital, serão avaliadas individualmente, sendo que a decisão pelo financiamento dos itens solicitados dependerá, entre outros fatores, da disponibilidade de recursos do PPGBIO- Interação.

Poderão solicitar recursos neste Edital, discentes matriculados no Programa PPGBIO-Interação, que não possuam pendências junto ao Programa. A atividade fora de sede deverá ocorrer entre 20/8 de 2024 e 15/3 de 2025. A avaliação de todas as solicitações para o presente Edital será realizada pela Coordenação do PPGBIO-Interação.

Esta chamada disponibiliza o apoio financeiro para até 4 (quatro) discentes, regularmente matriculados a nível de mestrado ou doutorado no PPGBIO-Interação. Serão convocados os candidatos aprovados em conformidade com as vagas ofertadas nesta chamada. Os demais classificados, irão compor um cadastro de reserva e poderão ser comtemplados, caso haja desistência por parte de algum candidato aprovado ou caso haja mais recursos disponíveis. As dúvidas e solicitações de informação devem ser encaminhadas para o endereço eletrônico: ppgbiointeracao@fiocruz.br; com o “Assunto:” Chamada – Mobilidade Acadêmica 2024 – PPGBIO-Interação. A divulgação do resultado final, ocorre no dia 15/8 de 2024.

SOBRE O PPGBIO-INTERAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro é curso strictu sensu que tem como essência a dinâmica de transmissão das doenças e as interações moleculares e celulares da relação patógeno-hospedeiro no âmbito da maior biodiversidade mundial.

O PPGBIO-Interação se enquadra na grande área em Parasitologia devido a pesquisa e ensino terem ênfase na eco-epidemiologia e biodiversidade de micro-organismos e vetores; fatores de virulência, mecanismos fisiopatológicos e imunológicos associados na interação parasito-hospedeiro.

Estes diversos aspectos são os principais delineadores para escolha da área de concentração da Ciências Biológicas III, por esta ser uma área multidisciplinar e baseada no eixo bioquímica, genética, biológico, celular e molecular. Os alunos recebem uma formação em áreas estratégicas por sua importância e que precisam ser desenvolvidas no Estado.

ILMD / Fiocruz Amazônia, Por Eduardo Gomes

Fiocruz Amazônia apresenta áreas de atuação em pesquisa aos embaixadores da Associação das Nações do Sudeste Asiático

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) recebeu nesta quarta-feira, 17/07, a visita de sete dos dez embaixadores de países do Sudeste Asiático, que integram a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). A finalidade da visita foi conhecer a instituição com vistas à prospecção de futura cooperação com a Fiocruz, mais especificamente no tema de doenças tropicais, além de intercâmbios de pesquisadores, tendo em vista as similaridades existentes entre o Brasil e esses países. A comitiva, formada por embaixadores da Tailândia, Filipinas, Malásia, Timor Leste, Myanmar, Indonésia e Vietnam, junto com representante da Embaixada do Camboja, contou com a participação do gerente de Coordenação-Geral de Cooperação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Antonio Junqueira, e a coordenadora responsável no Itamaraty pelas relações entre o Brasil e a ASEAN, Patrícia Camargo.

O grupo foi recebido pela diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, acompanhada pelos pesquisadores da instituição. A ASEAN é uma associação criada em 1967 e representa também o Brunei, Laos e Timor Leste (em processo de ingresso). A vinda da comitiva ao Amazonas teve como objetivo explorar o potencial de cooperação em áreas prioritárias, como defesa e agricultura, iniciando as discussões no eu tange à Saúde Pública. Stefanie Lopes apresentou a estrutura da Fiocruz Amazônia, no tocante à pesquisa e ao ensino, bem como suas capacidades instaladas e atuação na região amazônica.

Os visitantes tiveram oportunidade de conhecer a estrutura laboratorial do Núcleo de Vigilância de Vírus Emergentes, Reemergentes ou Negligenciados da unidade, responsável pelo sequenciamento genômico de patógenos, e tomar conhecimento de iniciativas de pesquisa, como a das Estações Disseminadoras de Larvicida (EDLs), do Núcleo de Patógenos, Reservatórios e Vetores na Amazônia (PReV Amazônia), e a validação do novo medicamento para a malária vívax, a Tafenoquina, administrada em dose única, estudo coordenado pelo Laboratório Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB).

“Muito importante essa solicitação de visita da Asean para que os países conheçam o que a Fiocruz Amazônia faz em termos de saúde pública e para que a Associação possa refletir acerca das interfaces da Saúde Pública entre os países, os tipos de cooperações que podem ser estabelecidas em acordos bilaterais”, ressaltou Stefanie Lopes, observando que a similaridade existente entre os países do Sudeste Asiático e o Brasil é tanta que se torna injustificável não se haver uma atuação conjunta maior capaz de mitigar o impacto na saúde da população dos países. Além das doenças, como malária e dengue, os países da ASEAN e a região amazônica possuem peculiaridades climáticas e de distribuição de população. “A presença dos embaixadores mostra uma aproximação e, também, um desvio de olhar para o tema da saúde que é tão caro para nós da Fiocruz”, afirmou a diretora.

O médico infectologista Marcus Lacerda, especialista da Fiocruz Amazônia e chefe do Laboratório IPCCB, destacou a semelhança epidemiológica existente entre os países do Sudeste Asiático e o Brasil, no que se refere a malária e dengue. Ele destacou que os países do Sudeste Asiático são grandes geradores de conhecimento acerca da dengue. “Convivemos com a dengue na América Latina há menos tempo do que os países do Sudeste Asiático. A doença, porém, se tornou um grave problema de saúde para o Brasil, que teve a maior epidemia de dengue este ano, impactando o sistema de saúde brasileiro”, observou.

Lacerda lembrou que, no caso da malária, tanto no Sudeste Asiático quanto na América Latina, a doença do tipo vivax é predominante, porém negligenciada, o que tem aproximado estudos multicêntricos para o desenvolvimento de novas drogas entre a América Latina e o Sudeste Asiático. “Entretanto, estes são normalmente estudos coordenados por instituições de países do Hemisfério Norte ou Austrália”, afirmou o especialista, destacando a importância de uma aproximação mais direta entre as nações do Sudeste Asiático e o Brasil para novas colaborações.

POLÍTICA EXTERNA

Para a assessora do Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS), da Fiocruz, Lúcia Marques, presente à visita, a vinda da comitiva à Fiocruz Amazônia teve uma importância fundamental no processo de construção de novas cooperações entre os países do Sudeste Asiático e o Brasil, tendo a Fiocruz como referencial. “A ASEAN é um bloco político de crescente importância no cenário internacional e essa reunião de hoje é reflexo de uma mudança da política externa brasileira que está voltando seu interesse para os países da ASEAN desde o ano passado”, afirmou Lúcia, ressaltando o papel da Fiocruz nas pesquisas para desenvolvimento de fármacos e vacinas, e em especial da Fiocruz Amazônia nos estudos das arboviroses e malária. “Em breve, teremos próximos passos”, adiantou.

O pesquisador da Fiocruz Amazônia, Sérgio Luz, coordenador do Nucleo PReV Amazônia, considera que a visita se revestiu de grande importância pela capacidade e potencialidade, principalmente, de colaborações internacionais com países que se encontram numa faixa climática tropical e subtropical similar à do Brasil e com perfis epidemiológicos análogos. “Os problemas decorrentes dessas doenças são quase que semelhantes e as soluções também vão caminhar para esse mesmo lado. Para nós, a aproximação com os países do Sudeste Asiático é uma esperança, pois são as últimas fronteiras das colaborações que existem. O Brasil tem grandes acordos com os Brics, mas não tem nenhuma afinidade com os perfis epidemiológicos desses países, isso traz também, uma aproximação muito importante nesse contexto de saúde global”, afirmou o pesquisador. Brics é o nome dado ao grupo de países formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, voltados para cooperação econômica e o desenvolvimento em conjunto.

ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa

Fotos: Júlio Pedrosa

Centro de Estudos abordará metodologia, formulários e resultados da coleta para os Povos e Comunidades Tradicionais

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promoverá nesta sexta-feira, 19/07, a partir das 10h, a palestra intitulada “Censo 2022 – metodologia, formulários e resultados da coleta para os Povos e Comunidades Tradicionais”, a ser ministrada por David Benarros, analista de Geoprocessamento e Estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE). O evento será moderado pela pesquisadora Kátia Lima, chefe do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia – LAHPSA.

Na ocasião, será apresentada a metodologia e os resultados da coleta feita durante o Censo Demográfico de 2022 para os Povos e Comunidades Tradicionais, com foco na Amazônia. O pesquisador, abordará ainda os desafios enfrentados e a mudança no panorama das populações indígenas desde o último Censo de 2010.

SOBRE O PALESTRANTE

David Benarros é mestrando graduado em Engenharia mecânica, pelo Technion-Israel Institute Of Technology, com especialização em Ciência dos Materiais. Tem experiência na área de engenharia mecânica, planejamento e produção, com ênfase em ciência dos materiais nas indústrias seguintes: atuou em Construção Naval (1987 – 1998), na Indústria petroquímica (1999 – 2002) e Industria de maquinários pesados (2002 – 2010).

Desde 2017 ativo na área de Geoprocessamento e análise de imagens de satélite pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pós-graduação em Gestão Públicaé também mestrando em Saúde Pública, no ILMD/ Fiocruz Amazônia.

O evento terá transmissão via plataforma zoom, e poderá ser acompanhado por meio do link:  https://us06web.zoom.us/j/86207182445?pwd=yfnDweajEUUvpzednd24F4eWO018u4.1 (ID 862 0718 2445) e (Senha 746231).

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento

Fiocruz Amazônia avança na discussão acerca do Regulamento da Pesquisa na instituição

A Fiocruz Amazônia, por meio da Vice-Diretoria de Pesquisa e Inovação, retomou na última segunda-feira, 15/07, a discussão acerca da elaboração do regulamento que normatiza as atividades de pesquisa da instituição, com a realização da reunião extraordinária da Câmara Técnica Ampliada de Pesquisa, com o intuito de avaliar as modificações sugeridas pelo Grupo de Trabalho instituído em Portaria para este fim. O regulamento estabelece, entre outras pautas, as diretrizes de funcionamento dos laboratórios e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), envolvendo questões como o restabelecimento de competências e responsabilidades do NIT na formação de recursos humanos, definição de regras para credenciamento e recredenciamento, bem como periodicidade de avaliação, composição e papel do corpo técnico dos laboratórios. A discussão reuniu chefes de laboratórios e pesquisadores que integram a Câmara Técnica Ampliada de Pesquisa, com a presença da diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes.

A vice-diretora de Pesquisa e Inovação, Michele Rocha El Kadri, explica que este é um momento importante e parte de um processo que já vem de alguns anos. Desde abril de 2024 foi instituída nova Portaria com um Grupo de Trabalho para apreciar minuta e apresentar nova proposição à comunidade dos pesquisadores. “Na verdade, o ILMD já vinha desde 2018 tratando sobre esse assunto, exposto em várias câmaras técnicas e outros espaços de debates da pesquisa, mas efetivamente nunca havíamos conseguido fechar esse regulamento. Alguns grupos de trabalho já haviam sido formados, mas não conseguimos de fato avançar”, relata El Kadri. Segundo a vice-diretora, o regulamento é um instrumento importante para a instituição porque além de dar segurança deixa claras as regras a serem seguidas. “Até hoje, algumas decisões têm sido tratadas como casos específicos e esse tipo de articulação não é saudável”, explica.

Michele El Kadri salienta que no atual estágio de maturidade em que se encontra a área da Pesquisa do ILMD/Fiocruz Amazônia é de suma importância ter o regulamento aprovado. “A proposta é que, assim que passar pela Câmara Técnica, o documento siga para a aprovação do Conselho Deliberativo, que é a instância máxima da instituição”, observa. Para a atual diretoria, a entrega do Regulamento da Pesquisa do ILMD/Fiocruz Amazônia tem sido uma prioridade. “Estamos há muitos anos nesse processo de formalização e precisamos, como prioridade dessa gestão, o encerramento desse ciclo, que nos permita clareza para as tomadas de decisão nos próximos anos”, ressalta. “O Regulamento será um documento norteador da gestão da pesquisa nesses 30 anos e nos próximos 30 e mais 30 que vierem pela frente”, admite. A segunda reunião da Câmara Tecnica Ampliada de Pesquisa acontecerá nesta quinta-feira, 18/07, na sede do ILMD/Fiocruz Amazônia.

ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa

Fotos: Júlio Pedrosa

Fiocruz Amazônia comemora 30 anos com três dias de eventos em espaços simbólicos para a região no próximo mês de agosto

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) comemora no próximo mês de agosto, 30 anos de existência e atuação voltada para a sociedade, com a missão de contribuir para a melhoria das condições de vida e saúde das populações amazônicas, bem como ao desenvolvimento científico e tecnológico regional. A comemoração será marcada por três dias de eventos, programados para acontecer em espaços diferentes e simbólicos para a cultura, política pública e a ciência da região amazônica. Eventos científicos, culturais, de popularização da ciência, difusão do conhecimento e homenagens marcarão as festividades, começando, no dia 17/08, sábado, com o evento Fiocruz Pra Você, de incentivo à vacinação, feito com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus), quando a Fiocruz Amazônia abrirá as portas para a comunidade em geral, com mostras científicas reunindo os laboratórios da unidade, atividades lúdicas para crianças e a possibilidade de atualização da caderneta de vacinação com aplicação de diversos tipos de imunizantes.

Na segunda-feira,19/08, data em que a Fiocruz Amazônia completa 30 anos, a programação será marcada por duas festividades solenes, uma interna, na sede da Fiocruz Amazônia, no Adrianópolis, com homenagens especiais a parlamentares que apoiam a instituição, começando às 10h. O outro evento será à noite, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, iniciando às 19h, com homenagens a ex-diretores e personalidades e entrega de menção honrosa da Fiocruz Amazônia. No dia 20/08, a partir das 10h30, uma Cessão de Tempo durante Plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, homenageará pessoas e instituições parcerias que fizeram e fazem a história da instituição, atendendo propositura da presidente da Comissão de Saúde e Previdência da ALE-AM, deputada Mayara Pinheiro. À noite, a partir das 19h30, a programação festiva será brindada com a apresentação do espetáculo Folguedos, do Balé Folclórico do Amazonas, no Teatro Amazonas, tendo a Fiocruz Amazônia como convidada especial da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

A diretora da Fiocruz Amazônia, a pesquisadora-doutora em Biologia Molecular, Stefanie Lopes, enfatiza a importância das parcerias com outras instituições, no cumprimento do papel fundamental da Fiocruz Amazônia na formação e na capacitação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde. “Desde a criação, em 1994, a Fiocruz Amazônia vem contando uma história de conquistas e avanços para a ciência e a população amazônica, cooperando com a elaboração de políticas públicas e na produção de conhecimento científico e tecnológico. Ao longo desses anos, crescemos e nos modernizamos, ao ponto de expandirmos nossa atuação nos mais diversos territórios da Amazônia, assegurando qualidade de vida para todos os povos que habitam essa região”, destaca Stefanie.

A Fiocruz Amazônia possui hoje uma comunidade estimada em 350 pessoas, entre pesquisadores, bolsistas, alunos de programas de pós-graduação e pessoal administrativo. Com sete laboratórios de pesquisa, possui ao todo sete programas educacionais. São eles: Programa de Vocação Científica (Provoc), Programa de Iniciação Científica (PIC-ILMD), Mestrado e Doutorado em Biologia Parasitária (PPGBIO-Interação), Mestrado em Saúde Coletiva (PPGVIDA), com turma fora da sede de Sanitaristas Indígenas e o Mestrado e Doutorado do Vigifronteiras, Doutorado em Saúde Coletiva (DASPAM) e Mestrado Profissional em Rede (PROFSAÚDE).

Os laboratórios da instituição são: Diagnóstico e Controle de Doenças Infecciosas (DCDIA), Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde (DMAIS), Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia (EDTA), História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA), Saúde de Populações Vulneráveis (SAGESPI), Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB), Modelagem, Geoprocessamento e Epidemiologia (LEGEPI).

Ao todo, a Fiocruz Amazônia possui seis plataformas tecnológicas (genômica, RT-PCR, Citometria de Fluxo, Bioensaios, Microscopia de Disecção e Laser e Bioprospecção, que integram a Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz), mais duas coleções biológicas (bactérias e fungos) e dois biobancos. Todas plataformas tecnológicas e coleções biológicas voltadas para melhor atender as necessidades e ajudar a enfrentar os desafios para ofertar saúde pública de qualidade às pessoas, com foco na redução de desigualdades sociais.

A Fiocruz Amazônia está presente também nas periferias de Manaus, municípios do interior, nas regiões de fronteira e comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, desenvolvendo projetos de pesquisa e programas de pós-graduação visando a formação de recursos humanos, com destaque para o primeiro curso de Mestrado em Saúde Coletiva, na modalidade Sala Estendida (realizado fora da sede da instituição) voltado exclusivamente para indígenas do Alto Solimões, numa turma de 15 vagas oferecidas nesta iniciativa inédita de formação strictu senso do Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA). O curso reúne tikunas, kambebas, kaikanas, marubos, kokamas e kanamaris, dos municípios de Tabatinga, Benjamim Constant, Atalaia do Norte, Amaturá e Santo Antônio do Içá, e é resultado de um esforço conjunto desenvolvido entre instituições de ensino e de fomento à pesquisa.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa

Foto: Michell Mello/Arquivo/Fiocruz Amazônia

Prorrogadas as inscrições para seleção de alunos externos do PPGVIDA, PPGBIO-INTERAÇÃO e DASPAM

A Vice-Diretora de Educação, Informação e Comunicação do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), comunica que as inscrições da oferta de vagas para aluno especial, para foram prorrogadas até o dia 14/07/2024, às 23h:59 (horário Manaus).

Na oportunidade, a VDEIC informa, que devido a uma instabilidade temporária no sistema de inscrições, está permitido o envio da documentação necessária pelo e-mail institucional alunoespecial.ilmd@fiocruz.br.

Confira o comunicado AQUI.

Para mais informações leia:

Fiocruz Amazônia abre inscrições para Chamada de Aluno Especial do PPGVIDA

Fiocruz Amazônia inscreve para seleção de vagas de aluno especial do PPGBIO-INTERAÇÃO

Doutorado Acadêmico em Saúde Pública na Amazônia abre inscrições para candidatos externos

Dados registrados

Número de registro, nome da espécie, autor, variedade, observação taxonômica, anamorfo, teleomorfo, número da coleção, data de entrada, doador, data e local de isolamento, identificação segundo o doador, nome antigo, coleções onde está depositada, substrato, hospedeiro, categoria do tipo, sexualidade, modo de preservação, fotos e imagens macro e microscópicas, aplicações e outras informações.

Público alvo

Pesquisadores, empresas privadas, instituições de pesquisa e outras coleções de cultura.

Serviços oferecidos

Aquisição, depósito, distribuição, preservação de bactérias, fungos filamentosos, leveduras e plasmídeos;

Caracterização de microrganismos, pesquisa e treinamento;

Realiza cursos sobre sistemática em fungos filamentosos, presta serviço de consultoria, emitindo laudos técnicos a terceiros. Orientação de teses de mestrado, doutorado e pessoal técnico especializado.

Coleção de Bactérias
Coleção de Fungos

Curadora

Ormezinda Celeste Cristo Fernandes

Contato

E-mail – ofernandes@amazonia.fiocruz.br
Endereço para correspondência – Rua Teresina, 476 – Adrianópolis – CEP – 69057-070

Fone: (92) 3621-2337 Fax: (92) 3621-2399