Fiocruz Amazônia leva alunos do Ensino Médio para 1ª Jornada Nacional do Provoc no Rio de Janeiro
O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) levará uma comitiva de 17 estudantes do Ensino Médio vinculados ao Programa de Vocação Científica da unidade para participarem da 1ª Jornada Nacional do Provoc, que acontecerá nos dias 20 e 21/08, na sede da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. O evento reunirá alunos de todas as unidades e escritórios regionais da Fiocruz, no País, onde o programa tenha sido implementado e esteja em pleno funcionamento. A Fiocruz Amazônia, que aderiu ao Provoc em 2021, participará com a maior comitiva de alunos da Região Norte, neste que será um marco para a história do programa, que já existe há mais de 30 anos na Fiocruz. Criado em 1986, sob a coordenação da Escola Polítécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fiocruz, o programa é direcionado apenas a jovens que estão cursando o Ensino Médio em escolas da rede pública.
Na última quinta-feira, 18/07, a coordenadora do Provoc na Fiocruz Amazônia, a pesquisadora Ormezinda Fernandes, chefe do Laboratório Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde (DMAIS), realizou uma reunião de alinhamento com os pais dos alunos participantes para repassar informações referentes à programação de atividades a serem cumpridas pelos filhos durante a estada na capital carioca, bem como toda a parte logística da viagem, que contará com passagem aérea, hospedagem, alimentação e transporte, custeados pela Fiocruz. Lá, eles participarão de palestras e terão a oportunidade de visitar as unidades e conhecer o Castelo da Fiocruz, símbolo da Ciência e da Saúde nacionais.
“Trata-se da primeira Jornada Nacional do Provoc, um programa da Fiocruz com mais de 30 anos de existência e nunca havia realizado esse tipo de reunião com a participação de todas as unidades. Será um grande evento”, afirma Ormezinda Fernandes, que viajará acompanhada das pesquisadoras doutoras Anízia Neta e Priscila Aquino, coordenadora da primeira turma do Provoc, em 2021. O grupo embarcará dia 19/08, retornando dia 21/08, à noite. “Por cuidado e uma responsabilidade ímpar, através de uma pequena seleção, irão participar da jornada 17 alunos, sendo os (7) sete da etapa avançado e dez (10) da etapa iniciação”, explica Ormezinda.
Segundo a pesquisadora, a reunião com os país teve a finalidade de estabelecer uma relação de proximidade e conhecimento para troca de responsabilidade no cuidado com os filhos, bem como repassar as informações quanto á logística que a Fiocruz estará promovendo. “O Provoc era um dos poucos programas de formação da Fiocruz que não tínhamos na nossa unidade, já havíamos tentado por várias vezes a sua implantação, mas foi somente em meados de 2021 que começamos os trâmites, na época sob a coordenação da Dra. Priscila Aquino e em meados de 2022 estávamos iniciando a primeira turma com 10 alunos da escola Estadual Angelo Ramazotti”, relembra a coordenadora, explicando que, para o funcionamento do Programa, faz-se necessária a parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc- AM).
Em 2023, a Fiocruz Amazônia ampliou o número de escolas participantes do Provoc. Hoje, são 28 alunos de quatro escolas estaduais – Angelo Ramazotti, Pedro Silvestre – Brasileiro, Estadual D. Pedro II e o Colégio Sant’ana. Para os pais, a viagem dos filhos é motivo de orgulho. “Fiquei muito feliz quando soube da viagem, pois sempre primamos por uma educação baseada no respeito a todos e na humildade para a nossa filha”, afirmou Janel Feitosa Martins, pai da estudante Kaiane Vitória, aluna da Escola Angelo Ramazzotti. Renata de Assis Soares, mãe do Lucas Gabriel, agradeceu a oportunidade alcançada pelo filho e disse que o programa foi fundamental também para uma mudança na vida do jovem. “Antes, ele era muito introspectivo e depois que entrou no Provoc está feliz, mais comunicativo e dedicado aos estudos. Que pai e mãe não ficam orgulhosos com isso?”, afirmou. Miguel Ryan de Freitas Costa, 18, aluno do terceiro ano do Ensino Médio do Angelo Ramazotti, disse estar ansioso com a viagem. “É a primeira vez que viajo ao Rio de Janeiro e estou muito feliz de ter sido escolhido”, avaliou, acompanhado do pai, Anderson Luiz Salgado Costa, e da avó, Graciene Silva Salgado, que fez questão de estar presente à reunião.
Temos uma turma do avançado com sete alunos que ficaram na unidade até 2025 e uma da iniciação com 21 alunos que encerra em agosto mas há a possibilidade de se tornar uma nova turma de avançado de 2024 a 2026. Mas tudo isso não seria possível se não tivéssemos no nosso corpo de profissionais, pesquisadores responsáveis e comprometidos com o desenvolvimento técnico científico da região e por consequência a melhoria da qualidade de vida das nossas comunidades
SOBRE O PROVOC
O Programa de Vocação Científica representa uma proposta educacional de iniciação científica (IC) nas áreas de Saúde, Ciência e Tecnologia, direcionada a jovens que estão cursando o ensino médio. No ILMD/Fiocruz Amazônia, o programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O Provoc sempre foi coordenado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Manguinhos. O programa é dividido em duas etapas: Iniciação e Avançado.
Na etapa Iniciação, cuja duração é de 12 meses (agosto a julho), os alunos se familiarizam com as principais técnicas e objetos de pesquisa de Ciência e Tecnologia em saúde. No Avançado, com duração de 22 meses (contados a partir do segundo semestre), o aluno desenvolve todas as etapas de execução de um projeto de pesquisa em Ciência e Tecnologia em Saúde. O horário de participação do estudante é definido pelo seu turno escolar e pode ser ampliado em função dos interesses e da disponibilidade do orientador, da equipe e do aluno.
Na Etapa Iniciação, o estudante recebe um formulário de frequência que deve ser preenchido, assinado por seu orientador e entregue à coordenação da etapa Iniciação, ao final de cada mês a ausência deve ser justificada e informada ao orientador previamente. É permitido até quatro faltas consecutivas. No caso de três faltas consecutivas é obrigatório também apresentar justificativas ao profissional responsável pelo Provoc na instituição de origem e a coordenação da etapa Iniciação. Caso contrário, estará sujeito ao desligamento do Programa.
No Provoc Avançado, a carga horária pode variar de acordo com o interesse e disponibilidade do orientador, da equipe e do estudante. O período previsto é de 12 horas semanais (manhã e tarde). O aluno deverá elaborar, mensalmente, resumo de atividades, a ser revisado e assinado pelo orientador e encaminhado à coordenação do Provoc. O estudante tem 30 dias de férias acordado previamente com o orientador e posteriormente comunicado à coordenação do Provoc (nas duas etapas).
ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa
Fotos: Michell Mello/Arquivo/Fiocruz