COLEÇÃO BIOLÓGICA DO INSTITUTO LEÔNIDAS E MARIA DEANE – CBILMD

ILMD/Fiocruz Amazônia

A Coleção Biológica do ILMD

O Brasil destaca-se por ser detentor da maior biodiversidade do planeta e parte dela encontra-se na Região Amazônica. Essa tamanha variabilidade genética pode ganhar ainda mais valor quando devidamente organizada, classificada, documentada e disponível para acesso sempre que houver demanda, seja ela para pesquisa ou aplicações tecnológicas. Atento a isso, em 2001, o então Escritório Técnico da Fiocruz na Amazônia hoje Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) insere na sua política institucional a Coleção Biológica como um eixo agregador de suas linhas de pesquisas. As coleções biológicas são recursos estratégicos, de segurança nacional, que podem fazer parte da infraestrutura de inovação do país. As informações contidas nestas coleções são recursos-chave para que o país possa utilizá-las no estabelecimento de estratégias rápidas e eficientes para o desenvolvimento científico e tecnológico.

A Coleção Biológica do ILMD conta com 1455 amostras entre fungos filamentosos, leveduras e bactérias, identificadas, conservadas (sob óleo mineral e bloco de ágar em água destilada e meio liquido TBS-Glicerol 20%, ágar sólido estok). As culturas de fungos filamentosos estão parcialmente caracterizadas quanto à produção de antibiose e enzimas de interesse industrial. Os gêneros de fungo de maior ocorrência são Penicillium, Aspergillus e Trichoderma. Foram isolados dos mais diversos substratos da região Amazônica como, por exemplo, solo, água, plantas, frutos e ar. As amostras bacterianas são provenientes de amostras clínica (orofaringe e fezes humanas), meio ambiente (água dos rios, igarapés e vegetais e da microbiota bucal de animais). As principais bactérias são: Salmonella spp, Eschericha coli, Shigella spp e Neiseria meningitidis. Já iniciamos os procedimento para liofilização de todo o acervo da CBILMD. O acervo é de relevante importância uma vez que é composto de linhagens microbianas isoladas de diferentes substratos da Amazônia brasileiro, região ainda pouco explorada quanto à sua riqueza microbiana.

A Coleção Biológica do ILMD

Delegação da Fiocruz Amazônia embarca para 1° Jornada Nacional de Iniciação Científica da Rede Provoc

Inicia nesta terça-feira (20/8), na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), a 1° Jornada Nacional de Iniciação Científica da Rede Provoc – Luiz Fernando da Rocha Ferreira da Silva. A delegação do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia), composta por três pesquisadoras da Instituição e 16 estudantes de ensino médio, da Rede Estadual de Ensino, bolsistas do programa, embarcou nesta segunda-feira, 19/08, no saguão Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes.

Emocionada, a coordenadora do Provoc na Fiocruz Amazônia, Ormezinda Fernandes, chefe do Laboratório Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde (DMAIS), destacou a relevância do momento para a Instituição. “É uma oportunidade ímpar que os nossos jovens estão tendo. Apesar do PROVOC ser um programa Institucional há 30 anos, é a primeira vez de uma jornada nacional, da união de todos os alunos, de todas as Unidades da Fiocruz, em um único momento. Nós vemos isso como uma grande oportunidade para esses jovens, um despertar para a ciência, além de conhecerem a Instituição centenária do país. É muito gratificante, é emocionante para todos. Quisera a gente, na nossa época, ter essa mesma oportunidade”, pontua.

A 1° Jornada Nacional de Iniciação Científica da Rede Provoc é uma oportunidade única para estudantes, educadores e pesquisadores discutirem e compartilharem conhecimentos sobre a iniciação científica e o papel da juventude no desenvolvimento do país. O evento que promete ser um marco na promoção e intercâmbio da ciência, será realizado em formato híbrido, das 9h às 17h, reunindo importantes autoridades e especialistas para debater o atual cenário das políticas públicas voltadas para a juventude.

Para a pesquisadora Anízia Neta, vice-coordenadora do Programa no ILMD/Fiocruz Amazônia, o Provoc representa aos estudantes, uma grande oportunidade de inserção no universo científico, por meio dos conhecimentos adquiridos na Instituição. “Essa jornada científica para nós é uma grande conquista. Nós somos a maior delegação indo ao Rio de Janeiro, vamos levar conosco 16 alunos, sendo dez da etapa iniciação, que começaram no projeto em 2023, e seis da etapa avançada, que iniciaram em 2022. Estamos muito felizes, é um incentivo para esses alunos terem a oportunidade de conhecer o Rio de Janeiro, a Fiocruz, tudo o que ela oferece. O Provoc é realmente uma oportunidade para que eles iniciem a sua vida na ciência, já conhecendo os temas da saúde, se envolvendo com eles, e pensando no futuro”, explica.

Priscila Aquino, pesquisadora da Fiocruz Amazônia e ex-coordenadora do programa, que também acompanha os estudantes na comitiva amazonense, destaca os avanços do Provoc no ILMD. “A gente começou o programa no ano passado com 12 alunos, hoje temos 32, então a gente vê o avanço, o aumento do quantitativo desses estudantes, o que ressalta também o interesse deles. Nesse momento, onde estamos indo ao Rio de Janeiro, eles vão apresentar os trabalhos, o que consolida os trabalhos que eles já estão desenvolvendo aqui com a gente. Então, é uma oportunidade, onde eles estão extremamente alegres em apresentar seus projetos, e para a gente enquanto Fiocruz Amazônia, também nos deixa muito feliz, por estarmos vendo a solidificação, onde cada vez mais esse programa vem se mantendo na Instituição, como algo estratégico também”, avalia.

Estão confirmados para o evento representantes da Presidência da Fiocruz, da Direção da EPSJV/Fiocruz, da Secretaria Nacional de Juventude, do Conselho Nacional de Juventude, do CNPq, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de especialistas em juventude, como a socióloga Helena Abramo e o pesquisador Adriano de Oliveira, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis/SC, que participará, abordando a iniciação científica no ensino médio.

Gustavo Reis, estudante do 3º ano do ensino médio, do Colégio Amazonense Dom Pedro II, disse estar com boas expectativas sobre sua participação na 1° Jornada Nacional do Provoc. “Estou com expectativas muito altas, além de estar muito feliz por essa oportunidade que o Provoc está nos dando, por apresentar meu trabalho na sede da Fiocruz, e conhecer outros trabalhos. É uma experiência única, que será inesquecível, e muito importante para minha carreira, vida profissional e acadêmica, pontua.

Tânia Reis, mãe do estudante, agradeceu a oportunidade dada pela Fiocruz Amazônia aos alunos. “Sou muito grata pela oportunidade da Fiocruz Amazônia, em estender aos alunos, jovens assim como meu filho, essa possibilidade de aprendizado. Fiquei extremamente feliz, como todos os pais certamente, e tenho a certeza de que eles irão aproveitar ao máximo possível. Espero que ele opte por uma carreira científica.

Na parte da manhã, mais de 200 estudantes assistirão às conferências, e à tarde, terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos de pesquisa em formato de pôsteres nas Tendas da EPSJV/Fiocruz.

OBSERVATÓRIO JUVENTUDE, CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Durante a manhã, ocorrerá ainda o lançamento do novo site do Observatório Juventude, Ciência & Tecnologia (OJC&T). Desde 2011, o site funciona como uma plataforma para a divulgação de pesquisas, integração de experiências e valorização da iniciação científica na educação básica.

Criado em 2010 por especialistas do Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica (LIC), o OJC&T tem como objetivo mapear, sistematizar, analisar e difundir informações sobre juventude, educação, ciência e tecnologia. Na oportunidade, os estudantes assistirão a um vídeo especial que apresenta o trabalho do OJC&T, seguido por uma demonstração dos menus e funcionalidades do novo site.

SOBRE O PROVOC

Criado em 1986, o Programa de Vocação Científica (Provoc) é um projeto pioneiro da Fiocruz que tem como objetivo de iniciar estudantes do ensino médio ao mundo da pesquisa científica. A ação, que começou na EPSJV/Fiocruz, se expandiu em 2022, formando a Rede Provoc Luiz Fernando da Rocha Ferreira da Silva, que agora abrange nove unidades fora do Rio de Janeiro.

A Rede é composta por estudantes de diversas regiões do Brasil, que inclui os estados do Amazonas, Bahia, Brasília, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Rondônia. O programa é reconhecido por oportunizar jovens a vivenciar o cotidiano de trabalho de pesquisadores, especialmente nas áreas de saúde.

Apesar de ansiosa pela experiência de fazer a primeira viagem sem os pais, Kaiane Vitória, aluna da Escola Estadual Angelo Ramazzotti, disse estar muito agradecida ao projeto pela oportunidade. “Estou um pouco nervosa, pois é minha primeira viagem sozinha. Estou indo realizar um sonho muito lindo, que é apresentar meu trabalho para várias outras pessoas. Isso é maravilhoso e extremamente gratificante. Agradeço minha orientadora, e todas as pessoas da coordenação do projeto”, disse.

 ILMD / Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes.
Fotos: Eduardo Gomes

Fiocruz Amazônia abre as portas para mais uma festa da vacinação e da saúde em Manaus

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) abriu as portas neste sábado, 17/08, para mais uma edição do Fiocruz Pra Você, evento anual realizado por todas as unidades da Fiocruz, no País, que, além do estimular a vacinação, tem como finalidade apoiar a divulgação científica e combater fakenews, mostrando na prática que vacinas salvam vidas e que todos devem se vacinar. A festa da vacinação, como é conhecido o evento, marcou também o início da programação de aniversário de 30 anos da Fiocruz Amazônia, com a entrega dos murais grafitados pelo artista paraense Rogério Soares, o Arab Amazon, que, com sensibilidade e técnica própria, retratou elementos que remetem à Fiocruz, à saúde e à população da Amazônia, em três painéis, sendo dois na fachada do prédio-sede e um na área de convivência interna da instituição.

“A Fiocruz é uma instituição que luta pela inclusão, diversidade, equidade e sabemos que o grafite é uma arte que durante algum tempo foi marginalizada e isso vem sendo quebrado através de ações como essa, onde utilizamos essas populações e essa arte que um dia foi marginalizada para pintar e decorar a nossa instituição”, afirmou a diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, durante a solenidade simbólica de abertura do Fiocruz Pra Você. “Entendemos que trazer essa ação num momento em que estamos de portas abertas só demonstra o quanto somos diversos e preconizamos a diversidade, a equidade e a ocupação de espaços por pessoas que foram invisibilizadas”, complementou.

O evento disponibilizou centenas de doses, fornecidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus). Foram disponibilizadas vacinas contra Poliomielite (gotinha); DTP – Difteria, Tétano, Coqueluche; DTP/HB/Hib (Penta) – Difteria, Tétano, Coqueluche, Haemophilus influenzae B e Hepatite B; Pneumocócica 10; Meningocócica ACWY; Febre Amarela; Tríplice Viral – Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela; Hepatite A; dT – Difteria e Tétano; HPV e Covid-19. A aplicação foi feita por profissionais da Unidade de Saúde da Familia (USF) Luiz Montenegro em espaços diferentes e climatizados, para adultos e crianças. A unidade recebeu um fluxo intenso de visitantes ao longo do dia e foi prestigiada pela presença da secretária de Estado da Saúde, Nayara Maksud, e a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto, Tatyana Amorim.

Este ano, o Fiocruz pra Você trouxe como novidade o serviço de consulta em infectologia para gestantes, com a realização de testes rápidos para HIV, Sífilis, Toxoplasmose, entre outras doenças infecciosas que afetam a saúde da mulher e podem ser transmitidas para o bebê na hora do parto. A atividade marcou o início do projeto da Fiocruz Amazônia que levará o laboratório volante, adquirido por meio de emenda parlamentar, para atendimento e realização de testagem em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de localidades distantes, onde a população tenha acesso mais dificultado a esses exames.   

“Ver a casa cheia significa que nosso trabalho está surtindo efeito e mesmo que sejam algumas gotinhas a mais de cobertura vacinal, uma pequena percentagem de aumento, já nos enche de orgulho poder contribuir o aumento desse alcance, razão pela qual agradeço a todos que contribuíram, em especial aos colaboradores da Fiocruz que vestem a camisa e se esforçaram para fazer desse dia um dia de festa da vacinação e da saúde”, agradeceu Stefanie.

MOSTRA CIENTÍFICA

Além da atualização da caderneta de vacinação, testagem rápida e demais serviços, como aferição de pressão arterial e glicemia, os visitantes do Fiocruz Pra Você 2024 puderam conferir os trabalhos científicos desenvolvidos na unidade. As exposições foram uma atração a mais para quem participou do evento. Mostras como “Você sabe o que é um fungo”, do laboratório Diversidade Microbiana na Amazônia com Importância para Saúde (DMAIS), e “Aventura Molecular”, do DCDIA (Laboratório de Diagnóstico e Controle de Doenças Infecciosas na Amazônia), proporcionaram experiências inéditas e conhecimentos específicos sobre parasitas, bactérias, combate a vetores de doenças, como a dengue e a malária, além de importância da lavagem das mãos, tudo de forma lúdica e acessível principalmente para as crianças.

A psicóloga Ingrid Sampaio, moradora do bairro São Geraldo, levou o filho para vacinar por acreditar na ciência e no trabalho da Fiocruz. “Avanços científicos são necessários e têm importância crucial. A vacinação tem um papel fundamental na prevenção de doenças que, muitas vezes são erradicadas, e começam a ressurgir porque as pessoas passam a acreditar que não é necessário se vacinar”, justificou, afirmando ser importante ações como a do Fiocruz Pra Você. Primeira a chegar na sede da Fiocruz Amazônia, Sara Rebeca Brandão da Silva, 24 anos, aproveitou a oportunidade para atualizar sua caderneta vacinal, se imunizando contra tétano, febre amarela e hepatite. “Estou vindo pela primeira vez e aprovei o serviço”, afirmou Sara, que reside no Morro da Liberdade.

A secretária de Estado da Saúde, Nayara Maksud destacou a importância da Fiocruz Amazônia no contexto da pesquisa e do ensino na Amazônia e afirmou que o diálogo com a instituição faz parte da política de saúde do Estado. “A Fiocruz Amazônia é uma instituição que tem muito a contribuir e, já contribui, para pesquisa e o ensino. Sou mestra em Saúde Pública pela Fiocruz Amazônia, e fico muito feliz em ver a instituição de portas abertas para a comunidade, ofertando serviços e dando oportunidade para que possamos conhecer projetos de pesquisa desenvolvidos na casa. Isso é extremamente importante porque saúde é um amplo conceito que envolve ciência, pesquisa, promoção, prevenção e descobertas de novos caminhos com tecnologias inovadoras”, observou.

VOCAÇÃO

Para a realização das exposições, o Fiocruz Pra Você contou com a colaboração de bolsistas e estudantes dos programas de Iniciação Científica e de Pós-Gradução da unidade. Integrante do Laboratório DMAIS, a bolsista Elaine Amorim, lembrou que foi numa feira de ciências na escola que desenvolveu o gosto pela pesquisa. Para ela, eventos como o Fiocruz Pra Você proporcionam esse contato e ajudam a despertar o interesse de crianças e adolescentes pela Ciência. “Nosso grupo trabalha com vários tipos de microorganismos e aqui temos trouxemos para expor os parasitas mais comuns na nossa região, além da parte de microbiologia industrial e micologia médica.

O Fiocruz Pra Você contou também com a participação dos bolsistas do Projeto Moetá, responsável pela difusão de informações científicas e de saúde em comunidades de Manaus. Eles estiveram trabalhando os conceitos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o jogo do Tapetão dos ODS, junto às crianças e adolescentes.

ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa

Fotos: Michell Mello / Especial para Fiocruz Amazônia

Fiocruz Amazônia realizará V Encontro de Pós-Graduação, de 9 a 12/09, para debater papel do pós-graduando frente aos desafios globais

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) está com inscrições abertas até a próxima terça-feira, 20/08, para o V Encontro de Pós-Graduação, que acontecerá entre os dias 9 e 12/09, no Hotel Intercity, em Manaus. Com o tema “Saúde e Meio Ambiente na Amazônia: Papel dos pós-graduando nos desafios globais”, o encontro se propõe a discutir e divulgar avanços nas pesquisas científicas realizadas pelos pós-graduandos dos programas de pós-graduação do ILMD/Fiocruz Amazônia, promovendo maior integração entre docentes e discentes, incluindo alunos de Iniciação Científica. O evento acontece em associação com o III Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva no Amazonas”, que abrirá a programação, no dia 9/08, envolvendo programas de pós-graduação em Saúde Coletiva do ILMD/Fiocruz Amazônia, Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). As inscrições são gratuitas.

“O III Encontro de Programas de Pós-Graduação é um evento associado direcionado para Saúde Coletiva, coordenado pela pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Amazônia, Luiza Garnelo, docente dos nossos programas, que discutirá ao longo de um dia a temática da Saúde Coletiva sob a ótica dos PPGs existentes, ou seja, um momento ímpar para se discutir, junto com os coordenadores, o que tem sido feito em termos de pesquisas, e sobretudo as experiências e relatos de discentes de programas de pós-graduação em Saúde Coletiva”, afirma a pesquisadora da Fiocruz Amazônia, Ani Beatriz Matsuura, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA), responsável pela organização do encontro.

No dia 10/08, pela manhã, ocorrerá um pré-evento, com a realização da roda de conversa “A minha pesquisa nos desafios globais atuais”, conduzida pelo pesquisador da Fiocruz Amazônia Júlio César Schweickardt, e, na sequência, a oficina “Como promover a cooperação para os desafios da Saúde única”, ministrada pelo pesquisador sênior visitante, Leandro Giatti, ambos docentes do PPGVIDA. À tarde, a partir das 14h, acontece a mesa de abertura do evento, com a participação da diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, juntamente com representantes da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Vice-Diretoria de Educação, Informação e Comunicação do ILMD/Fiocruz Amazônia e Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz Amazônia. A palestra de abertura será ministrada pelo pesquisador do Observatório de Clima e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT) da Fiocruz, Diego Ricardo Xavier. O tema da palestra será “Ocupação da Amazônia, mudanças climáticas e impactos na Saúde: Desafios, Alternativas e Atendimento em Saúde”,

Confira aqui a programação completa.

Ani Matsuura destaca os dois momentos do primeiro dia do evento como sendo de grande importância para os discentes dos programas de saúde coletiva, já que eles poderão ser ouvidos nas discussões acerca dos desafios. “Ademais, a programação do encontro, como um todo, foi pensada para oportunizar discussões e trabalhos conjuntos entre os programas de pós-graduação do ILMD, com várias sessões cientificas e rodas de conversa onde estaremos abordando não só a temática Saúde e Meio Ambiente, mas também questões que os pós-graduandos colocaram como importantes, a exemplo de equidade, internacionalização, mercado de trabalho, inteligência artificial na pós-graduação e a questão previdenciária”, afirmou Matsuura.

O encontro é aberto para programas de pós-graduação e pós-graduandos de outras instituições, porém a submissão de resumos é direcionada apenas para alunos do ILMD/Fiocruz Amazônia, do Programa de Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Programa de Doutorado Acadêmico em Saúde Pública na Amazônia (DASPAM) – oferecido em consórcio pelo ILMD/Fiocruz Amazônia, UFAM e UEA.

As inscrições ao V Encontro de Pós-Graduação estão sendo realizadas no Campos Virtual da Fiocruz até a próxima terça-feira, dia 20/08. No total, foram disponibilizadas 200 vagas. “Tivemos bastante procura pelos alunos, mas ainda há vagas disponíveis. O objetivo é fazer deste momento uma oportunidade de integração, inclusive com a participação de vários egressos tanto do PPGVIDA quanto do PPGBIO-Interação (Programa de Pós-Graduação da Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro) como palestrantes”, observa Matsuura. Haverá premiação para os melhores trabalhos submetidos.

MESTRADO INDÍGENA

Alunos da primeira turma de Mestrado em Saúde Coletiva, do PPGVIDA,na modalidade fora da sede, formada exclusivamente por indígenas do Alto Solimões, estarão participando do V Encontro de Pós-Graduação. Eles virão de Tabatinga, onde acontece o curso, numa oportunidade inédita de convivência com outros pós-graduandos do programa. “Os alunos do Mestrado de Tabatinga terão participação nas rodas de conversa, como palestrantes”, avisa a coordenadora. Ela ressalta também que está quinta edição do encontro marca o retorno do evento no formato presencial. “Logo após o primeiro encontro, que foi presencial, tivemos a pandemia e todos os demais foram de forma remota. Este, sem dúvida, será um momento especial por estarmos fisicamente juntos novamente”, enfatizou.

O Encontro da Pós-Graduação do ILMD/Fiocruz Amazônia é realizado desde 2019 (inicialmente de forma anual e atualmente bienal) e nesta quinta edição haverá nos dias 10 a 12 de setembro atividades com palestrantes da Região Norte e de outros estados do Brasil, com a inclusão de discentes Egressos dos Programas de Pós-Graduação como palestrantes. Adicionalmente, haverá exposição de trabalhos dos discentes visando auxiliar e incentivar a divulgação dos resultados obtidos nas suas pesquisas. Por meio de palestras e debates pretende-se articular iniciativas de produção de conhecimento nas diversas subáreas da Pós-graduação em Saúde Pública, Saúde Coletiva e Ciências Biológicas e contribuir para a criação e/ou fortalecimento de redes/grupos de pesquisa interinstitucionais, proporcionando reflexão e diálogos entre a comunidade técnica e científica com ênfase aos desafios globais em relação as mudanças climáticas e desigualdades na realidade amazônica com impacto na saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa

Foto: Arquivo / Fiocruz Amazônia

Fiocruz Amazônia realiza Centro de Estudos sobre o tema “A bioquímica das proteínas pode nos ajudar a compreender o vírus Oropouche?”

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promoverá nesta sexta-feira,16/08, a partir das 10h, a palestra intitulada “Can protein biochemistry help us understanding Oropouche virus?” (A bioquímica das proteínas pode nos ajudar a compreender o vírus Oropouche), a ser ministrada pelo professor do Departamento de Patologia, da Universidade de Cambridge, Stephen Graham. O Laboratório da Divisão de Virologia, que ele coordena, usa técnicas bioquímicas, biofísiccas e baseadas em células para investigar os mecanismos pelos quais os vírus alteram o ambiente celular infectado.

Esta edição do Centro de Estudos, é organizada pelo laboratório Diagnóstico e Controle de Doenças Infecciosas na AMazônia (DCDIA), com moderação feita pela pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz Amazônia, Pritesh Jaychand Lalwani, responsável pelo laboratório. O evento será transmitido via Plataforma Zoom, pelo link: https://us06web.zoom.us/j/89047747805?pwd=lSRmdoMvXasRtiBuXd3Ua13kAJtPVd.1 (ID da reunião: 890 4774 7805 e senha de acesso: 944856)

O interesse do estudo do pesquisador é entender como os vírus alteram a composição e a arquitetura das membranas intracelulares e como eles escapam do reconhecimento imunológico pelo hospedeiro. Esta pesquisa fornece informações fundamentais sobre a biologia do vírus e as interações vírus:hospedeiro que sustentam o desenvolvimento de futuras terapias antivirais e produtos biológicos baseados em vírus. Stephen obteve seu PhD em enzimologia bacteriana pela Universidade de Sydney em 2006 antes de trocar o sol pela garoa com estágios de pós-doutorado em Oxford (virologia estrutural, 2006-9) e Cambridge (tráfico de membranas eucarióticas, 2009-12).

SOBRE O CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa

Imagem: Mackesy Nascimento

Fiocruz Amazônia recomenda uso de máscaras nesse período crítico de exposição à fumaça em Manaus

O epidemiologista e pesquisador da Fiocruz Amazônia, Jesem Orellana, faz ontem um alerta para a necessidade do uso de máscaras com sistema de filtragem especial (N95 ou PFF2), principalmente por pessoas com histórico de comorbidades e doenças respiratórias, nesse período crítico de intensificação da fumaça proveniente das queimadas e que encobre a cidade. “O que mais preocupa este ano em relação aos anteriores é que não se sabe, ao certo, se o que está acontecendo é simplesmente uma antecipação do período crítico ou se, realmente, este ano, teremos um período mais longo de exposição à fumaça tóxica, já que o pico da poluição em 2023 foi em outubro. Seria algo inusitado e extremamente preocupante, pois estenderia o sofrimento da população e traria consequências muito piores”, explicou Orellana.

O pesquisador afirma que alguns efeitos diretos da fumaça sobre a saúde podem ser facilmente identificados, como tosse seca, sensação de falta de ar, irritação dos olhos e garganta, congestão nasal ou alergias na pele. “Indiretamente, o problema pode contribuir para o agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias como rinite, asma, bronquite, doença pulmonar obstrutiva crônica ou mesmo Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)”, exemplifica Jesem, chamando atenção também para os efeitos negativos sobre a saúde mental de pessoas mais vulneráveis, uma vez que os níveis elevados de poluição atmosférica aumentam suas preocupações e incertezas, além de limitarem atividades de lazer ou terapêuticas ao ar livre.

Orellana ressalta que o aumento na busca por atendimentos médicos ambulatoriais e internações hospitalares é outro fator preocupante, uma vez que sobrecarrega os já precários serviços de saúde. “O uso de máscara torna-se, portanto, muito apropriado principalmente para que tem histórico de doença respiratória e precisa sair de casa”, explica. Já no caso das pessoas que precisam fazer caminhadas e corridas, por recomendação médica, essas devem evitar as atividades ao ar livre e ao sair de carro devem ligar o ar-condicionado com a circulação interna ativada. Caso desenvolvam alguma manifestação clínica, devem procurar imediatamente uma unidade de saúde, evitando assim a automedicação ou piora do quadro clínico”, frisou.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa

Fotos: Michell Mello e Ingrid Anne /Arquivo / Fiocruz Amazônia

Fiocruz Amazônia de portas abertas para comemorar os 30 anos com vacinação e testagem para gestantes no Fiocruz Pra Você

A edição 2024 do Fiocruz Pra Você, evento que acontece anualmente nas unidades da Fiocruz no Brasil, oferecendo serviços, como vacinação, aferição de pressão, exames de glicemia, além de atividades recreativas e de interação científica, traz, este ano, uma novidade para os moradores de Manaus: a oferta de testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatite B, Toxoplasmose e SARS-CoV-2, apenas para gestantes, na sede da Fiocruz Amazônia, bairro Adrianópolis. A ação será no sábado, 17/08, das 8h às 16h. O serviço terá um total limitado em 50 atendimentos a gestantes e marcará o início das atividades do Trailer da Saúde, unidade móvel da Fiocruz Amazônia, equipada com laboratório, que passará a ser utilizada de modo itinerante para atendimentos e pesquisas de campo em Manaus e Região Metropolitana.

As gestantes que buscarem o serviço terão que trazer o cartão de pré-natal e documento de identificação. A iniciativa é coordenada pela médica infectologista e pesquisadora da Fiocruz Amazônia, Flor Ernestina Martinez-Espinosa, do Laboratório Instituto Pesquisas Clínicas Carlos Borborema (IPCCB). A médica explica que a intenção é possibilitar acesso à testagem, com orientação e o devido encaminhamento aos serviços de saúde, em caso de necessidade. O serviço será disponibilizado às grávidas em qualquer idade gestacional e o atendimento será feito por ordem de chegada. “Com a testagem rápida, o Fiocruz Pra Você amplia o alcance de suas ações junto à comunidade e demonstra a importância do cuidado com a saúde da população”, avalia a diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes.

Além da atualização da caderneta de vacinação, testagem rápida e demais serviços, a comunidade poderá também conferir os trabalhos desenvolvidos na unidade, com exposições reunindo os laboratórios de pesquisa nas diferentes áreas de atuação do ILMD/Fiocruz Amazônia. O evento contará com a presença dos personagens Oswaldinho, mascote da Fiocruz, e Zé Gotinha, símbolo da vacinação no Brasil, com parceiros e colaboradores voluntários. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus), profissionais da Unidade de Saúde da Familia (USF) Luiz Montenegro, estarão na Unidade para realizar a aplicação das seguintes vacinas: Poliomielite (gotinha); DTP – Difteria, Tétano, Coqueluche; DTP/HB/Hib (Penta) – Difteria, Tétano, Coqueluche, Haemophilus influenzae B e Hepatite B; Pneumocócica 10; Meningocócica ACWY; Febre Amarela; Tríplice Viral – Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela; Hepatite A; dT – Difteria e Tétano; HPV e Covid-19.

Durante a ação, além da campanha de vacinação, a instituição irá oferecer um dia de programação artístico-cultural, com música, teatro, pintura facial, brincadeiras, além da distribuição de kits de lanches, num espaço lúdico de interação entre a instituição e a sociedade. A organização do evento alerta para a apresentação obrigatória do Cartão de Vacinação.

O Fiocruz Pra Você 2024 abre oficialmente as atividades festivas pelos 30 anos do ILMD/Fiocruz Amazônia. O aniversário será comemorado com uma vasta programação nos dias 19 e 20/08. São três décadas de atuação voltada para a sociedade na Amazônia, com a missão de contribuir para a melhoria das condições de vida e saúde das populações, bem como ao desenvolvimento científico e tecnológico regional. Na segunda-feira,19/08, data em que a Fiocruz Amazônia completa 30 anos, a programação será marcada por duas festividades solenes, uma interna com homenagens especiais a parlamentares que apoiam a instituição, na sede da unidade, pela manhã, e outra à noite no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, iniciando às 19h.

No dia 20/08, a partir das 10h30, uma Cessão de Tempo durante Plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, homenageará pessoas que fizeram e fazem a história da instituição, atendendo propositura da presidente da Comissão de Saúde e Previdência da ALEAM, deputada Mayara Pinheiro. À noite, a partir das 19h30, a programação encerra com a apresentação do espetáculo Folguedos, do Balé Folclórico do Amazonas, no Teatro Amazonas, tendo a Fiocruz Amazônia como convidada especial da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

A diretora da Fiocruz Amazônia, a pesquisadora-doutora Stefanie Lopes, enfatiza a importância das parcerias com outras instituições, no cumprimento do papel fundamental da Fiocruz Amazônia na formação e na capacitação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde. “Desde a criação, em 1994, a Fiocruz Amazônia vem contando uma história de conquistas e avanços para a ciência e a população amazônica, cooperando com a elaboração de políticas públicas e na produção de conhecimento científico e tecnológico. Ao longo desses anos, crescemos e nos modernizamos, ao ponto de expandirmos nossa atuação nos mais diversos territórios da Amazônia, assegurando qualidade de vida para todos os povos que habitam essa região”, destaca Stefanie.

ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa

Imagem: Mackesy Nascimento

Divulgada 5ª Republicação do processo seletivo para ingresso no curso de doutorado Acadêmico Em Saúde Pública na Amazônia

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituições associadas que compõem o curso de Doutorado Acadêmico Em Saúde Pública na Amazônia, por intermédio da Diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, Instituição gestora da Associação, divulgam 5ª Republicação do processo seletivo para ingresso no curso, referente à retificação da data de divulgação do resultado dos recursos do resultado final do processo seletivo, Chamada Pública N.º 005/2024.

Confira AQUI a republicação

Para esta Chamada Pública estão sendo oferecidas até 15 vagas, para ingresso a partir de setembro de 2024. Poderão participar do processo de seleção, candidatos portadores de diploma de graduação de duração plena, devidamente reconhecido pelo MEC e de diploma de Mestre em Saúde Coletiva ou áreas afins. O Curso será ministrado em regime integral, com duração mínima de 24 meses, e máxima de 48 meses, incluindo a realização da defesa de tese.

O Curso possui área de concentração em Estudos de Processo Saúde/Doença/Cuidado na Amazônia, e duas linhas de pesquisas: Linha 1- Dinâmica, diagnóstico, cuidado clínico e controle de doenças infecciosas endêmicas na Amazônia; Linha 2: Vulnerabilidade, Situações de Saúde, Gestão, Organização e Avaliação de Serviços e Cuidados de APS na Amazônia.

SOBRE O DASPAM

O curso tem como objetivo capacitar pesquisadores para exercitar análises críticas, utilizando, de forma integrada, conceitos e recursos metodológicos da saúde coletiva, biologia parasitária, epidemiologia, ciências sociais aplicadas à saúde, e de outras áreas conexas; Desenvolver modelos analíticos de processos de saúde/doença/cuidados, tomando como referência o quadro epidemiológico, econômico, sócio antropológico, histórico, biológico e ambiental no cenário regional e suas interfaces com os contextos nacional e internacional de globalização da Amazônia; contribuir, teórica e tecnicamente, para a formulação, implementação e gestão de políticas setoriais, bem como atuar, neste campo, na docência e na pesquisa.

ILMD Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes.
Imagem: Mackesy Nascimento.

Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia irá abordar vigilância em saúde de populações expostas ao mercúrio no Baixo Tapajós

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promoverá nesta sexta-feira, 2/8, a partir das 10h, a palestra intitulada “Vigilância em saúde de populações expostas ao mercúrio no Baixo Tapajós”, a ser ministrada por : Heloisa do Nascimento de Moura Meneses, docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGCSA/UFOPA – modalidade Mestrado) e do Programa de Pós Graduação da Rede Bionorte (Modalidade: doutorado).

Na ocasião, a palestrante fará uma introdução ao tema, abordando as consequências para a saúde e a importância da vigilância em saúde das populações expostas ao mercúrio. “Vou mostrar alguns dos nossos resultados da pesquisa na região do Baixo Tapajós e como nossa pesquisa contribui com os objetivos da convenção de Minamata”, explica Heloisa.

Esta edição do Centro de Estudos, é organizada pelo laboratório Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde (DMAIS), com moderação feita pela pesquisadora Priscila Ferreira de Aquino. O evento será transmitido via Plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/89812254311?pwd=HTKjw9WeMOjX8hpIheNbpWnv5PBAFy.1, utilizando (ID da Reunião: 898 1225 4311) e (Senha de acesso: 815911).

SOBRE A PALESTRANTE

Heloisa é graduada em Ciências Biológicas, Modalidade Genética e Mestre em Genética, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Doutora em Ciências, pela Universidade Federal do Oeste do Pará.

É Professora Adjunta dos Cursos Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e Bacharelado em Saúde Coletiva, do Instituto de Saúde Coletiva (ISCO/UFOPA), nas disciplinas de Epidemiologia, Genética Humana, Saúde Ambiental, Metodologia de Pesquisa e Bioestatística. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCSA/UFOPA – modalidade Mestrado) e do Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte (Modalidade: doutorado).

Ocupa ainda as funções de Coordenadora do Laboratório de Epidemiologia Molecular (LEpiMol), líder do grupo de pesquisa em Exposição mercurial na região do Baixo Amazonas e membro do grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva na Amazônia (PESCA). É também coordenadora do projeto “Perfil epidemiológico, clínico e molecular de populações ambientalmente expostas ao mercúrio na região do Baixo Amazonas”.

Atualmente é membro titular da Comissão de Epidemiologia da ABRASCO, e membro do Grupo Elaborador do Plano Setorial de Implementação da Convenção de Minamata (CGVAM – Ministério da Saúde), Membro da Rede Brasileira de Biomonitoramento Humano de Substâncias Químicas (CGVAM – Ministério da Saúde).

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia/Por Eduardo Gomes

Imagem: Mackesy Nascimento

Dados registrados

Número de registro, nome da espécie, autor, variedade, observação taxonômica, anamorfo, teleomorfo, número da coleção, data de entrada, doador, data e local de isolamento, identificação segundo o doador, nome antigo, coleções onde está depositada, substrato, hospedeiro, categoria do tipo, sexualidade, modo de preservação, fotos e imagens macro e microscópicas, aplicações e outras informações.

Público alvo

Pesquisadores, empresas privadas, instituições de pesquisa e outras coleções de cultura.

Serviços oferecidos

Aquisição, depósito, distribuição, preservação de bactérias, fungos filamentosos, leveduras e plasmídeos;

Caracterização de microrganismos, pesquisa e treinamento;

Realiza cursos sobre sistemática em fungos filamentosos, presta serviço de consultoria, emitindo laudos técnicos a terceiros. Orientação de teses de mestrado, doutorado e pessoal técnico especializado.

Coleção de Bactérias
Coleção de Fungos

Curadora

Ormezinda Celeste Cristo Fernandes

Contato

E-mail – ofernandes@amazonia.fiocruz.br
Endereço para correspondência – Rua Teresina, 476 – Adrianópolis – CEP – 69057-070

Fone: (92) 3621-2337 Fax: (92) 3621-2399