Fiocruz Amazônia realiza Centro de Estudos sobre o tema “A bioquímica das proteínas pode nos ajudar a compreender o vírus Oropouche?”

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promoverá nesta sexta-feira,16/08, a partir das 10h, a palestra intitulada “Can protein biochemistry help us understanding Oropouche virus?” (A bioquímica das proteínas pode nos ajudar a compreender o vírus Oropouche), a ser ministrada pelo professor do Departamento de Patologia, da Universidade de Cambridge, Stephen Graham. O Laboratório da Divisão de Virologia, que ele coordena, usa técnicas bioquímicas, biofísiccas e baseadas em células para investigar os mecanismos pelos quais os vírus alteram o ambiente celular infectado.

Esta edição do Centro de Estudos, é organizada pelo laboratório Diagnóstico e Controle de Doenças Infecciosas na AMazônia (DCDIA), com moderação feita pela pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz Amazônia, Pritesh Jaychand Lalwani, responsável pelo laboratório. O evento será transmitido via Plataforma Zoom, pelo link: https://us06web.zoom.us/j/89047747805?pwd=lSRmdoMvXasRtiBuXd3Ua13kAJtPVd.1 (ID da reunião: 890 4774 7805 e senha de acesso: 944856)

O interesse do estudo do pesquisador é entender como os vírus alteram a composição e a arquitetura das membranas intracelulares e como eles escapam do reconhecimento imunológico pelo hospedeiro. Esta pesquisa fornece informações fundamentais sobre a biologia do vírus e as interações vírus:hospedeiro que sustentam o desenvolvimento de futuras terapias antivirais e produtos biológicos baseados em vírus. Stephen obteve seu PhD em enzimologia bacteriana pela Universidade de Sydney em 2006 antes de trocar o sol pela garoa com estágios de pós-doutorado em Oxford (virologia estrutural, 2006-9) e Cambridge (tráfico de membranas eucarióticas, 2009-12).

SOBRE O CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa

Imagem: Mackesy Nascimento