Fiocruz Amazônia realizará V Encontro de Pós-Graduação, de 9 a 12/09, para debater papel do pós-graduando frente aos desafios globais

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) está com inscrições abertas até a próxima terça-feira, 20/08, para o V Encontro de Pós-Graduação, que acontecerá entre os dias 9 e 12/09, no Hotel Intercity, em Manaus. Com o tema “Saúde e Meio Ambiente na Amazônia: Papel dos pós-graduando nos desafios globais”, o encontro se propõe a discutir e divulgar avanços nas pesquisas científicas realizadas pelos pós-graduandos dos programas de pós-graduação do ILMD/Fiocruz Amazônia, promovendo maior integração entre docentes e discentes, incluindo alunos de Iniciação Científica. O evento acontece em associação com o III Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva no Amazonas”, que abrirá a programação, no dia 9/08, envolvendo programas de pós-graduação em Saúde Coletiva do ILMD/Fiocruz Amazônia, Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). As inscrições são gratuitas.

“O III Encontro de Programas de Pós-Graduação é um evento associado direcionado para Saúde Coletiva, coordenado pela pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Amazônia, Luiza Garnelo, docente dos nossos programas, que discutirá ao longo de um dia a temática da Saúde Coletiva sob a ótica dos PPGs existentes, ou seja, um momento ímpar para se discutir, junto com os coordenadores, o que tem sido feito em termos de pesquisas, e sobretudo as experiências e relatos de discentes de programas de pós-graduação em Saúde Coletiva”, afirma a pesquisadora da Fiocruz Amazônia, Ani Beatriz Matsuura, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA), responsável pela organização do encontro.

No dia 10/08, pela manhã, ocorrerá um pré-evento, com a realização da roda de conversa “A minha pesquisa nos desafios globais atuais”, conduzida pelo pesquisador da Fiocruz Amazônia Júlio César Schweickardt, e, na sequência, a oficina “Como promover a cooperação para os desafios da Saúde única”, ministrada pelo pesquisador sênior visitante, Leandro Giatti, ambos docentes do PPGVIDA. À tarde, a partir das 14h, acontece a mesa de abertura do evento, com a participação da diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, juntamente com representantes da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Vice-Diretoria de Educação, Informação e Comunicação do ILMD/Fiocruz Amazônia e Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz Amazônia. A palestra de abertura será ministrada pelo pesquisador do Observatório de Clima e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT) da Fiocruz, Diego Ricardo Xavier. O tema da palestra será “Ocupação da Amazônia, mudanças climáticas e impactos na Saúde: Desafios, Alternativas e Atendimento em Saúde”,

Confira aqui a programação completa.

Ani Matsuura destaca os dois momentos do primeiro dia do evento como sendo de grande importância para os discentes dos programas de saúde coletiva, já que eles poderão ser ouvidos nas discussões acerca dos desafios. “Ademais, a programação do encontro, como um todo, foi pensada para oportunizar discussões e trabalhos conjuntos entre os programas de pós-graduação do ILMD, com várias sessões cientificas e rodas de conversa onde estaremos abordando não só a temática Saúde e Meio Ambiente, mas também questões que os pós-graduandos colocaram como importantes, a exemplo de equidade, internacionalização, mercado de trabalho, inteligência artificial na pós-graduação e a questão previdenciária”, afirmou Matsuura.

O encontro é aberto para programas de pós-graduação e pós-graduandos de outras instituições, porém a submissão de resumos é direcionada apenas para alunos do ILMD/Fiocruz Amazônia, do Programa de Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Programa de Doutorado Acadêmico em Saúde Pública na Amazônia (DASPAM) – oferecido em consórcio pelo ILMD/Fiocruz Amazônia, UFAM e UEA.

As inscrições ao V Encontro de Pós-Graduação estão sendo realizadas no Campos Virtual da Fiocruz até a próxima terça-feira, dia 20/08. No total, foram disponibilizadas 200 vagas. “Tivemos bastante procura pelos alunos, mas ainda há vagas disponíveis. O objetivo é fazer deste momento uma oportunidade de integração, inclusive com a participação de vários egressos tanto do PPGVIDA quanto do PPGBIO-Interação (Programa de Pós-Graduação da Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro) como palestrantes”, observa Matsuura. Haverá premiação para os melhores trabalhos submetidos.

MESTRADO INDÍGENA

Alunos da primeira turma de Mestrado em Saúde Coletiva, do PPGVIDA,na modalidade fora da sede, formada exclusivamente por indígenas do Alto Solimões, estarão participando do V Encontro de Pós-Graduação. Eles virão de Tabatinga, onde acontece o curso, numa oportunidade inédita de convivência com outros pós-graduandos do programa. “Os alunos do Mestrado de Tabatinga terão participação nas rodas de conversa, como palestrantes”, avisa a coordenadora. Ela ressalta também que está quinta edição do encontro marca o retorno do evento no formato presencial. “Logo após o primeiro encontro, que foi presencial, tivemos a pandemia e todos os demais foram de forma remota. Este, sem dúvida, será um momento especial por estarmos fisicamente juntos novamente”, enfatizou.

O Encontro da Pós-Graduação do ILMD/Fiocruz Amazônia é realizado desde 2019 (inicialmente de forma anual e atualmente bienal) e nesta quinta edição haverá nos dias 10 a 12 de setembro atividades com palestrantes da Região Norte e de outros estados do Brasil, com a inclusão de discentes Egressos dos Programas de Pós-Graduação como palestrantes. Adicionalmente, haverá exposição de trabalhos dos discentes visando auxiliar e incentivar a divulgação dos resultados obtidos nas suas pesquisas. Por meio de palestras e debates pretende-se articular iniciativas de produção de conhecimento nas diversas subáreas da Pós-graduação em Saúde Pública, Saúde Coletiva e Ciências Biológicas e contribuir para a criação e/ou fortalecimento de redes/grupos de pesquisa interinstitucionais, proporcionando reflexão e diálogos entre a comunidade técnica e científica com ênfase aos desafios globais em relação as mudanças climáticas e desigualdades na realidade amazônica com impacto na saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa

Foto: Arquivo / Fiocruz Amazônia