Fiocruz Amazônia abre as portas para mais uma festa da vacinação e da saúde em Manaus
“A Fiocruz é uma instituição que luta pela inclusão, diversidade, equidade e sabemos que o grafite é uma arte que durante algum tempo foi marginalizada e isso vem sendo quebrado através de ações como essa, onde utilizamos essas populações e essa arte que um dia foi marginalizada para pintar e decorar a nossa instituição”, afirmou a diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, durante a solenidade simbólica de abertura do Fiocruz Pra Você. “Entendemos que trazer essa ação num momento em que estamos de portas abertas só demonstra o quanto somos diversos e preconizamos a diversidade, a equidade e a ocupação de espaços por pessoas que foram invisibilizadas”, complementou.
O evento disponibilizou centenas de doses, fornecidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus). Foram disponibilizadas vacinas contra Poliomielite (gotinha); DTP – Difteria, Tétano, Coqueluche; DTP/HB/Hib (Penta) – Difteria, Tétano, Coqueluche, Haemophilus influenzae B e Hepatite B; Pneumocócica 10; Meningocócica ACWY; Febre Amarela; Tríplice Viral – Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela; Hepatite A; dT – Difteria e Tétano; HPV e Covid-19. A aplicação foi feita por profissionais da Unidade de Saúde da Familia (USF) Luiz Montenegro em espaços diferentes e climatizados, para adultos e crianças. A unidade recebeu um fluxo intenso de visitantes ao longo do dia e foi prestigiada pela presença da secretária de Estado da Saúde, Nayara Maksud, e a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto, Tatyana Amorim.
“Ver a casa cheia significa que nosso trabalho está surtindo efeito e mesmo que sejam algumas gotinhas a mais de cobertura vacinal, uma pequena percentagem de aumento, já nos enche de orgulho poder contribuir o aumento desse alcance, razão pela qual agradeço a todos que contribuíram, em especial aos colaboradores da Fiocruz que vestem a camisa e se esforçaram para fazer desse dia um dia de festa da vacinação e da saúde”, agradeceu Stefanie.
Além da atualização da caderneta de vacinação, testagem rápida e demais serviços, como aferição de pressão arterial e glicemia, os visitantes do Fiocruz Pra Você 2024 puderam conferir os trabalhos científicos desenvolvidos na unidade. As exposições foram uma atração a mais para quem participou do evento. Mostras como “Você sabe o que é um fungo”, do laboratório Diversidade Microbiana na Amazônia com Importância para Saúde (DMAIS), e “Aventura Molecular”, do DCDIA (Laboratório de Diagnóstico e Controle de Doenças Infecciosas na Amazônia), proporcionaram experiências inéditas e conhecimentos específicos sobre parasitas, bactérias, combate a vetores de doenças, como a dengue e a malária, além de importância da lavagem das mãos, tudo de forma lúdica e acessível principalmente para as crianças.
A psicóloga Ingrid Sampaio, moradora do bairro São Geraldo, levou o filho para vacinar por acreditar na ciência e no trabalho da Fiocruz. “Avanços científicos são necessários e têm importância crucial. A vacinação tem um papel fundamental na prevenção de doenças que, muitas vezes são erradicadas, e começam a ressurgir porque as pessoas passam a acreditar que não é necessário se vacinar”, justificou, afirmando ser importante ações como a do Fiocruz Pra Você. Primeira a chegar na sede da Fiocruz Amazônia, Sara Rebeca Brandão da Silva, 24 anos, aproveitou a oportunidade para atualizar sua caderneta vacinal, se imunizando contra tétano, febre amarela e hepatite. “Estou vindo pela primeira vez e aprovei o serviço”, afirmou Sara, que reside no Morro da Liberdade.
A secretária de Estado da Saúde, Nayara Maksud destacou a importância da Fiocruz Amazônia no contexto da pesquisa e do ensino na Amazônia e afirmou que o diálogo com a instituição faz parte da política de saúde do Estado. “A Fiocruz Amazônia é uma instituição que tem muito a contribuir e, já contribui, para pesquisa e o ensino. Sou mestra em Saúde Pública pela Fiocruz Amazônia, e fico muito feliz em ver a instituição de portas abertas para a comunidade, ofertando serviços e dando oportunidade para que possamos conhecer projetos de pesquisa desenvolvidos na casa. Isso é extremamente importante porque saúde é um amplo conceito que envolve ciência, pesquisa, promoção, prevenção e descobertas de novos caminhos com tecnologias inovadoras”, observou.
VOCAÇÃO
Para a realização das exposições, o Fiocruz Pra Você contou com a colaboração de bolsistas e estudantes dos programas de Iniciação Científica e de Pós-Gradução da unidade. Integrante do Laboratório DMAIS, a bolsista Elaine Amorim, lembrou que foi numa feira de ciências na escola que desenvolveu o gosto pela pesquisa. Para ela, eventos como o Fiocruz Pra Você proporcionam esse contato e ajudam a despertar o interesse de crianças e adolescentes pela Ciência. “Nosso grupo trabalha com vários tipos de microorganismos e aqui temos trouxemos para expor os parasitas mais comuns na nossa região, além da parte de microbiologia industrial e micologia médica.
O Fiocruz Pra Você contou também com a participação dos bolsistas do Projeto Moetá, responsável pela difusão de informações científicas e de saúde em comunidades de Manaus. Eles estiveram trabalhando os conceitos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o jogo do Tapetão dos ODS, junto às crianças e adolescentes.
ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa
Fotos: Michell Mello / Especial para Fiocruz Amazônia