Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia irá abordar vigilância em saúde de populações expostas ao mercúrio no Baixo Tapajós

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promoverá nesta sexta-feira, 2/8, a partir das 10h, a palestra intitulada “Vigilância em saúde de populações expostas ao mercúrio no Baixo Tapajós”, a ser ministrada por : Heloisa do Nascimento de Moura Meneses, docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGCSA/UFOPA – modalidade Mestrado) e do Programa de Pós Graduação da Rede Bionorte (Modalidade: doutorado).

Na ocasião, a palestrante fará uma introdução ao tema, abordando as consequências para a saúde e a importância da vigilância em saúde das populações expostas ao mercúrio. “Vou mostrar alguns dos nossos resultados da pesquisa na região do Baixo Tapajós e como nossa pesquisa contribui com os objetivos da convenção de Minamata”, explica Heloisa.

Esta edição do Centro de Estudos, é organizada pelo laboratório Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde (DMAIS), com moderação feita pela pesquisadora Priscila Ferreira de Aquino. O evento será transmitido via Plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/89812254311?pwd=HTKjw9WeMOjX8hpIheNbpWnv5PBAFy.1, utilizando (ID da Reunião: 898 1225 4311) e (Senha de acesso: 815911).

SOBRE A PALESTRANTE

Heloisa é graduada em Ciências Biológicas, Modalidade Genética e Mestre em Genética, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Doutora em Ciências, pela Universidade Federal do Oeste do Pará.

É Professora Adjunta dos Cursos Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e Bacharelado em Saúde Coletiva, do Instituto de Saúde Coletiva (ISCO/UFOPA), nas disciplinas de Epidemiologia, Genética Humana, Saúde Ambiental, Metodologia de Pesquisa e Bioestatística. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCSA/UFOPA – modalidade Mestrado) e do Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte (Modalidade: doutorado).

Ocupa ainda as funções de Coordenadora do Laboratório de Epidemiologia Molecular (LEpiMol), líder do grupo de pesquisa em Exposição mercurial na região do Baixo Amazonas e membro do grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva na Amazônia (PESCA). É também coordenadora do projeto “Perfil epidemiológico, clínico e molecular de populações ambientalmente expostas ao mercúrio na região do Baixo Amazonas”.

Atualmente é membro titular da Comissão de Epidemiologia da ABRASCO, e membro do Grupo Elaborador do Plano Setorial de Implementação da Convenção de Minamata (CGVAM – Ministério da Saúde), Membro da Rede Brasileira de Biomonitoramento Humano de Substâncias Químicas (CGVAM – Ministério da Saúde).

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia/Por Eduardo Gomes

Imagem: Mackesy Nascimento