Fiocruz Amazônia promove acolhida de novos bolsistas de Iniciação Científica com palestra sobre ciência de dados e Inteligência Artificial com aplicação na pesquisa e na saúde
O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promove nos dias 19 e 22 de setembro, a acolhida dos novos alunos do Programa de Iniciação Científica (PIC), edição 2025-2026. Durante a abertura, os alunos assistirão a palestra “Ciência de Dados e Inteligência Artificial na Pesquisa e na Saúde”, a ser ministrada por Rubelmar Maia de Azevedo Cruz Neto, professor pesquisador no Samsung Ocean, centro de capacitação tecnológica, instalado na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA).
No primeiro dia, o evento terá início às 8h, no Salão Canoas, auditório da instituição. Na oportunidade, o pesquisador abordará o uso de chats inteligentes como apoio à análise e interpretação de dados, métodos que permitem novas descobertas e fortalecem pesquisas que impactam diretamente a qualidade de vida da população. “Na saúde, a Ciência de Dados ajuda a transformar informações em conhecimento útil. Com o aprendizado supervisionado, é possível criar modelos que fazem previsões a partir dos dados; com o não supervisionado, identificamos grupos e padrões ocultos; e com a visualização de dados, tornamos tudo mais claro e fácil de interpretar”, explica.
A atividade contará com uma programação especial que inclui palestras de representantes do Núcleo de Inovação Tecnológica, abordando inovações na pesquisa científica, e do Núcleo de Apoio Técnico à Pesquisa, que destacará aspectos importantes do trabalho da instituição. Ao final, os alunos participarão de um passeio guiado pelas instalações da Fiocruz Amazônia. No dia 22, os alunos participarão do treinamento em biossegurança ministrado pela Comissão Interna de Biossegurança do Instituto – CIBio/ILMD.
SOBRE O PIC
O Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia é coordenado atualmente pela pesquisadora Ormezinda Fernandes, chefe do Laboratório Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde – LDMAIS. O PIC visa a formação de recursos humanos para a pesquisa em saúde e o desenvolvimento científico de jovens estudantes de graduação de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação.
O programa foi instituído pela Fiocruz Amazônia em 1999, como um instrumento de formação de recursos humanos que permite colocar o estudante de graduação em contato direto com as atividades de pesquisa e o pensar científico, despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação. Cada edição anual do PIC, inicia por meio de uma seleção de projetos, mediante o atendimento a editais lançados pelo ILMD/Fiocruz Amazônia. Os projetos apresentados passam por avaliação de mérito realizada por um Comitê de Especialistas, conforme normas e critérios estabelecidos no edital.
A cada edição é realizada a Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC), onde os resultados dos projetos desenvolvidos no período anterior são apresentados para uma avaliação de desempenho do bolsista no período vigente, por meio da exposição e discussão dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos, com vistas à avaliação do desenvolvimento dos projetos e ao intercâmbio de experiências entre estudantes, pesquisadores e demais profissionais do ILMD Fiocruz Amazônia.
A integração reforça a importância da iniciação científica na construção do conhecimento e fortalece a sua inserção na própria Instituição, incentivando-o a prosseguir nas carreiras acadêmicas. O PIC atende prioritariamente a formação científica de alunos dos cursos da área de saúde, a exemplo de Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Biotecnologia, Medicina, entre outros. No entanto, alunos de cursos como Matemática, Engenharias, Ciências Sociais também são atendidos pelo PIC-ILMD Fiocruz Amazônia, de acordo com o interesse dos orientadores.
ILMD/Fiocruz Amazônia
Imagem: Mackesy Nascimento