Projeto Futuras Cientistas abre inscrições para imersão na Fiocruz Amazônia voltada para alunas e professoras do Ensino Médio da rede pública

Estão abertas as inscrições para alunas e professoras do 2º ano do Ensino Médio de escolas da rede pública estadual interessadas em participar dos projetos de imersão científica do Programa Futuras Cientistas 2026, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Um dos projetos oferecidos é o “Da Célula à Bancada: Experimentando Ciência com o Estudo da Biologia e da Química Aplicada”, do Laboratório Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde (DMAIS), do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), que vai proporcionar o contato de estudantes e professores com as áreas da Biologia Molecular e Química, despertando o interesse feminino pela Ciência. As alunas interessadas têm até o dia 6/10 para se inscrever e participar da imersão, que acontecerá ao longo do mês de janeiro de 2026, com aulas e práticas em laboratório na sede da Fiocruz Amazônia, em Manaus. Cada participante cadastrado ganhará uma bolsa no valor de R$ 300,00.

As inscrições podem ser feitas no site do projeto (www.futurascientistas.com.br). Para se inscrever, são necessários o preenchimento de formulário de inscrição, documento de identidade e CPF, boletim escolar de 2025 ou documento eletrônico assinado/ reconhecido pela escola e Currículo Lattes. O Futuras Cientistas é um programa que estimula o contato de alunas do 2o ano do Ensino Médio e professoras da rede pública de ensino com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática com o objetivo de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional. Durante o mês de janeiro, as alunas participam de Projetos de Pesquisa dentro de universidades, laboratórios, institutos e empresas.

Além da Fiocruz Amazônia, outras instituições de ensino e pesquisa, em Manaus, a exemplo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), também estão oferecendo oportunidade de participação em projetos aprovados pelo CNPq. O Projeto “Da Célula à Bancada: Experimentando Ciência com o Estudo da Biologia e da Química Aplicada” é coordenado pela pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Amazônia, Priscila Aquino. Segundo ela, a ideia é proporcionar uma experiência de imersão científica interdisciplinar, integrando os conteúdos curriculares de Biologia e Química por meio de práticas laboratoriais com fungos filamentosos, a fim de possibilitar que alunas e professoras do ensino médio compreendam a aplicação desses conhecimentos no contexto da pesquisa biomédica desenvolvida na Fiocruz Amazônia.

SOBRE O PROGRAMA

O Futuras Cientistas é um programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e visa contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional. Com o desenvolvimento do pensamento e de atividades científicas transdisciplinares, o projeto pretende reduzir barreiras para o acesso e permanência de meninas e mulheres nos espaços científicos. Em 10 anos, 70% das participantes do programa foram aprovadas no vestibular. Destas, 80% escolheram cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia. As frentes de atuação têm início no ensino médio, entretanto seguem até o ensino superior.  São frentes de ação do programa: Imersão Científica, Banca de Estudos, Mentoria e Estágios.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa

Foto: Ingrid Anne / Arquivo Fiocruz Amazônia