Projeto Futuras Cientistas abre inscrições para imersão na Fiocruz Amazônia voltada para alunas e professoras do Ensino Médio da rede pública
Estão abertas as inscrições para alunas do 2º ano do Ensino Médio e professoras de escolas da rede pública estadual interessadas em participar dos projetos de imersão científica do Programa Futuras Cientistas 2026, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Um dos projetos oferecidos é o “Da Célula à Bancada: Experimentando Ciência com o Estudo da Biologia e da Química Aplicada”, do Laboratório Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde (DMAIS), do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), que vai proporcionar o contato de estudantes e professores com as áreas da Biologia Molecular e Química, despertando o interesse feminino pela Ciência. As alunas interessadas têm até o dia 6/10 para se inscrever e participar da imersão, que acontecerá ao longo do mês de janeiro de 2026, com aulas e práticas em laboratório na sede da Fiocruz Amazônia, em Manaus. Cada participante cadastrada selecionada ganhará uma bolsa no valor de R$ 300,00.
As inscrições podem ser feitas no site do projeto (www.futurascientistas.com.br). Para se inscrever, são necessários o preenchimento de formulário de inscrição, documento de identidade e CPF, boletim escolar de 2025 ou documento eletrônico assinado/ reconhecido pela escola e Currículo Lattes. O Futuras Cientistas é um programa que estimula o contato de alunas do 2o ano do Ensino Médio e professoras da rede pública de ensino com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática com o objetivo de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional. Durante o mês de janeiro, as alunas participam de Projetos de Pesquisa dentro de universidades, laboratórios, institutos e empresas.
Além da Fiocruz Amazônia, outras instituições de ensino e pesquisa, em Manaus, a exemplo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), também estão oferecendo oportunidade de participação em projetos aprovados pelo CNPq. O Projeto “Da Célula à Bancada: Experimentando Ciência com o Estudo da Biologia e da Química Aplicada” é coordenado pela pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Amazônia, Priscila Aquino. Segundo ela, a ideia é proporcionar uma experiência de imersão científica interdisciplinar, integrando os conteúdos curriculares de Biologia e Química por meio de práticas laboratoriais com fungos filamentosos, a fim de possibilitar que alunas e professoras do ensino médio compreendam a aplicação desses conhecimentos no contexto da pesquisa biomédica desenvolvida na Fiocruz Amazônia.
SOBRE O PROGRAMA
O Futuras Cientistas é um programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e visa contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional. Com o desenvolvimento do pensamento e de atividades científicas transdisciplinares, o projeto pretende reduzir barreiras para o acesso e permanência de meninas e mulheres nos espaços científicos. Em 10 anos, 70% das participantes do programa foram aprovadas no vestibular. Destas, 80% escolheram cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia. As frentes de atuação têm início no ensino médio, entretanto seguem até o ensino superior. São frentes de ação do programa: Imersão Científica, Banca de Estudos, Mentoria e Estágios.
ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa
Imagem ilustrativa: Projeto Futuras Cientistas