Durante campanha agosto lilás, Fiocruz Amazônia promove palestra pelo fim da violência contra a mulher

Com o intuito de alertar a comunidade sobre a urgência de erradicar a violência doméstica e familiar contra a mulher, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia) promoveu por meio da campanha “Agosto Lilás”, a palestra “Mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher”, proferida pela Capitã da Polícia Militar do Amazonas, Viviane dos Santos Farias, subcomandante do projeto “Ronda Maria da Penha”. O evento reuniu no Salão Canoas, Auditório da Instituição, servidoras, bolsistas, estagiárias e colaboradoras para esclarecer os direitos das mulheres e os dispositivos legais existentes, como a Lei Maria da Penha.

A abertura do evento foi realizada pela Vice Diretora de Pesquisa e Inovação do ILMD/Fiocruz Amazônia, Michele El Kadri e pela chefe do Serviço de Gestão de Pessoas, Luciene Araújo. O Projeto Ronda Maria da Penha atua como mecanismo de defesa no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Dentre as ações garante o cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência que são providências garantidas pela Lei 11.340/06. O acompanhamento às vítimas tem a finalidade de garantir a sua proteção e de sua família, dissuadindo e reprimindo o descumprimento de Ordem Judicial e procedendo aos encaminhamentos das vítimas à Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica.

O projeto também realiza palestras em escolas, igrejas e qualquer outro espaço de interlocução para divulgar o trabalho da Ronda Maria da Penha e sanar dúvidas de mulheres que passam pela situação de violência doméstica, e abre espaço para todos aqueles que têm dúvida sobre a lei Maria da Penha e gostariam de ajudar alguma mulher que passa por esta situação.

“Esse é o mês de aniversário da Lei Maria da Penha, eu esse ano completa 19 anos, é um mês de enfrentamento e combate à violência contra mulheres e meninas e ao feminicídio. Essa atividade é voltada para esclarecer, levar conhecimento e falarmos sobre a Lei Maria da Penha, que apesar de muito jovem é uma leia que já fez muita diferença. Através dela, a gente consegue compreender as diversas formas de violência, seja física, moral, sexual, patrimonial ou até mesmo psicológica. Essas mulheres não se enxergam como vítima, são mulheres que estão há bastante tempo nesse ciclo de violência, por isso é importante que elas conheçam as formas de violência e os canais de denúncia”, esclarece Viviane dos Santos Farias.

SOBRE A PALESTRANTE

Viviane é bacharel em direito pela Universidade Cidade de São Paulo, graduada em Licenciatura em Pedagogia (Uninilton lins). Atualmente é Capitã QOPM – Polícia Militar Do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. É ainda especialista em enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra mulher.

AGOSTO LILÁS

O Agosto Lilás é a campanha de conscientização sobre a violência doméstica contra a mulher, com o objetivo de combater a agressão e promover a proteção, em alusão à sanção da Lei Maria da Penha em 7 de agosto de 2006. A campanha busca informar sobre os diversos tipos de violência (física, psicológica, sexual, moral e patrimonial), os direitos das vítimas e os canais de denúncia, como o Disque 180. 

ILMD / Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes

Fotos: Eduardo Gomes.