Fiocruz Amazônia marca presença no lançamento da Frente Parlamentar para a Eliminação da Malária na Amazônia
A diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Stefanie Lopes, foi uma das autoridades pesquisadoras em malária presentes, na noite desta terça-feira, 17/06, ao lançamento da Frente Parlamentar pela Eliminação da Malária na Amazônia, um marco importante no enfrentamento histórico à doença endêmica da Amazônia brasileira. O lançamento ocorreu na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), em Brasília, com a presença do deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), presidente da Frente Parlamentar, cuja missão será prevenir, eliminar e esclarecer a população sobre os riscos da malária. Para a diretora da Fiocruz Amazônia, o lançamento da Frente Parlamentar é um passo fundamental para fortalecer o compromisso político com uma das principais doenças de determinação social da nossa região.

“Com 204 adesões entre deputados e senadores, essa iniciativa coloca a malária no centro da agenda nacional e reconhece que sua eliminação exige mais do que soluções técnicas: exige decisão política, articulação entre esferas de governo e compromisso com a justiça social na Amazônia. A frente parlamentar conta com um Comitê consultivo composto por renomados pesquisadores na área, incluindo o Dr. Claudio Ribeiro, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)”, ressalta Stefanie Lopes. Para ela, a iniciativa se soma aos esforços do Governo Federal e instituições de pesquisa de todo o Mundo, no sentido de desenvolver medicamentos e vacinas capazes de promover a eliminação da malária.

“Essa articulação entre instâncias políticas, técnicas e científicas sinaliza um novo patamar de compromisso com a implementação do Plano Nacional de Eliminação da Malária. Trata-se de reconhecer que a superação da malária depende tanto de ciência e inovação quanto de ação política sustentada, com foco na equidade, no fortalecimento do SUS e na defesa da vida nos territórios amazônicos”, observou.
A diretora destacou ainda que a atuação contínua da Fiocruz Amazônia para produzir conhecimento, formar profissionais e desenvolver soluções inovadoras no enfrentamento da malária. “Estamos diante de uma oportunidade histórica: alinhar a produção científica com a vontade política para transformar o cenário da malária na Amazônia. A eliminação da doença é possível — mas requer investimento sustentado, vigilância qualificada e contínua, inovação e protagonismo amazônico”, frisou.
ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa
Foto: Anne Karoline / FVSRCP