21ª RAIC da Fiocruz Amazônia destacará “Infodemia” e maneiras de combatê-la na era da informação

Entre os dias 4 e 7/6, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realizará a 21ª Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic), no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIC) da Fiocruz Amazônia, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A abertura do evento acontece na próxima terça-feira, às 8h, no Salão Canoas, auditório da Instituição.

A Raic é um evento que acontece anualmente em todas as unidades da Fiocruz. Durante a reunião, os bolsistas do PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia apresentam os resultados dos projetos desenvolvidos no período de vigência do Programa, por meio da exposição e discussão de seus trabalhos, para avaliação dos projetos e intercâmbio de experiências entre estudantes, pesquisadores e demais profissionais.

Para o coordenador do Programa no ILMD/ Fiocruz Amazônia, Yury Chaves, O evento representa um marco na trajetória dos acadêmicos. “A 21ª Reunião Anual de Iniciação Científica constitui um evento de grande relevância na trajetória acadêmica dos alunos de graduação. Esperamos contar com a ampla participação da comunidade do ILMD, a fim de prestigiar as apresentações dos excelentes projetos científicos desenvolvidos por esses alunos, evidenciando a elevada qualidade da produção científica da Amazônia”, destaca.

Confira AQUI a programação.

Essa experiência reforça a importância da iniciação científica na construção do conhecimento e incentiva os jovens pesquisadores a prosseguirem nas carreiras acadêmicas. Durante os quatro dias de Raic, serão apresentados 42 trabalhos de graduandos de diferentes Instituições de Ensino de Manaus, divididos nas seguintes sessões temáticas: Microbiologia, Biotecnologia e Bioprospecção, Parasitologia e Imunologia, Entomologia, Saúde Coletiva e Epidemiologia.

PAINEL DE ABERTURA

Com o tema “Infodemia: Como Combatê-la na Era da Informação?”, a palestra de abertura será apresentada por Cristiane Barbosa, professora do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O objetivo é capacitar os participantes a identificarem, compreender e combater a proliferação de informações falsas e enganosas, especialmente em tempos de crise sanitária.

Durante a apresentação, a palestrante abordará temas cruciais como a definição e características da infodemia, os mecanismos de disseminação de desinformação nas redes sociais e mídias tradicionais, e os impactos negativos dessa desinformação na saúde pública. Além disso, serão discutidas estratégias eficazes de combate, incluindo o papel das instituições de saúde, a importância da educação midiática e digital, e a utilização de ferramentas de verificação de fatos. Casos de estudo reais serão analisados para ilustrar os desafios enfrentados e as melhores práticas desenvolvidas, proporcionando uma compreensão aprofundada e prática do tema.

Cristiane é doutora em Ciências da Informação com especialidade em Jornalismo e Estudos Mediáticos (UFP/Portugal-UFRGS). Graduada em Comunicação Social – Jornalismo (Ufam) e Mestre em Ciências da Comunicação (Ufam). É professora adjunta do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/Ufam). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Amazônia (Trokano/Ufam), coordenadora do projeto de extensão Portal da Ciência (FIC/Ufam). Tem interesse por temas como Divulgação Científica e Tecnológica, Inteligência Artificial e Desinformação.

SOBRE O PIC

O Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia tem como objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e inovação tecnológica nos Determinantes Socioculturais, Ambientais e Biológicos do Processo Saúde-Doença-Cuidado para a melhoria das condições sociossanitárias na Amazônia;  estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação em suas atividades científicas, tecnológicas e profissionais; e proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas estudados ou alvo da pesquisa.

PREMIAÇÃO

Os projetos que se destacarem durante a 21ª Raic, recebem premiação, sendo um em cada categoria. A premiação destaca anualmente projetos desenvolvidos por estudantes que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIC) da Fiocruz Amazônia. Os bolsistas são avaliados por relatórios submetidos a uma banca de especialistas de diversas instituições do Estado e nacionais, de acordo com a temática.

ILMD / Fiocruz Amazônia, Por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento