Centro de Estudos abordará o tema “Amazônia, Bioeconomia e Biotecnologia: atuação do laboratório de Micologia do INPA”

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promoverá na próxima sexta-feira, 19/04, às 10h, a palestra “Amazônia, Bioeconomia e Biotecnologia: atuação do laboratório de Micologia do INPA”, a ser ministrada pelo pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) João Vicente Braga de Souza, com experiência em biotecnologia e micologia. A palestra abrangerá as potencialidades da biotecnologia no desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Com formação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), além de pós-doutorado pela Universidade de Cranfield no Reino Unido, Souza tem dedicado sua carreira ao estudo da biodiversidade dos fungos da Amazônia e ao seu potencial biotecnológico em ciências farmacêuticas.  A palestra terá transmissão realizada via plataforma Zoom, através do link https://us06web.zoom.us/j/83376686417?pwd=21h95yQvpuhpRDus0L3wS3EHRYO5nZ.1 (ID da reunião 833 7668 6417 e senha de acesso 501879).

O pesquisador explica que, inicialmente, a apresentação abordará a rica biodiversidade da Amazônia, destacando que a região abriga uma significativa porção das espécies mundiais de plantas, animais e insetos, o que a torna um campo fértil para a bioprospecção e a valorização de recursos biológicos. “Serão discutidos casos de sucesso e desafios na valorização da biodiversidade para aplicações em medicina, agricultura eco-intensiva, biorefinarias e indústrias como a de mineração e alimentos, além de serviços ecossistêmicos”, resume.

A palestra será moderada pela pesquisadora Priscila Ferreira de Aquino (ILMD/Fiocruz Amazônia) e enfatizará a importância de uma bioeconomia consciente, que integre o conhecimento tradicional e moderno para a promoção de uma economia baseada no conhecimento e na sustentabilidade. Serão apresentados exemplos de como o INPA tem liderado iniciativas, sob coordenação de Souza, para explorar e preservar esses recursos, destacando o papel vital da região na bioindústria global.

SOBRE O PALESTRANTE

João Vicente Braga de Souza possui graduação em Farmácia pela Universidade do Amazonas (2000), Especialização em Biotecnologia pela Universidade Federal de Lavras (2005), Doutorado em Biotecnologia Industrial pela USP-Escola de Engenharia de Lorena (2004) e Pós-Doutorado em Biotecnologia pela Cranfield University-UK (2014). Trabalha como Biotecnólogo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2009-atual). Tem pesquisado a produção fúngica de bioativos de interesse farmacêutico (antifúngicos, biosurfactantes e colorantes) e também o desenvolvimento de ferramentas moleculares, aplicadas ao diagnóstico e caracterização de agentes causadores de micoses invasivas.

É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (UFAM) e do Programa de Pós-Graduação de Biodiversidade e Biotecnologia da Bionorte. Quanto à contribuição científica e tecnológica para inovação, Souza participou do desenvolvimento de quatro processos biotecnológicos. Além disso, é responsável pelo Laboratório de Micologia do INPA. Quanto aos prêmios e honras, em 2009, foi convidado a ser membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e recebeu menção honrosa do Senado Brasileiro. Em 2014, recebeu o Prêmio Sebastião Ferreira Marinho do CRF-AM e, em 2019, menção honrosa da Câmara de Vereadores da Cidade de Belém.

ILMD/Fiocruz Amazônia, Júlio Pedrosa

Imagem: Mackesy Nascimento