Fiocruz Amazônia realiza workshop para apresentar serviços e estrutura dos cursos de pós-graduação
O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) deu prosseguimento à programação de atividades da Abertura do Ano Letivo 2024, com a realização de um workshop voltado para os novos alunos dos programas de pós-graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBIO-Interação) e de Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA), nesta quarta, 6/03, e quinta-feira, 7/03. Durante o IV Workshop da Pós-Graduação, foram apresentados os serviços oferecidos pela Vice-Diretoria de Educação, Informação e Comunicação (VDEIC), por meio da Secretaria Acadêmica (SECA), Serviço de Pós-graduação (POSGRAD), Biblioteca, Associação dos Pós-Graduandos (APG), Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e Comissão de Biossegurança da unidade.
“Esse momento de interação com os alunos dá continuidade à programação do workshop da pós-graduação, e é algo fundamental, porque é quando temos um contato mais próximo com os alunos, conversando um pouco mais sobre as especificidades do programa, tirando as dúvidas deles. É um momento para que eles também possam conhecer um pouco mais sobre o programa em si e interagir com a coordenação, bem como conhecer os seus colegas que já estão no curso e o demais novatos também. É um momento de compartilhamento de informações da coordenação com o programa para que eles consigam fazer o seu Mestrado e Doutorado atingindo tudo que é necessário para o título de mestre e doutor”, comentou a coordenadora do PPGBIO-Interação, Priscila Aquino.
Aluna de mestrado do PPGVIDA, a enfermeira Jéssica Albuquerque Araújo, 27, disse ter se surpreendido com a acolhida, na abertura do ano letivo, e está bastante animada com o curso e a hospitalidade da Fiocruz Amazônia. “Eu me surpreendi quando eu cheguei aqui, porque eu fui muito bem acolhida, os professores, o workshop foi incrível. Eu nunca vi, na verdade, um lugar que te deixasse tão à vontade e esclarecesse, de fato, as tuas dúvidas. Cheguei e conheci pessoas novas, eu me senti muito próxima e familiarizada com o ambiente. Senti que há um cuidado por parte da coordenação do curso e da diretoria da Fiocruz, em nos proporcionar isso, em nos sentirmos à vontade. Eu agradeço muito pela oportunidade, está sendo uma experiência maravilhosa”, avaliou a mestranda
EXPERIÊNCIAS
O conhecimento e as experiências adquiridas durante o mestrado ou doutorado, em outras instituições nacionais e internacionais, foram compartilhados por egressos da Fiocruz Amazônia com os alunos novatos, nesta quinta-feira, 7. Aluna da turma de Doutorado de 2021, do PPGBIO-Interação, Alessandra Silva e Silva palestrou sobre a importância da participação em eventos científicos, como congressos, simpósios, entre outros.
“A participação em eventos científicos é importante para a troca de experiências, para a apresentação dos resultados de nossas pesquisas, além de ser uma forma de darmos uma resposta à sociedade sobre os nossos estudos, e como eles poderão se tornar políticas públicas, ajudando assim a fazer a diferença para a coletividade”, observou Alessandra.
Cursando o Doutorado em Biologia Integrativa, na Oklahoma State University (EUA), o biólogo Iago Santos, também aluno do PPGBIO-Interação, participou do workshop, via on-line, e comentou sobre as oportunidades de estudar no exterior, oferecidas por meio de editais e parcerias específicos, que contam com a participação da Fiocruz.
“Antes de tudo é necessário ter fluência realmente no idioma do país que se quer estudar, para não passar apertos, estar regularmente matriculado nas disciplinas, e saber qual o programa melhor se adequa a sua realidade, se é a chamada para o programa ‘Doutorado-sanduíche’, por exemplo, e se programar para atender os prazos dispostos no edital”, comentou.
OFICINA
Dando continuidade à programação de abertura do ano letivo de 2024, entre os dias 11 e 13/3, os alunos participação da “Oficina de Redação Científica”, ministrada pelo professor doutor Gilson Luiz Volpato, no salão Canoas, na sede do ILMD/ Fiocruz Amazônia, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus.
A oficina é uma iniciativa do PPGBIO-Interação, voltada para os alunos dos programas de pós-graduação do ILMD/Fiocruz Amazônia, e integra as atividades de abertura do ano letivo da instituição, iniciadas no dia 5 de março.
ILMD/Fiocruz Amazônia, por Síntia Maciel
Fotos: Eduardo Gomes