Diretora da Fiocruz Amazônia recebe Diploma Mulher Cidadã Amazonense em sessão especial na Assembleia Legislativa

A diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, recebeu na manhã desta sexta-feira, 7/03, o Diploma Mulher Cidadã Amazonense, como destaque na sua área de atuação – a pesquisa científica –, durante Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, 8 de Março. A diplomação atendeu à propositura da deputada estadual Mayara Pinheiro, presidente da Comissão de Saúde da ALEAM e aconteceu no Plenário Ruy Araújo. A Sessão Especial homenageou várias mulheres com atuação destacada em áreas diversas no Amazonas.

Stefanie Lopes agradeceu a homenagem e destacou a importância do papel da mulher na sociedade, no seu caso, representando a área da pesquisa em saúde pública.  “Muito se falou sobre feminicídio e entendemos a violência como sendo um problema de saúde da mulher. É muito importante receber essa honraria e estarmos aqui, juntas reforçando a luta em favor da saúde plena da mulher e do bem-estar da sociedade amazônica como um todo”, afirmou.

A diretora da Fiocruz Amazônia lembrou o esforço feito pela instituição para trazer a cada ano mais meninas e mulheres para a Ciência. “Temos a data 11 de fevereiro, dedicada às Mulheres e Meninas na Ciência, mas nossas ações acontecem ao longo do ano inteiro, não só tentando trazer mais meninas como também mostrando que precisamos desse olhar diverso na Ciência”, salientou, citando a história do vídeo “Eliana, a menina que quer ser cientista”, produzido pela Fiocruz Amazônia, inspirado na história real de uma jovem pesquisadora amazonense e que mostra às meninas e mulheres que a Ciência é um espaço para todos e todas. “Temos trabalhado muito com essa pauta e parabenizamos a Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas) pelo apoio dado a essas atividades”, frisou.

Stefanie Lopes é pesquisadora em Saúde Pública no Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). Formou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2002), onde realizou Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Genética e Biologia Molecular. Sua principal área de pesquisa é a biologia de Plasmodium vivax, com foco na compreensão do significado biológico de fenótipos citoadesivos desta espécie de Plasmodium. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBIO), de 2018 a 2022, e ocupou a Vice-Diretoria de Pesquisa e Inovação do ILMD/Fiocruz Amazônia, nos últimos dois anos.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Jùlio Pedrosa

Fotos: Júlio Pedrosa e Divulgação/ALEAM