Fiocruz Amazônia promove ciclo de atividades de popularização científica na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realizou nesta quarta-feira, 18/10, na OCA do Conhecimento Ambiental Dr. Adalberto Carim, localizada no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), a abertura das atividades da 20ª Semana Nacional de Ciência & Tecnologia (SNCT), promovidas pela Instituição, em Manaus.

Participaram da solenidade, a Diretora em exercício da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes; o coordenador-geral das Ocas do Conhecimento da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Renato Lima Júnior; o Gestor da Oca do Conhecimento Ambiental Dr. Adalberto Carim, Marzílio Pereira; a pesquisadora do ILMD, Priscila Aquino, coordenadora do Projeto CiênciaPop – ILMD/Fiocruz Amazônia: popularizando a ciência em saúde por meio de ferramentas digitais, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

No período da manhã a atividade recebeu os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Sant’Anna, situada à Av Andre Araujo, 2290- Petropolis, Manaus – Amazonas. Após abertura do evento, os estudantes puderam conferir a exposição do curta metragem “Heliana, a menina que virou cientista” produto do projeto “Menina hoje, cientista amanhã: na trilha da carreira científica na Amazônia” coordenado pela Dra Stefanie Lopes e financiado pela Fapeam (Edital POP CT&I) e pela Fiocruz através do Programa Meninas e Mulheres na Ciência (Chamada para as unidades regionais)   No filme, a personagem principal representa os desafios de crescer e estudar em um ambiente remoto na amazônia, ser jovem e mulher.

Com palavras de estímulo, a Diretora em exercício, Stefanie Lopes, falou sobre as ações realizadas pela instituição durante o evento, e destacou o relevante trabalho desenvolvido pela Fiocruz, através do Programa Mulheres e Meninas na Ciência, que incentiva a inserção de mais mulheres no universo científico. “A Fiocruz está comprometida com a promoção da equidade de gênero na Ciência, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030”, disse.

A visitação contou com exposições simultâneas. A mostra “Aqui tem ciência, Aqui tem Fiocruz” contou com duas exposições que foram preparadas por bolsistas , estudantes de Pós-graduação e pesquisadores da Instituição. A exposição “Metamorfose dos insetos”, que apresentou o ciclo de vida do mosquito Anopheles, flebotomíneos (mosquito palha, tatuquira, cangalhinha e birigui) e Culicoides (maruim).

Já a exposição “Vida invisível: conhecendo os microrganismos”, teve como objetivo, ofertar conhecimento aos jovens e adultos sobre uma das áreas da biologia que estuda todos os aspectos dos microrganismos, ou seja, a microbiologia. Nessa exposição, os monitores falaram sobre o modo de vida, a fisiologia, o metabolismo, e as relações com o meio ambiente dos microrganismos causadores das enteroparasitoses ou doenças parasitarias acometidas por parasitas intestinais, que compreendem os grupos dos helmintos e protozoários.

Para o coordenador do Setor Ocas da SEMED, Renato Lima, a atividade ofertada pela Fiocruz Amazônia atendeu as expectativas e coincidiu com os objetivos do espaço. “A Oca é um espaço de educação ambiental e a Fiocruz é uma parceira antiga nossa, tanto do CIGS como da SEMED. Esse momento casou bem, pois já tínhamos uma exposição entomológica acontecendo e, isso faz com que o trabalho que a Fiocruz está desenvolvendo nesse momento, traga ainda mais valorização para esse espaço. Esperamos que isso também seja uma semente de conhecimento para os alunos que estão aqui presentes”, pontua.

Entre as curiosidades que chamaram atenção dos alunos, a explanação sobre a importância das bactérias e dos fungos na saúde humana como causadoras de doenças, suas características macro e micro morfológica, bem como a grande importância no ecossistema, na economia e biotecnologia foi o destaque. As características desses microrganismos foram expostas através de placas com culturas vivas, antibiogramas, lâminas, fotos e banner.

Sucesso em diversas ações da Fiocruz Amazônia, o Jogo das ODS: Tapetão da Saúde e Sustentabilidade promoveu a interação entre os estudantes que puderam mostrar seus conhecimentos sobre as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS – da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O jogo consiste em uma dinâmica de perguntas e trocas de ideias acerca das metas e sua importância, de forma que os estudantes façam interações e reflexões sobre seu próprio contexto escolar.

A ideia da dinâmica é trazer os temas discutidos em cada meta dos ODS para o mais próximo da realidade escolar, e que o estudante possa refletir sobre as formas de alcançá-los. Na ocasião, dá-se início ao jogo com um grande dado, no qual os números são descritos também com a linguagem de libras. Nos grupos formados, o estudante deverá responder ou colocar a sua ideia sobre a meta dada pelos números do grande dado ao ser lançado dentro do tapetão. Os estudantes que responderem irão sendo incluídos no jogo, adentrando ao tapetão, no intuito de que o jogo seja de inclusão e não de competição

As atividades seguem até sexta-feira (20), em três municípios do estado: Tabatinga, Presidente Figueiredo (1.108 Km e 117Km distantes da capital, respectivamente) e Manaus.

Pop CT&I

O Pop CT&I visa incentivar e apoiar a realização de eventos de popularização da ciência, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, prioritariamente no interior do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia/2023 e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas.

Os projetos devem propor a organização e execução de atividades que abordem as diversas áreas do conhecimento, como também o tema central da SNCT/2023, a serem desenvolvidas ao longo do mês de outubro e novembro de 2023, especialmente durante a Semana Estadual de CT&I no Amazonas.

ILMD Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos: Eduardo Gomes