Um balanço dos avanços obtidos ao longo dos últimos dois anos da atual gestão do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) foi apresentado, no último dia 15/08, pela diretora da unidade, Adele Schwartz Benzaken, durante a Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do ILMD/Fiocruz Amazônia. A apresentação fez parte da programação de aniversário de 29 anos da instituição. O relatório trouxe um apanhado das realizações nas áreas de gestão, gestão de pessoas, ações em parceria, melhorias na infraestrutura, articulações interinstitucionais, captação e execução de recursos, aproximação a grupos sociais vulnerabilizados, ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação. O objetivo da apresentação foi o de dar transparência às atividades e aos resultados ao longo do segundo ano de atuação da atual gestão, entre os meses de agosto de 2022 a julho de 2023.

Entre os feitos destacados, estão a aprovação recente do novo Regimento Interno da Fiocruz Amazônia, com mudanças em pontos específicos após discussões e apreciação do Conselho Deliberativo; o aumento do número de colaboradores, sendo mais da metade deles com alguma ação de capacitação realizada (mestrado, doutorado e pós-doutorado); estruturação do Espaço Saúde e Bem-estar do ILMD/Fiocruz Amazônia. Na parte de infraestrutura, a gestão foi responsável pela finalização da planta arquitetônica da nova sede (que ficará localizada na área cedida pelo 1º Batalhão de Infantaria de Selva-BIS), a substituição da infraestrutura hidráulica da Estação de Pesquisa Avançada do Rio Pardo; estacionamento do ILMD; recebimento do trailer adaptado como ambulatório; reformas dos forros e do escritório de projetos, entre outros. A gestão realizou também a atualização do Parque Computacional, com a aquisição de equipamentos.

As articulações interinstitucionais foram um dos pontos fortes da atual gestão. Ao longo de um ano, aconteceram reuniões com autoridades do legislativo, Executivo e organizações nacionais com a finalidade de apresentar portfólio de projetos da Fiocruz Amazônia para possíveis financiamentos. O ILMD/Fiocruz Amazônia recebeu também visitas de comitivas internacionais, a exemplo da Universidade de Pittsburgh (USA), Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Centro de Prevenção de Controle de Doenças (CDC-USA), Cardiff University (Reino Unido), Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e Consulado Geral do Japão em Manaus.

Foram firmados 13 acordos de cooperação e parcerias com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto (FVSRCP), Associação dos Moradores e Usuários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (Amurmam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). A atuação do Escritório de Projetos permitiu a captação de R$ 7,7 milhões e R$ 14,1 milhões em projetos em busca de financiamento.

No quesito Ensino, a Fiocruz Amazônia marcou presença com seminários internos, workshops estratégicos de Pós-graduação, elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da Educação do ILMD/Fiocruz Amazônia (PDIE 2023/2025), oficinas de autoavaliação e planejamento estratégico, processos seletivos (mestrado e doutorado), incluindo o primeiro mestrado indígena em Saúde Pública do Brasil voltado para indígenas do Alto Solimões, região com a terceira maior população indígena do País.

INTERNACIONALIZAÇÃO

A pauta da Saúde Única está no centro dos debates, tendo a Amazônia como um dos principais focos. Nesse quesito, a internacionalização do tema levou a Fiocruz Amazônia a participar ao longo desse período de eventos internacionais, a exemplo das oficinas realizadas pela Organização Mundial da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para discussão da Vigilância Regional de Patógenos Emergentes; Universidade de Washington para discussão da Vigilância em Saúde na Região da Tríplice Fronteira; Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), com a participação de pesquisadores da Fiocruz Amazônia no Laboratório Misto Internacional Sentinela.

Por fim, as atividades de Extensão e Popularização da Ciência , com a realização de oficinas da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente , Oficina de Videos Digitais, podcasts e rodas de conversa durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), Projeto Meninas e Mulheres na Ciência – Mais Meninas na Fiocruz 2023,capacitação de agentes comunitários de saúde e de profissionais que atuam em laboratórios de saúde pública na Amazônia e oficinas de educação popular e comunicação em saúde para fortalecimento da cobertura vacinação, discussão sobre a inserção de conhecimento e práticas da Medicina Indígena na Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e incentivo à pesquisa e produção local de biofármacos.

Por fim, a diretora destacou a importância da parceria com as instituições e sobretudo do envolvimento do corpo de colaboradores da Fiocruz Amazônia no momento atual vivido pelo Brasil, de reencontro com um país plural e com o Sistema Único de Saúde (SUS).  Confira na íntegra a apresentação.