Fiocruz Amazônia tem alunos do PPGBIO aprovados no Programa de Mobilidade Acadêmica 2023 da Fiocruz

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) teve três doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBIO-Interação) aprovadas no Programa de Mobilidade Acadêmica 2023, ofertado pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz. As aprovadas são Lina Maria Pelaez Cortes, Fernanda de Almeida Batalha e Adria Maria Matos Teles, alunas do Doutorado Acadêmico do PPGBIO que tiveram as candidaturas aprovadas, em conformidade com as vagas ofertadas na Chamada de Seleção Interna da VPEIC.

O objetivo do Programa de Mobilidade Acadêmica é selecionar discentes de programas de mestrado acadêmico, mestrado profissional, doutorado acadêmico ou doutorado profissional da Fundação que tenham interesse em desenvolver projetos de pesquisa em unidades ou escritórios da Fiocruz distintas daquelas nas quais estão regularmente associados, ampliando a possibilidade de capacitação técnico-cientifica dos pós-graduandos, induzindo uma formação mais ampla e diversificada de profissionais da saúde, além de amplificar as oportunidades de interdisciplinaridade.

O período de realização das atividades do candidato deve ter no máximo 3 meses, sendo o início da mobilidade entre julho e setembro de 2023. Além das três aprovadas, o PPGBIO-Interação teve também o doutorando Eric Fabricio Marialva dos Santos classificado, em lista de espera. Os demais classificados comporão um cadastro de reserva e poderão ser contemplados, caso haja desistência por parte de algum candidato aprovado.

A pesquisadora da Fiocruz Amazônia Priscila Aquino, coordenadora do PPGBIO-Interação, afirma que o Programa de Mobilidade Acadêmica ofertado pela VPEIC vem agregar à formação acadêmica do aluno e ao projeto que desenvolve. “O Programa de Mobilidade é uma oportunidade única para os alunos principalmente das outras unidades que muitas vezes não têm a infraestrutura necessária para a realização dos seus projetos de dissertação e teses. Por meio do edital, é possível estreitar as colaborações, agregar conhecimento e até mesmo trazer novas técnicas para o laboratório e grupos de pesquisa tanto para o desenvolvimento do projeto do aluno contemplado quanto em outros projetos; de modo que, é um edital que vem agregar muito à formação acadêmica do aluno e do projeto que este desenvolve”.