Atividades de ensino do ILMD/Fiocruz Amazônia permanecerão no sistema remoto no primeiro semestre de 2022

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) informa que permanecerá com as atividades de ensino ocorrendo no sistema remoto durante o primeiro semestre de 2022. A medida atende a uma recomendação da Câmara Técnica de Ensino, vinculada à Vice-Diretoria de Ensino da Fiocruz Amazônia. De acordo com a recomendação, as aulas, exames de qualificação, defesas de tese e seminários, permanecerão no ensino remoto. Já as aulas práticas (com uso de laboratório ou em trabalho de campo) devem ocorrer desde que mantidas todas as medidas preventivas (uso obrigatório de máscaras do tipo PFF25 ou KN95, comprovante de vacinação e distanciamento social), recomendadas pela Comissão de Biossegurança do ILMD. Ficou definido ainda que haverá neste primeiro semestre, pelo menos um encontro presencial por curso e turma para acompanhamento do desenvolvimento de dissertação ou tese.

O ano letivo 2022 do ILMD/Fiocruz Amazônia também foi aberto oficialmente no último dia 15/03, de modo remoto, com a palestra do professor titular do Departamento de Física Aplicada da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Eduardo Artaxo Neto, sobre “As Mudanças Climáticas e seus Impactos sobre a Amazônia”. A vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do ILMD/Fiocruz Amazônia, Rosana Parente, explica que a persistência do estado pandêmico, o respeito e o cuidado com a saúde de todos e todas, aliado ao cumprimento das normas de biossegurança da Instituição, não permitiram que o acolhimento fosse no formato presencial.

“Nesses dois anos o ILMD preparou-se para receber seus alunos presencialmente. Nesse sentido, criamos mais um ambiente, que está sendo equipado com tecnologia de informática para melhorar o desempenho das aulas no sistema virtual e presencial, assim como os exames e defesas de dissertações e teses. Do mesmo modo, ampliou o espaço da Biblioteca “Antônio Levino” com uma sala com computadores para uso dos discentes para a pesquisa bibliográfica, leituras e preparação das atividades das disciplinas e pesquisa”, afirma a vice-diretora. Segundo ela, o parque tecnológico da sala de informática e a sala dos alunos estão sendo renovados para maior conforto e agilidade no uso das tecnologias de comunicação e informação em saúde.

A expectativa da Vice-Diretoria de Ensino do ILMD/Fiocruz Amazônia é de que a partir do primeiro semestre de 2022 o panorama global e nacional em relação da pandemia melhore, permitindo assim a retomada plena das atividades de Ensino presenciais. “As atividades de campo e laboratoriais dos nossos alunos, já estão acontecendo de forma gradativa, juntamente com os seus orientadores e os grupos de pesquisa do ILMD e de Instituições parceiras”, complementou.

ILMD/ Fiocruz Amazônia