Inscrições aberta para o I Congresso Nacional de Leptospirose na Amazônia

O Instituto Leônidas e Maria Deane – ILMD/Fiocruz Amazônia, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), promove nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, o I Congresso Nacional de Leptospirose na Amazônia – One Health. As inscrições podem ser feitas pelo site https://clamazonia.com.br/

O evento, em formato online, reunirá pesquisadores, representantes do Ministério da Saúde e de secretarias municipais de Saúde que irão debater e propor estratégias voltadas para a prevenção, diagnóstico e atendimento de pessoas acometidas por leptospirose.

A atividade visa a congregação dos profissionais que desenvolvem atividades direta ou indiretamente com leptospirose a nível nacional, para atualização e discussão de estratégias voltadas para a prevenção, diagnóstico e tratamento, que poderão se tornar futuras ações e projetos locais e regionais, consolidando um espaço com novas contribuições para o entendimento dos aspectos socioambientais que são determinantes no processo de transmissão da doença.

A organização pretende integrar a pesquisa científica sobre leptospirose produzida pelos pesquisadores de diferentes instituições, permitindo a troca de experiências e dados científicos entre as diversas entidades de pesquisa, bem como promover a discussão, entre os pesquisadores e as autoridades locais de saúde, estratégias que visem a redução de riscos de contaminação por leptospirose entre as comunidades vulnerável a essa doença na Amazônia.

Conforme a coordenadora do congresso, Luciete Almeida, a proposta é reunir a comunidade acadêmica, instituições de pesquisa, secretarias de Saúde, farmacêuticos, biólogos, vigilância sanitária e pessoas de áreas afins para trocar e reunir informações acerca do tema. “Faremos uso de trabalhos científicos, mesas redondas, relatos de experiências e conferências para subsidiar desenhos estratégicos que tenham como enfoques as leptospiroses humana, ambiental e animal. Com a discussão de estratégias voltadas para a prevenção, o diagnóstico e o atendimento aos doentes, que poderão se tornar futuras ações e projetos locais e regionais”, afirmou Luciete Almeida.

O I Congresso Nacional de Leptospirose na Amazônia propõe ainda a formação de parcerias entre pesquisadores e profissionais de saúde presentes no evento, com foco no fortalecimento do sistema de vigilância epidemiológica da doença, a nível local, estadual e regional, através do intercâmbio de informações entre instituições de pesquisa, secretarias de saúde e órgãos ambientais.