Fiocruz Amazônia promove movimento preparatório para IX Congresso Interno da Fiocruz

A primeira versão do Documento de Referência do IX Congresso Interno da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está em discussão nas unidades, câmaras técnicas e demais coletivos da Instituição. As contribuições podem ser feitas até 5/11, por meio da ferramenta on-line Consulta Pública Fiocruz, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), disponível na Intranet Fiocruz.

Nesta edição, o Congresso Interno terá como tema “Desenvolvimento sustentável com equidade, saúde e democracia: a Fiocruz e os desafios para o SUS e a saúde global”. Até o dia 10/11, ocorrem de forma virtual, quatro seminários preparatórios que discutem os seguintes temas: Desafios do Trabalho e a Fiocruz do futuro; Desafios da Saúde e a Fiocruz do futuro; Desafios da Mudança climática e do ambiente e a Fiocruz do futuro; e Desafios da Ciência e da Inovação e a Fiocruz do futuro.

No Amazonas, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) promove até o dia 29/10, o “Movimento Preparatório ILMD/ Fiocruz Amazônia”, com o objetivo de ampliar a participação da comunidade na adequação das Teses do IX Congresso Interno da Fiocruz. Participam da atividade servidores, bolsistas e terceirizados que queiram colaborar com os trabalhos da Comissão Executiva do ILMD/Fiocruz Amazônia para o Congresso Interno.

Para Stefanie Lopes, Diretora substituta do ILMD/ Fiocruz Amazônia, o movimento preparatório é de grande importância para delimitar diretrizes capazes de alinhar o posicionamento da Unidade, frente aos objetivos e missão da Fundação. “Essa semana nós tivemos uma importante mobilização do ILMD, no movimento preparatório para o Congresso Interno da Fiocruz, na qual nós tivemos a vinda da Dra Nísia Trindade, que iniciou nossos trabalhos, e sensibilizou toda a comunidade da Fiocruz Amazônia para fazer a leitura e se debruçar sobre o documento referência do congresso, detalhar como podemos nos inserir nesse planejamento da Fiocruz, para que a gente possa atuar frente à missão da Instituição, levando isso para o nosso contexto regional”, explicou.

Membro da Comissão Executiva de Coordenação do Movimento Preparatório, Maria Olívia Simão, ponderou a importância da participação das Unidades, em especial para a visibilidade de temas invisíveis em âmbito nacional. “Foi um trabalho proveitoso, feito em dois dias. Fizemos a leitura das teses, fazendo uma reflexão coletiva, a partir da contribuição de cada pessoa e seu olhar. Quando a Fiocruz dá voz a cada uma das unidades, a partir do seu olhar e sua atuação no território, as unidades conseguem contribuir para que se tenha uma ideia desse Brasil diverso. Foi muito legal discutirmos especificidades, como a ponderação sobre doenças invisíveis para o sistema nacional.

O documento é composto por pautas que devem contribuir ativamente para a formulação de políticas públicas equitativas a partir da produção de evidências sobre as desigualdades em saúde, na ciência e na educação e seus processos de determinação social.

A Fiocruz se preparar para enfrentar novos desafios que incorporam as tecnologias do novo paradigma para pesquisa, educação, comunicação e informação, indústria e os serviços, promovendo as necessárias adaptações e promoção de um padrão tecnológico para dar sustentação ao SUS frente às transformações econômicas, sociais e da CT&I em curso.

Ao término de dois dias de seminário, essas contribuições podem ser apuradas em grupos menores, em busca de uma melhor contribuição e formatação desse documento. O prazo para devolutivas das contribuições pós-seminários ocorre até o dia 26/10. O Encerramento do Movimento Preparatório ILMD/ Fiocruz Amazônia, acontecerá no dia 29/10, com a assembleia geral do Instituto.

IX CONGRESSO INTERNO DA FIOCRUZ

O Congresso Interno da Fiocruz é a instância máxima de representação da Instituição. A ele compete deliberar sobre assuntos estratégicos, relacionados ao macroprojeto institucional, sobre o regimento interno e propostas de alteração do estatuto, além de matérias de importância estratégica para os rumos da instituição.

As atividades do Congresso Interno são realizadas a cada quatro anos, e o evento é presidido pela presidência da Fiocruz. A primeira edição do Congresso ocorreu há 33 anos, durante a gestão de Sérgio Arouca.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento