Fiocruz Amazônia promove encontro com parceiros em projetos de pesquisa e em ações de ensino

Encontro organizado pela direção do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) reuniu parceiros institucionais e parlamentares para fortalecer a interação com as instituições e ampliar a capacidade de articulação do Instituto, visando a cooperação e sustentabilidade de suas ações. A reunião aconteceu na quinta-feira 21/10, no Salão Canoas, na sede da Unidade da Fiocruz no Amazonas, com a presença da presidente da Fiocruz, Nisia Trindade Lima.

Os projetos e missões organizadas por pesquisadores no interior do estado e ações desenvolvidas em parcerias ou com o apoio de emendas parlamentares foram apresentados aos participantes, por meio de vídeos e depoimentos dos chefes de laboratório de pesquisa e pesquisadores do Instituto.

A diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, Adele Schwartz Benzaken, destacou o potencial de integração que a unidade da Fiocruz no Amazonas tem com as instituições locais tanto em nível federal quanto estadual, bem como na busca de apoio por meio de emendas parlamentares para seus projetos.

“Para o encontro de hoje trouxemos um formato inovador no que diz respeito a esse tipo de reunião com autoridades locais, mas acho que conseguimos de forma didática apresentar o trabalho, as pesquisas e ações de educação que a Fiocruz Amazônia desenvolve no estado”, comentou Adele Benzaken.

Nísia Trindade, presidente da Fiocruz, participou do encontro e ressaltou a importância das parcerias para a produção do conhecimento e desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a saúde coletiva, qualidade de vida das populações e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse encontro é um espaço público de articulação e discussão, porque os trabalhos estão sendo conduzidos. Certamente o apoio que vem sendo dados pelas instituições e parlamentares continuarão, mas, quando nós mergulhamos e vemos isso em conjunto e pensamos em conjunto, a qualidade dessa integração ressurge em mais benefícios para a Fiocruz na Amazônia e para toda a Fiocruz”, comentou a presidente da Fiocruz.

A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales Mendes Silva, salientou a importância das parcerias institucionais para o desenvolvimento da ciência tecnologia e inovação e lembrou da emergência sanitária causada pela epidemia de Covid-19 no Amazonas, e que demandou ações imediatas da Fapeam. “Foram investidos quase R$ 20 milhões, recursos do estado, para o programa PCTI-EmergeSaúde/AM, que contratou 30 projetos de pesquisa, e para o estudo CovacManaus”.

O deputado estadual Serafim Correa falou da relevância das informações partilhadas durante o encontro e sugeriu que esses dados cheguem aos demais parlamentares para que seja ampliado o apoio às ações em saúde pública no Amazonas.

Para a pesquisadora Ormezinda Fernandes, o encontro foi fundamental para o apoio às pesquisas do ILMD/Fiocruz Amazônia, pois possibilitou  apresentar os laboratórios, bem como a nova gestora da Fiocruz no Amazonas. “Cada vez mais é importante a gente se aproximar desses parceiros, quer os de fomento estadual quer os da indústria. A aplicação em pesquisas feitas no estado é muito relevante”, disse a chefe do Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde.

LABORATÓRIOS DE PESQUISA

A área da pesquisa da Fiocruz Amazonia produz conhecimento científico, tecnológico e de inovação em saúde, por meio do desenvolvimento de projetos que geram dados para a saúde pública, com foco no conhecimento da realidade amazônica.

O Instituto possui seis laboratórios de pesquisa sendo eles:  de Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia (EDTA), Território, Ambiente, Saúde e Sustentabilidade  (TASS), Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde (DMAIS), Situação de Saúde e Gestão do Cuidado de Populações Indígenas e outros Grupos Vulneráveis (SAGESPI), Diagnóstico e Controle de Doenças Infecciosas na Amazônia (DCDIA) e de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA).

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas

Fotos: Eduardo Gomes