Fiocruz Amazônia mostra trabalho de vigilância de vírus a membros da Opas/OMS

A direção do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) recebeu na sexta-feira, 27/11, membros da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) para conhecerem o trabalho de vigilância de vírus emergentes, reemergentes e negligenciados na Amazônia.

Participaram do encontro pelo ILMD/Fiocruz Amazônia, o diretor Sérgio Luz e o vice-diretor de Pesquisa e Inovação, Felipe Naveca; e  pela Opas/OMS no Brasil, a coordenadora de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres, Maria Almiron, e o consultor nacional da Unidade Técnica de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres, Rodrigo Said.

Durante a reunião, Felipe Naveca  mostrou  o trabalho realizado na Fiocruz Amazônia nos últimos anos que levou sua equipe a identificar e caracterizar casos de chikungunya, zika, sarampo, doença de mão-pé-boca e, mais recentemente, de infecções pelos vírus Influenza, Sincicial Respiratório e SARS-CoV-2.

“Todas as situações mostradas são de interesse da Opas/OMS. Ficamos acordados de ampliar essas ações de colaboração ILMD/Fiocruz Amazônia e Opas/OMS, envolvendo a troca de informações estratégicas e busca por oportunidades de financiamento das ações de pesquisa e vigilância”, comentou Naveca.

Na oportunidade, os visitantes conheceram os laboratórios da unidade da Fiocruz no Amazonas.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Foto: Eduardo Gomes