Encontro de pós-graduação da Fiocruz Amazônia abordará “Interfaces da Pandemia no Brasil”

Com o tema “Interfaces da Pandemia no Brasil”, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promove entre os dias 23 e 26 de novembro, o II Encontro da Pós-graduação da Instituição. Um evento científico anual, direcionado aos pesquisadores, alunos de pós-graduação e iniciação científica, que visa discutir avanços científicos em temáticas de relevância para a pesquisa dos pós-graduandos da Unidade, além de estimular a troca científica entre os alunos dos diferentes cursos, e divulgar a pesquisa desenvolvida pelos discentes dos Programas.

Podem participar alunos de iniciação científica, de pós-graduação e pesquisadores, vinculados ou não a Instituição. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site do evento: https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/cvf-node-30225-submission-3936/programaaao/4875 a partir desta segunda-feira, 9/11. As inscrições ocorrem até o dia 22 de novembro.

O evento é realizado pela comissão organizadora, composta por pesquisadores da Fiocruz Amazônia e discentes de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA) e Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (PPGBIO-Interação).

SOBRE O EVENTO

Este ano, o tema central será a pandemia por COVID-19 no Brasil e suas diferentes interfaces segundo a perspectiva da pesquisa, ciência, inovação e âmbito assistencial. Serão quatro dias de evento totalmente online, contando com sessões de palestras, mesas-redondas, práticas integrativas, atividades culturais e exposição dos alunos egressos através de vídeos.

Para a pesquisadora Priscila Aquino, presidente da comissão organizadora, o novo formato em que acontecerá o evento, trouxe boas expectativas de alcance. “Esse ano o encontro de pós-graduação da Fiocruz Amazônia será em um formato diferente do ano passado, ele está sendo preparado para ocorrer totalmente de forma virtual, dado o contexto pandêmico em que nos encontramos. Estamos com uma expectativa positiva, de proporcionar a diferentes públicos um panorama segundo a perspectiva da pesquisa, ciência, inovação e âmbito assistencial, além de seus impactos sobre as atividades de discentes e docentes da pós-graduação”, explicou.

Além disso, frente a essa situação que a pandemia por COVID-19 impactou em diferentes segmentos, a organização selecionou temas para as sessões coordenadas e mesas-redondas, essenciais para o público em geral conhecer um pouco mais e ao mesmo tempo, interagir com especialistas da área.

Confira a programação AQUI.

ASCOM – ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagens: Mackesy Nascimento