Fiocruz Amazônia abre vagas para o Curso de Atualização em Validade e Confiabilidade de Instrumento de Pesquisa

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) informa que estão abertas até o dia 30 de agosto as inscrições para o Curso de Atualização em Validade e Confiabilidade de Instrumento de Pesquisa. O curso é destinado a estudantes de pós graduação e de graduação da área da saúde e afins, assim como para profissionais do campo da saúde, que pretendam aprimorar seus conhecimentos.

O curso tem como objetivos compreender os aspectos teóricos gerais da validação e confiabilidade de instrumentos de aferição na pesquisa epidemiológica; discutir os principais critérios de validade de instrumentos de aferição em pesquisa epidemiológica; apresentar os principais estimadores de confiabilidade, sua utilização e interpretação; e identificar os aspectos básicos da adaptação transcultural de instrumentos de pesquisa.

As aulas serão ministradas pela Professora Odaleia Barbosa de Aguiar, docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e acontecerão no período de 16 a 20 de setembro, horário matutino, totalizando a carga horária de 20h. O curso será realizado na sede da Fiocruz Amazônia, à rua Teresina, 476, Adrianópolis, Manaus.

Para inscrição acesse a plataforma do Campus Virtual da Fiocruz.

As inscrições estão sendo feitas pelo Campus Virtual da Fiocruz, por meio de Formulário disponível para este fim. Ao preencher o Formulário de Inscrição o candidato deve inserir o link do seu Currículo Lattes, no local indicado.

Estão sendo ofertadas 40 vagas cujo preenchimento obedecerá às condições dispostas no processo seletivo. Haverá cadastro reserva para o caso de desistência de algum aluno no primeiro dia do curso.

SOBRE A CERTIFICAÇÃO

Receberão certificados os alunos que tiverem assegurada, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência no Curso de Atualização em Validade e Confiabilidade de Instrumento de Pesquisa.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas