Estratégia de controle de mosquitos da Fiocruz Amazônia chega a Recife

Recife recebe projeto de controle de aedes de pesquisadores do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia).  Trata-se do projeto que utiliza como estratégia as Estações Disseminadoras de Larvicida. Na cidade, elas serão instaladas nos bairros Casa Amarela, Jordão, Ibura 3, Agua Fria 1, Cajueiro, Campina de Barreto, Fundão e IPSEP.

O treinamento das equipes locais para implantação do projeto acontece nos dias 10 e 11/6. Em seguida, nos dias 12, 13 e 14/6 serão instaladas as estações nos bairros.

O projeto avalia a eficácia das Estações Disseminadoras de Larvicida  (EDs) como alternativa no controle de mosquitos Aedes aegypti e Ae. albopictus, transmissores dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

Como tática o projeto usa os mosquitos para levarem larvicida aos seus criadouros e assim eliminar suas larvas e pupas. Uma das vantagens do uso dos mosquitos na disseminação do larvicida é que eles podem alcançar criadouros presentes em locais de difícil acesso como calhas de telhados, terrenos baldios, casas abandonadas, etc. O larvicida utilizado nas Estações é o pyriproxyfen, que não apresenta riscos à saúde humana ou a de animais domésticos

ESTAÇÕES DISSEMINADORAS

As Estações Disseminadoras de Larvicida são simples baldes plásticos, cobertos com pano preto impregnados de larvicida e que para funcionarem necessitam de uma certa quantidade de água para atrair os mosquitos.

Ao pousarem na superfície da Estação, partículas do larvicida são aderidas às pernas e corpos dos mosquitos, que acabam levando o produto para outros criadouros e, com isso, conseguem matar suas larvas e pupas, ocasionando o controle da circulação desses vetores.

Clique aqui e saiba como funciona o projeto.

Vale lembrar que o apoio da população é imprescindível para o projeto, portanto a instalação das Estações nos imóveis depende da aceitação dos responsáveis pelos imóveis.

Outra orientação é importante é que as Estações fiquem em ambientes de sombra e protegidas da chuva como áreas de serviço, varandas, garagens e fora do alcance de crianças e animais domésticos (se necessário, suspenda a Estação com um arame).

SOBRE O PROJETO

Este estudo iniciou em 2014 com experimentos feitos nas cidades de Manaus e em Manacapuru, no Amazonas. O resultado inicial foi bastante animador, o que levou, com apoio do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia, e do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (Decit & Devit/MS), da Organização Pan-Americana da Saúde-Organização Mundial da Saúde (Opas-OMS), e das secretarias municipais e estaduais de Saúde, o projeto para outras cidades, para que os ensaios ocorressem em diferentes regiões do Brasil, visando avaliar a eficácia da tática do uso das Estações Disseminadoras de Larvicida para o controle do Aedes aegypti e A. albopictus, em diferentes paisagens geográficas e escalas.

Além dos bairros anunciados para receberem as Estações Disseminadoras, outros terão acompanhamento do projeto para controle, são eles: Imbiribeira 2 e 3, Ponto da Parada, Hipódromo, Encruzilhada, Ibura 1 e 2, Dois Unidos 2 e Linha de Tiro.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Foto: Eduardo Gomes