Projeto que utiliza mosquitos para controle dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya será implantado em Fortaleza

Começa hoje, 18/2, na cidade de Fortaleza (CE), a segunda etapa para implantação de projeto de pesquisadores do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) que avalia a eficácia de alternativa para controle de mosquitos Aedes aegypti e A. albopictus, transmissores dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya.

O projeto verifica a capacidade de utilização dos mosquitos para disseminarem larvicida em seus próprios criadouros, isso porque a maioria dos criadouros está em lugares de difícil acesso, como calhas de telhados, terrenos baldios, casas abandonadas etc.

Para tanto, são utilizadas Estações Disseminadoras de Larvicida, que são  baldes plásticos, cobertos com pano preto impregnados de larvicida, e com uma certa quantidade de água para atrair os mosquitos. Ao pousarem na superfície da Estação, partículas do larvicida são aderidas às suas pernas e no corpo dos mosquitos, que acabam levando esse produto para outros criadouros e, com isso, conseguem matar larvas e pupas, inclusive em criadouros que  muitas vezes não podem ser localizados pela população e equipes de vigilância.

Clique aqui e saiba como funciona o projeto.

O projeto é amparado pelo Ministério da Saúde e conta com o apoio das secretarias de saúde estaduais e municipais. Em Fortaleza, as Estações Disseminadoras serão implantadas inicialmente no bairro São João do Tatuapé. O larvicida usado é o  pyriproxyfen, que não afeta a saúde humana e nem de animais domésticos.

Nesta segunda etapa, ocorrem nos dias 18 e 19/2 reuniões com a equipe técnica (campo, laboratório e apoio), equipe estratégica (titular da Secretaria Municipal de Saúde, coordenador de Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica, gerente e supervisor de Endemias), bolsistas do projeto e coordenador logístico do bairro.

SEMINÁRIO

Já nos dias 20 e 21/2 será realizado, também em Fortaleza, o II Seminário sobre Febre Chikungunya e outras Arboviroses no Nordeste, que tem como tema:  Compartilhar Experiências e Vencer Desafios. O evento acontecerá no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, no horário de 8h às 17h.

Durante o evento o pesquisador responsável pelo projeto, Sérgio Luz, da Fiocruz Amazônia, participará do módulo  “Inovação Tecnológica e Pesquisas: dialogando com Saberes Interdisciplinares”, no qual falará sobre os resultados e experiências já alcançados.

A pesquisa iniciou em 2014 nas cidades de Manaus e em Manacapuru, no Amazonas, onde foram apresentados resultados promissores na eliminação de larvas dos mosquitos, mesmo em ambientes adversos. Agora, com o apoio do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia, e do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (Decit & Devit/MS), da Organização Pan-Americana da Saúde-Organização Mundial da Saúde (Opas-OMS), e com apoio de secretarias municipais e estaduais de Saúde, os ensaios ocorrem em diferentes regiões do Brasil, visando avaliar a eficácia da tática do uso das Estações Disseminadoras de Larvicida para o controle do Aedes aegypti A. albopictus, em diferentes paisagens geográficas e escalas.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Fotos: Eduardo Gomes