Fiocruz Amazônia recebe visita de Marcelo Ramos

O diretor do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Sérgio Luz, recebeu nesta sexta-feira, 7/12, a visita do deputado federal eleito, Marcelo Ramos, que veio conhecer um pouco mais do trabalho da Fiocruz no Amazonas, bem como disponibilizar seu mandato a serviço de projetos significativos para a saúde no Estado.

Na oportunidade, Sérgio Luz, falou das ações e projetos desenvolvidos pela Fiocruz Amazônia, para a melhoria das condições de vida e saúde das populações amazônicas e para o desenvolvimento científico e tecnológico regional, tendo como ações a pesquisa, a educação e atividades na área de saúde pública.

“É muito importante a gente falar de saúde na Amazônia, do nosso trabalho, da nossa instituição para os parlamentares, para os tomadores de decisões e pensarmos juntos em propostas para integrar as questões da saúde, da ciência, e do desenvolvimento para o Amazonas”, disse o diretor.

Marcelo Ramos disse estar impressionado com tudo o que viu e ouviu sobre o trabalho da Fiocruz, especialmente na área de pesquisa e formação de recursos humanos para atuação na Saúde, além da capacidade institucional de desenvolver tecnologias sociais e produtos para a inovação em saúde.

“A Fiocruz, com suas limitações, principalmente no interior do Estado, nas comunidades indígenas, supri muito das necessidades da saúde, especialmente na formação de recursos humanos. Não conhecia essa outra expertise da Fiocruz de desenvolvimento de produtos e tecnologias para a saúde, e sua capacidade para a produção de fármacos”, disse o deputado ao conhecer algumas tecnologias desenvolvidas pela Fiocruz.

Marcelo Ramos, ao final do encontro, parabenizou o trabalho de pesquisadores e equipes da Fiocruz Amazônia e disse estar a estabelecendo uma pauta de ações e que já tem uma tarefa inicial que é trazer para Manaus a produção de novo medicamento para a malária, que irá reduzir os dias de tratamento da doença.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Fotos: Eduardo Gomes