Fiocruz Amazônia promove curso sobre a política de saúde das populações dos campos, florestas e águas

Entre os dias 11 e 13/12, o Laboratório de Território, Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (LTASS) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) promove o curso de atualização “A política nacional de saúde integral das populações dos campos, das florestas e das águas: perspectivas de um sistema estruturado de garantias de direitos para as populações das unidades de conservação ambiental do amazonas”.

O curso é destinado a trabalhadores, lideranças comunitárias e políticas do Estado e dos municípios, além de pesquisadores, docentes e discentes dos cursos do campo da saúde, meio ambiente e áreas afins da temática.

A atividade terá como facilitadores os professores, Marcílio Sandro de Medeiros, da Fiocruz Amazônia, e Alice Alvina Duarte de Bittencourt, da Associação de Pesquisadoras de Núcleos de Estudos e Pesquisa sobre Criança e Adolescente/SP. O curso será ministrado no Salão Canoas, sede da Fiocruz Amazônia, situada à Rua Terezina, 476 – Adrianópolis – Manaus/AM.

Segundo a coordenação, o curso pretende orientar uma proposta de ação para implementação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações dos Campos, da Florestas e das Águas nos territórios geridos por Unidades de Conservação Ambiental de Uso Sustentável no Amazonas. Um dos principais objetivos da ação é mapear os atores sociais e estratégias de ação das diferentes instituições e níveis de governo, visando organizar um espaço de gestão participativa, orientadas para à atenção à saúde.

Durante o curso, a organização espera identificar as competências constitucionais e as responsabilidades sociais das diferentes instituições e níveis de governo para a garantia dos bens e serviços sociais; apresentar experiências nas políticas públicas do país pensadas a partir da estruturação de um sistema de garantias de direitos; reconhecer as diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral das Populações dos Campos, das Florestas e das Águas e a agenda política dos movimentos sociais para a sua implementação; além de apresentar os resultados da pesquisa “Condições de vida e de saúde das populações ribeirinhas na Reserva Mamirauá”.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento