Premiação da 9ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente emociona professores e alunos

A 9ª. edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz (Obsma) chegou ao fim com o anúncio dos trabalhos destaques em nível nacional e do vencedor do prêmio especial Ano Oswaldo Cruz, além da premiação de professores e alunos cujos trabalhos foram selecionados na etapa regional. O evento aconteceu na presença de professores, estudantes, pesquisadores e presidência da Fiocruz, no auditório do Museu da Vida, no Rio de Janeiro.

Inscreveram-se nesta edição 1.228 trabalhos de todo o Brasil, desenvolvidos por 4.270 professores e 67.179 estudantes dos ensinos fundamental e médio. A equipe que coordena a Obsma ofereceu 20 Oficinas Pedagógicas a professores de 13 estados com foco nas modalidades Projeto de Ciências, Produção de Texto e Produção Audiovisual, incentivando professores e alunos foram a abordarem de forma crítica e criativa as metas globais da Agenda 2030, de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

PREMIADOS DA REGIONAL NORTE

DESTAQUES NACIONAIS

 

Clique e confira a lista  completa de trabalhos regionais premiados na 9ª Obsma.

MOMENTOS INESQUECÍVEIS

Uma semana memorável com uma programação cuidadosamente pensada, capaz de superar as expectativas de professores e alunos e que vai ficar eternamente em suas memorias, pela criatividade e zelo com os participantes, foi assim que os premiados definiram os dias passados na cidade maravilhosa.

Opinião compartilhada pela professora do ensino médio Mary Bucher, da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado, de Macapá (AP), premiada da Regional Norte, que concorreu com o trabalho Banco de Mudas de Plantas do Continente Americano no Bairro do Marabaixo, e seu aluno John Carlos Jr.

“É a segunda vez que participo da Olimpíada e ela sempre nos proporciona uma experiência, muito bacana”, disse a professora. “É um privilégio estar aqui e não vou esquecer dos dias que passamos e nem da programação com oficinas e visitas que fizemos”, comentou John Carlos.

Para o professor Paulo Roberto de Sousa, da Escola Estadual Padre José Schneider, de Santa Isabel do Rio Negro (AM), “participar da Olimpíada é uma experiência sensacional. No interior do Amazonas, não temos noção da dimensão da olimpíada. Além do prêmio, que é conhecer o Rio de Janeiro e os pontos culturais, a Olimpíada ainda nos disponibiliza ferramentas importantes para trabalharmos com as comunidades locais sobre temas relevantes como saúde e meio ambiente”.

ILUSTRAÇÃO BOTÂNICA

Dentre tantos momentos marcantes, foi oferecida aos professores e alunos uma Oficina de ilustração Botânica, ministrada pela artista Rejane Marques, do Amazonas.

A aula pratica consistiu na orientação aos participantes quanto ao uso da técnica de aquarela para ilustrar folhas e flores, de forma realista, respeitando seus detalhes, luminosidade e cores.

Ao final, com as ilustrações  finalizadas, todos ficaram satisfeitos com os resultados. Uma experiência que emocionou não só a artista, mas todos os participantes.

ATRAÇÃO À PARTE

A cerimônia de premiação da 9ª Obsma foi aberta ao público e para convidar estudantes, trabalhadores da Fiocruz e transeuntes, o boneco do cientista Oswaldo Cruz, circulou por Manguinhos, pelo Castelo da Fundação, salas e restaurantes chamando todos para o evento.

O mascote, que por onde passa faz sucesso, atraiu olhares, interagiu com o público e posou para fotos.

A Semana de Premiação da 9ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente foi realizada de 26 a 28 de novembro, e finalizou com uma avaliação positiva feita pela coordenadora do evento, Cristina Araripe, que, na oportunidade, anunciou a realização da 10ª. edição, para 2019.

A Obsma é um projeto educativo bienal promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país. O projeto tem como principais objetivos reconhecer o trabalho desenvolvido por professores e alunos nas escolas e a cooperação com a divulgação de ações governamentais criadas em prol da educação, da saúde e do meio ambiente.

Ascom-ILMD/Fiocurz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Fotos: Peter Ilicciev e Marlúcia Seixas