Fiocruz Amazônia sedia oficinas do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

Iniciaram nesta quarta-feira, 30/5, as oficinas do 13º Congresso Internacional da Rede Unida. O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), co-organizador do Congresso, sediou as oficinas “Determinantes sociais da saúde na Amazônia: explorando uma abordagem territorial” e “Dança Circular: uma poderosa prática de bem-estar e desenvolvimento pessoal”, reunindo gestores, trabalhadores, movimentos sociais, estudantes de graduação e pós-graduação.

A oficina sobre determinantes sociais da saúde na Amazônia, foi proposta pelos pesquisadores Patrícia Tavares Ribeiro, Alexandre San Pedro Siqueira, Paulo Henrique Barbosa Andrade, do Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (CEPIDSS/ENSP/FIOCRUZ), e também por Rodrigo Tobias, pesquisador do ILMD/Fiocruz Amazônia, presidente desta edição do Congresso.

A atividade apresentou e discutiu questões desenvolvidas no processo de realização do seminário intitulado “Desenvolvimento, Governança Territorial e Saúde: Determinantes Sociais da Saúde na Região Norte”, e objetiva apresentar uma perspectiva teórico-metodológica sobre abordagem territorial aos Determinantes Sociais da Saúde (DSS), uma síntese de estudos exploratórios sobre temas específicos relacionados à Região Norte, bem como uma síntese dos resultados alcançados no referido seminário.

Segundo Patrícia Tavares, coordenadora do CEPIDSS/ENSP/FIOCRUZ, a oficina visa contribuir para a reflexão e aprofundamento sobre temáticas relevantes referentes aos determinantes sociais da saúde em geral, e especificamente na Região Norte, na perspectiva do desenvolvimento de uma abordagem territorial para governança da saúde no SUS. “A partir de uma atualização dessas dinâmicas mais recentes, que se introduziram pela globalização, estamos buscando olhar novamente para o processo saúde-doença como um processo socialmente determinado na configuração atual dessas relações no mundo”, destacou.

[huge_it_video_player id=”12″]

DANÇA CIRCULAR

A oficina sobre dança circular, teve o intuito de possibilitar uma comunicação sem palavras e mais comunhão, integração, união e amorosidade entre as pessoas. A atividade foi proposta pela Presidente da seção DF da Associação Brasileira de Enfermagem e Técnico de Assistência de Saúde, da Secretaria de Estado De Saúde Do Distrito Federal (SES/DF), Zulmira Maria Barroso da Costa.

De acordo com Zulmira, especialista em Enfermagem Ortopédica e Reabilitação Física, a dança circular, atua como canal para transformação, em diversos planos e níveis da existência individual e grupal através de uma vivência, viabilizada pela cooperação e sintonização em frequências vibratórias canalizadas pelas danças.

A ação visou promover os seguintes benefícios aos participantes: harmonia entre corpo-mente-espírito; elevação da auto-estima; consciência corporal; aprendizagem criativa com inteligência integral e expansão de habilidades; ampliação do potencial humano com a vivência da arte, do lúdico, do belo, do prazer e da alegria; reconhecer, valorizar e fortalecer as identidades culturais Brasileiras (locais/regionais/nacionais), para o encontro criativo e harmônico com os outros povos; sensibilização para a vivência de valores humanos e princípios éticos universais; aprender a conhecer, fazer, conviver, ser, pilares básicos da educação sustentável.

ABERTURA

A abertura oficial do evento será realizada nesta quarta-feira, 30/5, às 18h, no auditório Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e as demais atividades distribuídas entre os auditórios do Setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.  Entre os destaques da programação está o Encontro Nacional das parteiras tradicionais e a Conferência do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

SOBRE O CONGRESSO

O Congresso acontece entre os dias 30/5 e 2/6 de 2018. Realizado pela primeira vez na Região Norte e na Cidade de Manaus, o congresso pretende propor o debate em torno da saúde, educação, arte e cultura, da participação cidadã, da gestão e do trabalho em saúde na perspectiva do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema “Faz escuro, mas cantamos: redes em re-existência nos encontros das águas”, o 13ª Congresso Internacional da Rede Unida reunirá trabalhadores da saúde, usuários do SUS, pesquisadores, estudantes, professores, gestores e representantes de movimentos sociais.

São parceiros desta edição a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Saúde (MS), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Secretaria de Estado da Cultura (SEC), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) e ILMD/Fiocruz Amazônia, co-organizador do Congresso.

Agência Rede Unida de Comunicação, por Eduardo Gomes (Ascom/ILMD Fiocruz Amazônia)
Fotos: Eduardo Gomes