Fiocruz Amazônia lança duas novas publicações disponíveis para download

Estão disponíveis no site do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), duas novas publicações da Instituição para download: o periódico Cadernos Técnicos da Fiocruz Amazônia com o tema Diagnóstico Situacional em Saúde do Trabalhador de autoria do Dr. Rafael Petersen, Tecnologista em Saúde Pública e o Manual do Estagiário coordenado por Luciene Araújo, Chefe do Serviço de Gestão do Trabalho .As publicações foram elaboradas no âmbito do Projeto de Gestão e Desenvolvimento Institucional (PGDI/ILMD/FIOTEC – Projeto Nº CPqLMD001 – FIO 15 – PDI.

O periódico Cadernos Técnicos da Fiocruz Amazônia, editado pela Vice-diretoria de Pesquisa e Inovação do ILMD, aborda assuntos relacionados a boas práticas de gestão, diagnósticos técnicos, relatórios e outros produtos associados ao funcionamento de instituições de pesquisa e formação de recursos humanos na área de ciência, tecnologia & inovação em saúde.

Para o Diretor da Fiocruz Amazônia, Sérgio Luiz Bessa Luz, o material possibilitará maior reflexão sobre novas práticas e políticas de interesse da sociedade. “Espero que este material informativo incentive a reflexão de profissionais e gestores na formulação de novas práticas e políticas de interesse público, baseadas em evidências e novos conhecimentos”, destacou.

O conteúdo da publicação é resultado da produção técnica e didática de tecnologistas, profissionais de gestão, professores, alunos, pesquisadores e outros técnicos de ciências da saúde e áreas afins. Todas os tópicos abordados são rigorosamente revisados e apresentados de forma concisa e acessível.

Segundo Maria Olívia Simão, da comissão de elaboração da publicação, a ideia é que o periódico possa futuramente nortear ações de melhoria em outros ambientes. “São formas de implantarmos boas práticas, que estão associadas ao fazer do cotidiano do gestor, do técnico, da melhoria da gestão, que podem ser colocadas como boas práticas para que outros possam ver o que foi realizado, e posteriormente reproduzir isso em outros espaços”, disse.

MANUAL DO ESTAGIÁRIO

Pensando no bem-estar dos estagiários, um manual foi lançado com a finalidade de orientar e transmitir informações que o ajudem no desempenho de suas atividades. Na publicação, é possível encontrar informações importantes e úteis para a atuação na Instituição.

Para Luciene Araújo, chefe do Serviço de Gestão do Trabalho da Fiocruz Amazônia, a publicação representa uma ação de grande relevância para os estagiários da instituição. “Esse é um instrumento muito importante para o estagiário, tem o objetivo de orientar e ajudar no desempenho de suas atividades, além de levar conhecimento sobre seus direitos e deveres”, disse.

O Manual aborda principalmente as especificidades do Programa de Estágio Curricular (PEC) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). No ILMD/ Fiocruz Amazônia, o PEC é coordenado pelo Serviço de Gestão do Trabalho (SEGET).

Para facilitar a distribuição e o acesso e minimizar custos, em breve, serão lançados cartões impressos com QR code dos produtos.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes