COLEÇÃO BIOLÓGICA DO INSTITUTO LEÔNIDAS E MARIA DEANE – CBILMD
ILMD/Fiocruz Amazônia
ILMD/Fiocruz Amazônia
O Brasil destaca-se por ser detentor da maior biodiversidade do planeta e parte dela encontra-se na Região Amazônica. Essa tamanha variabilidade genética pode ganhar ainda mais valor quando devidamente organizada, classificada, documentada e disponível para acesso sempre que houver demanda, seja ela para pesquisa ou aplicações tecnológicas. Atento a isso, em 2001, o então Escritório Técnico da Fiocruz na Amazônia hoje Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) insere na sua política institucional a Coleção Biológica como um eixo agregador de suas linhas de pesquisas. As coleções biológicas são recursos estratégicos, de segurança nacional, que podem fazer parte da infraestrutura de inovação do país. As informações contidas nestas coleções são recursos-chave para que o país possa utilizá-las no estabelecimento de estratégias rápidas e eficientes para o desenvolvimento científico e tecnológico.
A Coleção Biológica do ILMD conta com 1455 amostras entre fungos filamentosos, leveduras e bactérias, identificadas, conservadas (sob óleo mineral e bloco de ágar em água destilada e meio liquido TBS-Glicerol 20%, ágar sólido estok). As culturas de fungos filamentosos estão parcialmente caracterizadas quanto à produção de antibiose e enzimas de interesse industrial. Os gêneros de fungo de maior ocorrência são Penicillium, Aspergillus e Trichoderma. Foram isolados dos mais diversos substratos da região Amazônica como, por exemplo, solo, água, plantas, frutos e ar. As amostras bacterianas são provenientes de amostras clínica (orofaringe e fezes humanas), meio ambiente (água dos rios, igarapés e vegetais e da microbiota bucal de animais). As principais bactérias são: Salmonella spp, Eschericha coli, Shigella spp e Neiseria meningitidis. Já iniciamos os procedimento para liofilização de todo o acervo da CBILMD. O acervo é de relevante importância uma vez que é composto de linhagens microbianas isoladas de diferentes substratos da Amazônia brasileiro, região ainda pouco explorada quanto à sua riqueza microbiana.
Ormezinda Celeste Cristo Fernandes
E-mail – ofernandes@amazonia.fiocruz.br
Endereço para correspondência – Rua Teresina, 476 – Adrianópolis – CEP – 69057-070
Fone: (92) 3621-2337 Fax: (92) 3621-2399
Fiocruz Amazônia apresenta estudos sobre teste rápido para diagnóstico da gripe aviária (H5N1) no Seminário Marco Zero da Chamada Pública CNPq/MCTI
/em Notícias /por Julio OliveiraO Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) foi uma das instituições de pesquisa brasileiras a participar, na última quarta-feira, 15/02, em Brasília, do Seminário Marco Zero, para a apresentação dos projetos contemplados na Chamada para enfrentamento da Gripe Aviária (H5N1) promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Saúde (MS). O pesquisador da Fiocruz Amazônia, Luís André Morais Mariúba, que coordena o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da unidade da Fiocruz em Manaus, apresentou o projeto para o desenvolvimento do kit teste diagnóstico imunocromatográfico para o enfrentamento da gripe aviária H5N1 com anticorpos IgY.
Mariúba explica que o seminário, além de permitir a discussão de aspectos relacionados à execução dos projetos, foi também uma oportunidade de formação de parcerias para avanços da pesquisa nesta área. O evento foi subdividido em seis linhas temáticas para as apresentações dos estudos. O pesquisador da Fiocruz Amazônia se apresentou na Linha Temática 5 referente às ações para diminuição da dependência externa de insumos para diagnóstico, tratamento e prevenção da H5N1. “Apresentei nosso projeto que foi aprovado para o desenvolvimento de um teste diagnóstico tanto utilizando os anticorpos IgY, produzidos em ovos de galinha quanto resultados usando outra metodologia por meio da recombinação e expressão de antígenos recombinantes em hospedeiro bacteriano, no caso a E.coli (Escherichia coli)”, explica Mariúba.
O pesquisador destaca ainda que a apresentação foi importante no sentido de possibilitar o estabelecimento de novas parcerias que permitirão a validação dos anticorpos. “Conseguimos alcançar esse objetivo aqui nessa reunião no sentido de conseguir parcerias para obtenção de amostras para serem testados futuramente quando o teste estiver pronto”, frisou. O seminário aconteceu na Sala dos Conselhos do MCTI, na Esplanada dos Ministérios em Brasília. A Chamada Pública do CNPq para Enfrentamento da Gripe Aviária visa atender da melhor forma possível às necessidades estratégicas do Sistema Único de Saúde (SUS) para o combate ao H5N1.
SOBRE A GRIPE AVIÁRIA
No final da década de 1990, o vírus H5N1 apareceu na China, causando alta mortalidade em aves selvagens e casos humanos ocasionais. Posteriormente, ele chegou à Europa por meio de aves migratórias e começou a circular maciçamente e a se diversificar. Desde 2020, uma variante altamente virulenta do H5N1 (denominada 2.3.4.4b) foi detectada e infectou muitas aves: patos, gansos, gaivotas, galinhas, pelicanos, cisnes, abutres, águias, corujas, corvos. Espécies anteriormente livres da doença sofreram mortalidades sem precedentes.
Além disso, não apenas o número, mas a extensão dos surtos na Ásia, na Europa, na África e nas Américas aumentaram significativamente. Centenas de milhões de aves foram abatidas nos EUA e na Europa. O vírus H5N1 pode ser classificado como uma verdadeira pandemia em aves, o que é chamado de panzoótico. Já existem relatos da ocorrência da doença em humanos e recentemente houve um aumento de registros do número de mamíferos infectados.
ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa
Fotos: Divulgação/MCTI
Abertura da 32ª RAIC é transmitida para bolsistas de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia
/em Notícias /por Carlos GomesOs bolsistas do Programa de Iniciação Científica (PIC) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), participaram na manhã desta quinta-feira, 16/5, de forma híbrida, do evento de abertura da 32ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O evento faz parte do calendário do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi transmitido ao vivo, pelo canal oficial da Fiocruz no YouTube, para toda a comunidade da Fiocruz Amazônia, no Salão Canoas, auditório da Instituição.
Para o coordenador do PIC da Fiocruz Amazônia, Yury Oliveira Chaves, pesquisador no laboratório de Diagnóstico e Controle e Doenças Infecciosas da Amazônia (DCDIA), a transmissão do evento para os alunos do ILMD, objetiva maior interação com as ações do programa em âmbito nacional. “A participação dos alunos regionais, na abertura da Reunião Anual de Iniciação Científica, que acontece no Rio de Janeiro, é importante pois amplia a visão científica desses alunos, que acabam tendo a noção da dimensão e da importância da Fiocruz, em promover a Iniciação Científica em diversos estados do Brasil”, explica.
De acordo com Yuri, ainda que de maneira híbrida, o conhecimento sobre realidades distintas em que o programa é executado, possibilita aos estudantes de graduação, amplo conhecimento sobre as áreas de pesquisa em que a Fiocruz desenvolve estudos científicos. “A participação de forma híbrida para a abertura, aproxima os alunos à realidade de outras instituições, principalmente a Instituição sede, fornece ao aluno conhecimento sobre diversas áreas, em que essas Unidade atuam, além da possibilidade de conhecer as principais linhas de pesquisa que a Fiocruz trabalha com os alunos de Iniciação Científica”, pontua Chaves.
Para a bolsista do PIC – ILMD/Fiocruz Amazônia, Kamila Araujo, a troca de saberes proporcionada no evento, foi uma experiência enriquecedora. “Achei maravilhosa a oportunidade de participar de um evento tão incrível quanto esse da Fiocruz, ainda mais para as novas gerações, é realmente empolgante ter acesso as pesquisas e, poder contribuir para avanços tão relevantes. Conhecer como funciona o programa em outras Unidades da Fiocruz em todo o Brasil, foi uma verdadeira fonte de inspiração. Vejo como uma oportunidade única de aprender, trocar ideias, estabelecer conexões genuínas com pessoas que compartilham da mesma paixão pela pesquisa e, pela saúde pública”, descreve.
A Raic é um evento anual e obrigatório do CNPq, além de ser organizado com a finalidade de acompanhar o progresso dos bolsistas e avaliar o seu rendimento, sendo uma atividade imprescindível dos programas.
FIOCRUZ AMAZÔNIA
A 21ª Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic), no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIC) da Fiocruz Amazônia, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), acontece entre os dias 4 e 7/6.
O evento acontece anualmente em todas as unidades da Fiocruz. e possibilita que os bolsistas apresentem os resultados dos projetos desenvolvidos no período de vigência do Programa, por meio da exposição e discussão de seus trabalhos, para avaliação dos projetos e intercâmbio de experiências entre estudantes, pesquisadores e demais profissionais.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
O Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia tem como objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e inovação tecnológica nos Determinantes Socioculturais, Ambientais e Biológicos do Processo Saúde-Doença-Cuidado para a melhoria das condições sociossanitárias na Amazônia; estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação em suas atividades científicas, tecnológicas e profissionais; e proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas estudados ou alvo da pesquisa.
ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Eduardo Gomes
Fotos: Eduardo Gomes
Centro de Estudos irá abordar anticorpos antiamarílicos e desfecho da gestação em gestantes que apresentaram infecção por Zika
/em Notícias /por Carlos GomesO Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promoverá nesta sexta-feira, 17/05, às 10h, a palestra “Níveis de anticorpos antiamarílicos e desfecho da gestação em gestantes que apresentaram infecção por Zika. Estudo de coorte em Manaus, Brasil”, a ser ministrada pela biomédica, Isa Cristina Ribeiro Piauilino, doutoranda do Curso de Doenças Tropicais e Infecciosas, do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em convênio com a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).
Na oportunidade, a palestrante irá apresentar estudos que abordam a aferição de anticorpos antiamarílicos, por teste de neutralização por redução de placa (PRNT) em amostras de gestantes infectadas por Zika, com desfechos graves da gestação (perda fetal, natimortalidade ou microcefalia no recém-nascido); desfecho moderado (parto prematuro, baixo peso ao nascer e/ou atraso no crescimento intrauterino) e sem desfecho adverso.
A palestra ocorrerá em formato online e pode ser acompanhada por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/84535221416?pwd=cPkLJ4iOYdoXD3ulldAS7sWVvPcEmF.1 , utilizando (ID da Reunião: 845 3522 1416) e (Senha de acesso: 784851)
SOBRE A PALESTRANTE
Biomédica graduada pelo Centro Universitário FAMETRO, Isa Piauilino, é Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) em convênio com a FMT-HVD. Atualmente é doutoranda em doenças tropicais e infecciosas pelo programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da UEA em convênio com a FMT-HVD.
CENTRO DE ESTUDOS
O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.
Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.
ILMD Fiocruz Amazônia, Por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento, ILMD Fiocruz Amazônia
Fiocruz Amazônia e presidência da Comissão de Saúde da ALEAM reúnem-se para tratativas estratégicas institucionais
/em Notícias /por Carlos GomesA diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Stefanie Lopes, esteve na manhã desta quarta-feira, 15/5, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), em uma visita institucional à deputada Dra. Mayara Pinheiro, Presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia. Projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Instituto nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação, Ensino, além da melhoria de infraestrutura, estiveram na pauta da reunião que abordou ainda a programação das atividades alusivas ao aniversário de 30 anos da Fiocruz Amazônia.
Segundo a Diretora, Stefanie Lopes, a visita além de tratativas estratégicas para as atividades desenvolvidas no instituto, visa aproximar ainda mais as ações da Fiocruz Amazônia e a Comissão de Saúde da assembleia. “Hoje visitamos o gabinete da deputada Mayara, nessa aproximação da Fiocruz em seus 30 anos, com a Comissão de Saúde aqui da ALEAM, para tratar sobra as atividades comemorativas, sobre a possibilidade de fomento das nossas atividades por emendas e, convidando-a para visitar nossa instituição, para conhecer nossas ações in loco. Foi muito bom conversar com ela”, explica.
Médica por formação, a Deputada Mayara Pinheiro, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo ILMD/Fiocruz Amazônia, e demonstrou-se entusiasmada em conhecer de perto os projetos de pesquisa em andamento na Unidade. “Recebemos aqui com muito prazer a Stefanie, diretora dessa instituição que é a Fiocruz, tão respeitada no nosso Estado e, coloco meu mandato à disposição da Fiocruz. Tenho muita admiração pelo trabalho executado por essa instituição, até mesmo por ter sido egressa, já tendo desenvolvido projetos de pesquisa no instituto. Em breve visitarei a Fiocruz Amazônia pessoalmente, para conhecer de perto os projetos que estão sendo executados”, pontua.
Na oportunidade, Stefanie agradeceu ainda pelo Diploma Mulher Cidadã Amazonense, de propositura da deputada estadual Mayara Pinheiro, que durante Sessão Especial na ALEAM, homenageou várias mulheres com atuação destacada em diversas áreas no Amazonas. A diretora da Fiocruz Amazônia recebeu o diploma, em referência ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, como destaque na área da pesquisa científica.
30 ANOS ILMD/ FIOCRUZ AMAZÔNIA
Instituído oficialmente por meio da Portaria Fiocruz nº 195, de 19 de agosto de 1994, como Escritório Técnico da Amazônia (ETA-Fiocruz), o ILMD/ Fiocruz Amazônia completa, no dia 19 de agosto de 2024, seus 30 anos. Eventos científicos, culturais, de popularização da ciência e difusão do conhecimento científico e tecnológico, marcam as comemorações, que vão ocorrer este ano.
O anúncio da programação com todas as ações e eventos, ocorrerá no dia 27/5, durante a Cerimônia de Lançamento do Slogan alusivo aos 30 anos, bem como do Selo Comemorativo.
ILMD / Fiocruz Amazônia, Por Eduardo Gomes
Fotos: Eduardo Gomes
Divulgada 1ª Republicação da Chamada Pública do curso de Doutorado em Saúde Pública na Amazônia – DASPAM
/em Notícias /por Carlos GomesO Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituições associadas que compõem o curso de Doutorado Acadêmico Em Saúde Pública na Amazônia, por intermédio da Diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, Instituição gestora da Associação, divulgaram nesta segunda-feira, 13/5, a 1ª Republicação da Chamada Pública N.º 005/2024, com alterações no anexo III do edital, considerando a oferta de mais uma vaga para o processo seletivo.
Confira AQUI a 1ª Republicação
Interessados em solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, tem até o dia 16/5, para requerer isenção da taxa. O candidato deve enviar (como anexo) para o endereço drsaudepub.ilmd@fiocruz.br, em arquivo único, no formato pdf, colocando como assunto do e- mail: Pedido de isenção de pagamento de inscrição, seguido dos documentos descritos no edital.
A admissão ao Curso de Doutorado, objeto desta Chamada Pública, será efetuada através de processo seletivo composto de 3 (três) etapas: 1ª Etapa – Homologação das inscrições. (Etapa eliminatória em caso da falta ou invalidade de algum documento); 2ª Etapa – Provas de múltipla escolha e discursiva de Saúde Coletiva. (Etapa eliminatória em caso de ausência do candidato ou nota obtida inferior a 7,0 pontos na prova de múltipla escolha); 3ª Etapa – Entrega e pontuação do pré-projeto de pesquisa, avaliação do currículo Lattes documentado e Prova Oral. (Esta etapa também será eliminatória, podendo a eliminação ocorrer em caso de o candidato não alcançar a nota mínima na Prova Oral (7,0 pontos), em caso da não entrega do pré-projeto ou do currículo e documentos comprobatórios, ou em caso de não comparecimento na Prova Oral no dia e horário estipulados no processo seletivo).
Para esta Chamada Pública estão sendo oferecidas até 15 vagas, para ingresso a partir de setembro de 2024. Poderão participar do processo de seleção, candidatos portadores de diploma de graduação de duração plena, devidamente reconhecido pelo MEC e de diploma de Mestre em Saúde Coletiva ou áreas afins. O Curso será ministrado em regime integral, com duração mínima de 24 meses, e máxima de 48 meses, incluindo a realização da defesa de tese.
O Curso possui área de concentração em Estudos de Processo Saúde/Doença/Cuidado na Amazônia, e duas linhas de pesquisas: Linha 1- Dinâmica, diagnóstico, cuidado clínico e controle de doenças infecciosas endêmicas na Amazônia; Linha 2: Vulnerabilidade, Situações de Saúde, Gestão, Organização e Avaliação de Serviços e Cuidados de APS na Amazônia.
SOBRE O DASPAM
O curso tem como objetivo capacitar pesquisadores para exercitar análises críticas, utilizando, de forma integrada, conceitos e recursos metodológicos da saúde coletiva, biologia parasitária, epidemiologia, ciências sociais aplicadas à saúde, e de outras áreas conexas; Desenvolver modelos analíticos de processos de saúde/doença/cuidados, tomando como referência o quadro epidemiológico, econômico, sócio antropológico, histórico, biológico e ambiental no cenário regional e suas interfaces com os contextos nacional e internacional de globalização da Amazônia; contribuir, teórica e tecnicamente, para a formulação, implementação e gestão de políticas setoriais, bem como atuar, neste campo, na docência e na pesquisa.
ILMD Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes.
Imagem: Mackesy Nascimento.
Fiocruz Amazônia, Ufam e UEA abrem inscrições para curso de Doutorado Acadêmico Em Saúde Pública na Amazônia
/em Notícias /por Carlos GomesO Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituições associadas que compõem o curso de Doutorado Acadêmico Em Saúde Pública na Amazônia, por intermédio da Diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, Instituição gestora da Associação, tornam público a abertura de inscrições e estabelecem as normas para o processo de seleção pública de candidatos para ingresso no curso de doutorado acima referido. As inscrições iniciam no dia 21/5, e se estendem até 20/6.
Confira AQUI o edital.
Interessados em solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, tem até o dia 16/5, para requerer isenção da taxa. O candidato deve enviar (como anexo) para o endereço drsaudepub.ilmd@fiocruz.br, em arquivo único, no formato pdf, colocando como assunto do e- mail: Pedido de isenção de pagamento de inscrição, seguido dos documentos descritos no edital.
A admissão ao Curso de Doutorado, objeto desta Chamada Pública, será efetuada através de processo seletivo composto de 3 (três) etapas: 1ª Etapa – Homologação das inscrições. (Etapa eliminatória em caso da falta ou invalidade de algum documento); 2ª Etapa – Provas de múltipla escolha e discursiva de Saúde Coletiva. (Etapa eliminatória em caso de ausência do candidato ou nota obtida inferior a 7,0 pontos na prova de múltipla escolha); 3ª Etapa – Entrega e pontuação do pré-projeto de pesquisa, avaliação do currículo Lattes documentado e Prova Oral. (Esta etapa também será eliminatória, podendo a eliminação ocorrer em caso de o candidato não alcançar a nota mínima na Prova Oral (7,0 pontos), em caso da não entrega do pré-projeto ou do currículo e documentos comprobatórios, ou em caso de não comparecimento na Prova Oral no dia e horário estipulados no processo seletivo).
Para esta Chamada Pública estão sendo oferecidas até 15 vagas, para ingresso a partir de setembro de 2024. Poderão participar do processo de seleção, candidatos portadores de diploma de graduação de duração plena, devidamente reconhecido pelo MEC e de diploma de Mestre em Saúde Coletiva ou áreas afins. O Curso será ministrado em regime integral, com duração mínima de 24 meses, e máxima de 48 meses, incluindo a realização da defesa de tese.
O Curso possui área de concentração em Estudos de Processo Saúde/Doença/Cuidado na Amazônia, e duas linhas de pesquisas: Linha 1- Dinâmica, diagnóstico, cuidado clínico e controle de doenças infecciosas endêmicas na Amazônia; Linha 2: Vulnerabilidade, Situações de Saúde, Gestão, Organização e Avaliação de Serviços e Cuidados de APS na Amazônia.
SOBRE O DASPAM
O curso tem como objetivo capacitar pesquisadores para exercitar análises críticas, utilizando, de forma integrada, conceitos e recursos metodológicos da saúde coletiva, biologia parasitária, epidemiologia, ciências sociais aplicadas à saúde, e de outras áreas conexas; Desenvolver modelos analíticos de processos de saúde/doença/cuidados, tomando como referência o quadro epidemiológico, econômico, sócio antropológico, histórico, biológico e ambiental no cenário regional e suas interfaces com os contextos nacional e internacional de globalização da Amazônia; contribuir, teórica e tecnicamente, para a formulação, implementação e gestão de políticas setoriais, bem como atuar, neste campo, na docência e na pesquisa.
ILMD Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes.
Imagem: Mackesy Nascimento.
Fiocruz apoia famílias do Rio Grande do Sul
/em Notícias /por Julio OliveiraA Fiocruz, por meio de seu Escritório de Captação de Recursos, está unindo forças com empresas e sociedade civil para apoiar as famílias vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Neste primeiro momento, a rede de solidariedade oferecerá ajuda humanitária, com entrega de água, kits de higiene e outros insumos necessários. As doações serão direcionadas para organizações sociais atuantes e parceiras da Fiocruz no Estado.
Para fazer sua doação basta acessar o site. Empresas que também desejam contribuir devem escrever para comunicacao.captacao@fiocruz.br.
Todo recurso obtido será administrado em conta exclusiva de fundo emergencial da Fiocruz, direcionado integralmente às vítimas das fortes enchentes do Rio Grande do Sul. Ao término da campanha, os valores recebidos e suas respectivas aplicações serão divulgados em captacao.fiocruz.br.
Nesta segunda-feira (6/5), a Fiocruz também instalou uma sala de situação interna para apoiar as ações do Centro de Operações de Emergência (COE) do Ministério da Saúde (MS) relativas ao desastre que afeta a região Sul. A atuação pretende contribuir com ações emergenciais e estruturantes no campo da saúde, a partir das experiências acumuladas da instituição no enfrentamento a emergências e desastres.
Fiocruz Amazônia marca presença na inauguração do Auditório da Escola de Enfermagem da UFAM
/em Notícias /por Julio OliveiraA diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Stefanie Lopes, prestigiou na manhã desta quarta-feira, 8/05, a inauguração do novo Auditório da Escola de Enfermagem de Manaus, pertencente à Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e que foi entregue totalmente reformado, com instalações modernas e capacidade para até 200 pessoas. A gestora destacou a importância da parceria entre as duas instituições na condução de projetos de pesquisa nos programas de pós-graduação, realizados em associação e dos quais participam muitos profissionais de Enfermagem. Ao compor a mesa de honra do evento e se dirigir à plateia formada por estudantes, professores, gestores e coordenadores de áreas de ensino da UFAM, Stefanie lembrou o papel fundamental da Enfermagem no contexto da saúde pública e do ganho que representa, para todos, aquele novo espaço de discussão, parcerias e otimização da produção cientifica.
“Os Enfermeiros são profissionais resilientes, mas também são profissionais de ponta, que precisam de melhorias na carreira e também na infraestrutura de formação e qualificação. Esse espaço, tenho certeza, será bombástico e palco de muitas discussões e produções em parceria ainda mais otimizadas”, afirmou Stefanie Lopes, parabenizando a instituição pela conquista. O reitor da Universidade Federal do Amazonas, Silvio Puga, presidiu o evento e ressaltou o caráter democrático e participativo do Auditório, fazendo referência a Josefina de Melo, uma das fundadoras da Escola de Enfermagem de Manaus e ícone da Enfermagem no Amazonas. “Ela (Josefina de Melo) idealizou tudo isso, lá atrás, uma escola cada vez mais revigorada e punjante, formando os melhores enfermeiros do Amazonas”, destacou o reitor.
O diretor da EEM, Esron Rocha, enfatizou o simbolismo da solenidade. “Estamos aqui num encontro de amigos, comunidade acadêmica e instituições parceiras, e quero destacar o trabalho de quem atuou nos bastidores da condução desse projeto, fortalecendo a imagem da Enfermagem como uma criação que se renova. Acompanhamos esse movimento nesses quase 30 anos da escola como patrimônio cultural da Universidade Federal do Amazonas e hoje temos o orgulho de entregar esse espaço, que já foi palco de discussões e movimentos históricos em favor da enfermagem”, ressaltou, acrescentando conquistas como o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu em Mestrado e o primeiro Doutorado em Enfermagem da Região Norte.
ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa
Fotos: Júlio Pedrosa