Fiocruz Amazônia marca presença na inauguração do Auditório da Escola de Enfermagem da UFAM

A diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Stefanie Lopes, prestigiou na manhã desta quarta-feira, 8/05, a inauguração do novo Auditório da Escola de Enfermagem de Manaus, pertencente à Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e que foi entregue totalmente reformado, com instalações modernas e capacidade para até 200 pessoas. A gestora destacou a importância da parceria entre as duas instituições na condução de projetos de pesquisa nos programas de pós-graduação, realizados em associação e dos quais participam muitos profissionais de Enfermagem. Ao compor a mesa de honra do evento e se dirigir à plateia formada por estudantes, professores, gestores e coordenadores de áreas de ensino da UFAM, Stefanie lembrou o papel fundamental da Enfermagem no contexto da saúde pública e do ganho que representa, para todos, aquele novo espaço de discussão, parcerias e otimização da produção cientifica.

“Os Enfermeiros são profissionais resilientes, mas também são profissionais de ponta, que precisam de melhorias na carreira e também na infraestrutura de formação e qualificação. Esse espaço, tenho certeza, será bombástico e palco de muitas discussões e produções em parceria ainda mais otimizadas”, afirmou Stefanie Lopes, parabenizando a instituição pela conquista. O reitor da Universidade Federal do Amazonas, Silvio Puga, presidiu o evento e ressaltou o caráter democrático e participativo do Auditório, fazendo referência a Josefina de Melo, uma das fundadoras da Escola de Enfermagem de Manaus e ícone da Enfermagem no Amazonas. “Ela (Josefina de Melo) idealizou tudo isso, lá atrás, uma escola cada vez mais revigorada e punjante, formando os melhores enfermeiros do Amazonas”, destacou o reitor.

O diretor da EEM, Esron Rocha, enfatizou o simbolismo da solenidade. “Estamos aqui num encontro de amigos, comunidade acadêmica e instituições parceiras, e quero destacar o trabalho de quem atuou nos bastidores da condução desse projeto, fortalecendo a imagem da Enfermagem como uma criação que se renova. Acompanhamos esse movimento nesses quase 30 anos da escola como patrimônio cultural da Universidade Federal do Amazonas e hoje temos o orgulho de entregar esse espaço, que já foi palco de discussões e movimentos históricos em favor da enfermagem”, ressaltou, acrescentando conquistas como o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu em Mestrado e o primeiro Doutorado em Enfermagem da Região Norte.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa

Fotos: Júlio Pedrosa