APG Fiocruz Amazônia inscreve chapas para eleição da diretoria até o dia 10/05/2024 para mandato 2024/2025
A Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz Amazônia (APG) comunica que estão abertas até o próximo dia 10/05/2024 as inscrições de chapas para a eleição da diretoria da entidade, gestão 2004/2025. As inscrições devem ser enviadas para o email apgfiocruzamazonia@gmail.com. De acordo com o Regimento Eleitoral da APG, as chapas deverão ser inscritas em sua totalidade, ou seja, com todos os seis membros (coordenador, vice-coordenador, secretário, coordenador de articulação política e assistência apoio ao pós-graduando, coordenador de ensino, educação e eventos e coordenador de comunicação e divulgação), ficando vedada inscrição individual. A eleição acontecerá no dia 21/05/2024, com o período de 11 a 19/05 destinado a campanha das chapas.
À frente da gestão da APG Fiocruz Amazônia, entre 2023 e 2024, Lenina Jordana Bastos de Macedo, mestranda do Programa de Pós Graduação em Condições de Vida e Saúde na Amazônia (PPGVIDA), afirma que o ano de mandato foi marcado por bastante aprendizado e uma maior representatividade, tendo a APG Fiocruz Amazônia participando de debates e discussões importantes, com direito a voz em nome dos pós-graduandos da Amazônia. “Em um ano, marcamos presença na SBPC, no lançamento da Política Nacional de Apoio ao Estudante da Pós-Graduação na Fiocruz-Rio de Janeiro, além de encontros nas agências de fomento à pesquisa, com participação nas discussões junto com docentes sobre questões importantes, a exemplo de financiamento de pesquisas. Por tudo isso, podemos considerar que foi um ano de bastante visibilidade para a APG”, avalia Lenina.
Ela destaca também o papel da APG Fiocruz Amazônia na defesa da Ciência, de um modo geral, a partir da luta em favor de direitos e deveres dos pós-granduandos. “O objetivo é fazer com que a Ciência possa caminhar melhor, por estarmos permitindo que o pós-graduando possa também contribuir de forma melhor, com mais qualidade, com condições de se manter e ter estabilidade dentro da pesquisa, contribuindo com mais qualidade para a Ciência de forma geral”, observou.
CRIAÇÃO
A criação da APG Fiocruz Amazônia foi homologada em assembleia geral de pós-graduandos, em 31 de março de 2022. A posse da primeira diretoria ocorreu em abril do mesmo ano. A entidade reúne pós-graduandos matriculados nos cursos de especialização lato sensu, mestrado e doutorado das unidades da Fiocruz na Amazônia Legal. No estatuto da associação, estão todas as diretrizes de funcionamento e objetivos da entidade. A nova gestão inicia em 22/05/2024, indo até 22/05/2025. O mandato é anual.
Para este ano, a nova diretoria da APG Fiocruz Amazônia se fará presente no 29º Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduandos (CNPG) da Associação Nacional de Pós-Graduandos, a se realizar nos dias 11, 12, 13 e 14 de julho na cidade de Belo Horizonte. “Considerando que a Diretoria da APG atua nos direitos dos discentes vinculados ao PPGs da Fiocruz Amazônia/ILMD ou em associação/consórcio/parceria, vale ressaltar a importância de gestão anual para rotatividade dos discentes, possibilitando que alunos de especializações e mestrados possam ter tempo matriculados como alunos para integrarem a mesa diretora da APG Fiocruz Amazônia”, informa o edital.
Para a efetivação das chapas, é obrigatório a apresentação da declaração de matrícula de todos os alunos/discentes vinculados ao ILMD e/ou instituições associadas, que comporão a mesa diretora da APG Fiocruz Amazônia. É facultativa a inscrição de suplentes aos cargos dos membros da diretoria, assim como conselho consultivo. Importante ressalta que, na ocasião de não haver chapa inscrita, será eleita uma composição de mesa diretora na Assembléia Geral no dia 21/05/2024, às 19h30 (horário Manaus). Caso haja apenas uma chapa inscrita, esta será aclamada na Assembléia.
A inscrição de candidaturas para delegado(a) e suplente para o 29º Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduandos (CNPG) acontecerá no mesmo período de inscrição de chapas para a diretoria da APG Fiocruz Amazônia.
ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa
Fotos: Arquivo/APG Fiocruz Amazônia