Fiocruz Amazônia Revista vence 4º Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental na categoria Fotojornalismo
A Fiocruz Amazônia Revista, publicação produzida pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), como ferramenta de divulgação científica e popularização da Ciência, venceu o 4º Prêmio de Jornalismo Ambiental Águas de Manaus, com o primeiro lugar na categoria Fotojornalismo, ganho com a fotografia da autoria do fotógrafo amazonense Michell Mello. Michell é responsável pela produção das imagens que ilustram as cinco últimas edições da revista, que já se encontra em sua 11ª edição.

A foto premiada ilustra a matéria intitulada “Água e esperança na Amazônia”, que aborda a questão do impacto das mudanças climáticas sobre a qualidade da água dos mananciais da região amazônica, de autoria da jornalista Cristiane Barbosa, com foco no trabalho de monitoramento e tratamento da água de mananciais de municípios do Amazonas, coordenado pela doutora em Medicina Tropical, Luciete Almeida, pesquisadora do Laboratório Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde (DMAIS), da Fiocruz Amazônia.
A foto vencedora concorreu com outros 49 trabalhos inscritos. A cerimônia de premiação ocorreu na noite da quinta-feira, 4/12, no Armazém XV do Porto de Manaus. O 4º Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental se destacou por registrar 300 inscrições, o maior número já alcançado desde a criação da premiação. O evento reuniu jornalistas profissionais e estudantes que produziram conteúdo sobre saneamento básico, sustentabilidade e meio ambiente, consolidando o prêmio no calendário anual do jornalismo amazonense. Ao todo, 25 trabalhos foram premiados em 11 categorias.

Para Michel Mello, o prêmio é resultado de um esforço coletivo, feito desde a concepção das edições, com definição das pautas, até a execução propriamente dita da coleta de informações e imagens no campo. “Estava muito empolgado em trazer esse reconhecimento para a Fiocruz Amazônia, e nada disso teria acontecido sem o apoio de todos que integram o comitê editorial da revista”, afirmou Mello, agradecendo em especial à diretoria da Fiocruz Amazônia, aos jornalistas que integram a Assessoria de Comunicação da instituição e aos pesquisadores que viabilizaram a expedição para a coleta de amostras da água que viabilizaram a matéria. “Trabalhar com a equipe é inspirador e esse prêmio celebra o esforço coletivo, a parceria e a dedicação de toda a equipe”, resumiu.
ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa
Fotos: Divulgação / Águas de Manaus e Michell Mello / Fiocruz Amazônia Revista


