Fiocruz Amazônia participa da 6ª Plenária do Conselhão e da entrega do livro com as contribuições da comunidade científica e tecnológica da Amazônia
BRASÍLIA (DF) – A diretora do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), a pesquisadora em Saúde Pública Stefanie Lopes, participou, nesta quinta-feira, 4/12, em Brasília, da 6ª Plenária do Conselho Econômico de Desenvolvimento Social Sustentável, o Conselhão, da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal. A Plenária foi aberta pela manhã, com a presença do presidente Lula, e contou com as entregas dos produtos resultantes do trabalho do Conselho, entre os quais o livro “Contribuições da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia para a Presidência da COP 30 (2025-2030)”, fruto do esforço coletivo de mais de 70 instituições de ensino e pesquisa da Amazônia, que, sob a coordenação do CDESS, consolidaram propostas voltadas ao desenvolvimento científico sustentável da Amazônia a partir das vivências e expertise de quem vive, estuda e produz ciência na região.

Stefanie Lopes participou, como convidada, juntamente com representantes de instituições da comunidade científica da Amazôna, da entrega do livro ao presidente, juntamente com a primeira-dama Janja Lula da Silva e demais instituições envolvidas, a exemplo do Instituto Evandro Chagas (IEC), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Estadual do Pará, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Pará (UFPA), Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação e Cultura (MEC). A diretora da Fiocruz Amazônia destacou a importância do esforço desenvolvido pelo fórum colegiado em articular as instituições científicas e tecnológicas da região com o intuito de contribuir e fazer ecoar as vozes da Amazônia.
Além da COP 30, foram feitas também outras entregas do Conselhão, construídas a partir de discussões realizadas nos últimos meses pelas comissões temáticas. Foram elas: a Lei Geral de Direito Internacional Privado, a Estratégia de Compras Públicas Sustentáveis, a Política Nacional de Conectividade em Rodovias, o Guia de Duplicatas Escriturais e Pilares de um Projeto de Nação. Em seguida, a 6ª Plenária realizou debates em torno do tema “Brasil Justo e Soberano: Perspectivas para 2026”, abrindo para institucionais. À tarde, foram realizadas reuniões das comissões que compõem o Conselhão, com mesas temáticas.
SOBRE O LIVRO
Com cerca de 400 páginas, o livro “Contribuições da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia para a Presidência da COP 30 (2025-2030)” é fruto da mobilização e organização do CDESS, da Secretaria de Relações Institucionais (SRI/Presidência da República), com participação ativa de Universidades Federais e Estaduais, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além de importantes parceiros como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Instituto Evandro Chagas (EC/SVSA/MS).

A publicação foi materializada a partir do apoio institucional da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) e com recursos viabilizados pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), com o objetivo de apresentar uma síntese do encontro da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia com a Presidência da COP30. Síntese resultante de um esforço coletivo representado por mais de 200 representantes das mais de 70 instituições regionais consultadas e da sociedade civil, com o objetivo de contribuir para uma tradução amazônica da Nova Indústria Brasil (NIB Amazônia), fortalecer iniciativas de inovação socioambiental dos agentes econômicos, apoiar a gestão pública local e potencializar a ação da sociedade como um todo.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Criado em 2003, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; extinto em 2019 pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro; e reativado, em 2023, no atual governo de Lula, o Conselhão é uma importante instância de participação social cujo objetivo é servir como um instrumento de diálogo plural para a formulação de políticas públicas e diretrizes para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Brasil. Atualmente, conta com 298 conselheiros.
ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa, com informações da Agência Brasil
Fotos: Ricardo Stuckert / Presidência da República Fotografia


