Fiocruz Amazônia busca parcerias para ampliar alcance das ações de formação e capacitação de profissionais de saúde no Amazonas

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) vem buscando ampliar o alcance das suas ações de Educação, voltadas mais especificamente para a formação e capacitação de profissionais da Atenção Primária em Saúde. Estes profissionais, como agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE), atuam na linha de frente dos municípios e sua qualificação visa melhorar a assistência em saúde prestada às populações do interior. Visando estabelecer novas parcerias, no sentido de promover a ampliação desse raio de abrangência, o vice-diretor de Educação, Informação e Comunicação do ILMD/Fiocruz Amazônia, Cláudio Peixoto, esteve reunido, nesta quinta-feira, 25/09, com a secretária adjunta de Políticas de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Diana Carla Pinto Lima, para iniciar tratativas no sentido de obter o apoio da SES para a articulação de parcerias com o maior número possível de municípios visando a implementação de um projeto de Educação Permanente em Saúde (EPS) na Atenção Primária, a partir dos programas desenvolvidos pela Fiocruz Amazônia. O encontro ocorreu na sede do órgão, no Aleixo.

“A Fiocruz Amazônia possui um leque de cursos de formação, em nível de atualização, capacitação e especialização, que podem contribuir e muito para o desenvolvimento da Atenção Primária em Saúde nos municípios refletindo diretamente na melhoria dos indicadores da Saúde do Estado. Para isso, estamos buscando fortalecer a aproximação com as secretarias municipais de saúde, por meio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas, e através da Secretaria de Estado do Amazonas”, explicou Claudio Peixoto, citando como exemplo o Programa QualificaSUS, desenvolvido desde 2019 pela Fiocruz Amazônia, voltado para a oferta de formações aos ACS e ACE, vinculados as secretarias municipais, bem como cursos de especialização em Saúde Pública para profissionais de nível superior.

A Educação Permanente em Saúde (EPS) na Atenção Primária é uma estratégia político-pedagógica que visa a qualificação e transformação das práticas de saúde a partir da reflexão sobre o cotidiano do trabalho e as necessidades da comunidade. Utilizando o próprio serviço como cenário de aprendizagem, a EPS integra ensino, atenção e gestão, promovendo o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais e o fortalecimento da equipe e do vínculo com o usuário. A secretária adjunta de Políticas de Saúde, Diana Lima, destacou a importância da parceria com a Fiocruz no sentido de potencializar a qualificação profissional dos trabalhadores da Atenção Primária e, consequentemente, reduzir a carga da média e alta complexidade da saúde, ofertadas pelo Estado. “Agradeço a parceria da Fiocruz, que será de extrema importância. Investir em capacitação na Atenção Primária significa desafogar a média e alta complexidade”, comentou. Uma nova reunião será agendada para discutir um plano de ação conjunto para a execução dos cursos oferecidos pelo ILMD/Fiocruz Amazônia.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa

Fotos: Júlio Pedrosa