Fiocruz Amazônia apresenta à VPEIC os avanços na execução de projetos de formação em saúde e programas de pós-graduação desenvolvidos na unidade
O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) teve a oportunidade de apresentar à vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, Marly Cruz, os avanços obtidos na execução de projetos de formação em saúde, desenvolvidos pela unidade, durante visita realizada pela titular da VPEIC ao ILMD, no último dia 28/07. Marly, acompanhada da vice-presidente adjunta, Eduarda Cesse, coordenadora geral de Educação da Fiocruz e do Programa VigiFronteiras Brasil, foi recebida pela diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, e o vice-diretor de Educação, Informação e Comunicação da unidade, Claudio Peixoto. A visita teve como finalidade promover o intercâmbio de experiências desenvolvidas tanto pela VPEIC, quanto pela unidade regional, nas três áreas de atuação (Educação, Informação e Comunicação), visando o fortalecimento das ações. O encontro ocorreu na sede da unidade, em Manaus.

O vice-diretor de Educação, Comunicação e Informação da Fiocruz Amazônia, Claudio Peixoto, apresentou uma visão geral dos programas de pós-graduação oferecidos pelo ILMD/Fiocruz Amazônia. O conteúdo destacou as linhas de pesquisa , a produção acadêmica, a interiorização, a internacionalização e o impacto desses programas a saúde e nas condições de vida da região amazônica. Peixoto explicou que todos os projetos e programas apresentados na oportunidade têm como finalidade fortalecer o processo de qualificação de profissionais de saúde em atuação nos diferentes territórios da Amazônia. Um dos programas foi o QualificaSUS, de capacitação de profissionais do sistema municipal de saúde do Amazonas, coordenado pelo sociólogo Sully Sampaio, que fez um apanhado desde o início do projeto até os dias atuais, salientando os desdobramentos que estão permitindo a continuidade do trabalho.

Foram feitas também apresentações sobre o Projeto Começo Meio Começo, desenvolvido pelo Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (Lahpsa), cujo objetivo é promover a formação de trabalhadores e trabalhadoras que atuam no cuidado em saúde das populações do campo, floresta e águas, sob coordenação do pesquisador em Saúde Pública, Júlio César Schweicardt. Na ocasião, ele foi representado pela doutoranda Izi Caterine Meirelles. Como parte da estratégia de interiorização dos programas de pós-graduação e da política de ações afirmativas da Fiocruz, o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA), suas conquistas e desafios, foi apresentado pela pesquisadora em Saúde Pública, Luiza Garnelo. É a primeira turma fora de sede no Alto Solimões, destinada exclusivamente para formação de sanitaristas indígenas.

“Tivemos a oportunidade de nos reunir não só com a direção da unidade, mas com todos os servidores que estão envolvidos com as ações de Educação, Informação e Comunicação desta unidade. A ideia foi apresentar o que a Vice-Presidência vem realizando e também ouvir as experiências dos programas de formação da unidade, além de falar também um pouco sobre divulgação científica”, avaliou a vice-presidente, considerando a reunião fundamental para identificar as formas de apoio possíveis ao fortalecimento dos programas da unidade e as possibilidades da Fiocruz Amazônia compartilhar experiências com outros programas de unidades da Fiocruz.

“Na medida em que ouvimos e conhecemos as experiências, somos capazes de colocar a unidade em contato com outras unidades e outros escritórios da Fiocruz. Neste sentido, saímos do encontro com balanço superpositivo e nos colocamos totalmente abertos para atender a qualquer outra solicitação ou qualquer outra demanda da unidade e dos programas. “Tomara que possamos apoiar cada vez mais o ILMD/Fiocruz Amazônia para que possa ser cada vez mais uma unidade tão potente tão diferenciada numa região tão estratégica para a Fiocruz e para o País”, frisou.
ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa
Fotos: Júlio Pedrosa