Delegação da Fiocruz Amazônia embarca para 2° Jornada Nacional de Iniciação Científica da Rede Provoc

A delegação do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia), composta por 22 estudantes de ensino médio, da Rede Estadual de Ensino, bolsistas do programa, embarcou nesta segunda-feira, 19/05, no saguão do Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes, rumo ao Rio de Janeiro (RJ), onde participarão da 2° Jornada Nacional de Iniciação Científica da Rede Provoc – Luiz Fernando da Rocha Ferreira da Silva. O evento teve início nesta terça-feira, 20/05, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

Emocionada, a coordenadora do Provoc na Fiocruz Amazônia, Ormezinda Fernandes, chefe do Laboratório Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde (DMAIS), destacou a relevância do momento para a Instituição. “Mais uma vez a Fiocruz firma esse compromisso de formação, de qualificação dos nossos jovens, iniciando com esse programa de vocação científica, que já existe há 30 anos e cada vez mais vem se fortalecendo. Em 125 anos de Fiocruz, a jornada do Provoc da inicio a essa comemoração, reafirmando esse compromisso que a nossa instituição tem com a formação do cidadão, de novos pesquisadores, mostrando para esses o quanto é importante a pesquisa, despertando desde muito cedo a curiosidade pelo conhecimento”, explica.

A 2ª Jornada Nacional de Iniciação Científica da Rede Provoc da Fiocruz acontece em Manguinhos, no Rio de Janeiro, com a participação de estudantes de 30 escolas de 10 estados. O evento visa promover a iniciação científica no ensino médio, debater políticas públicas para a juventude e celebrar o protagonismo juvenil na ciência. 

Para a pesquisadora Anízia Neta, vice-coordenadora do Programa no ILMD/Fiocruz Amazônia, a delegação que participará do evento, representa ainda um salto não só na quantidade de participantes, mas também no amadurecimento dos projetos. “No ano passado tivemos a primeira jornada e levamos 16 alunos, e este ano estamos levando 22 alunos, então o Provoc crescer na Fiocruz Amazônia, no sentido de que se fortaleceu mais. Os trabalhos agora estão mais amadurecidos, os alunos estão se inserindo cada vez mais profundamente nos projetos”.

Gustavo Reis, participante da etapa avançada do Programa, destaca a importância do aprendizado adquirido ao longo do processo. É muito gratificante para mim estar participando pela segunda vez dessa experiência, e principalmente pela oportunidade de apresentar meu projeto em outro Estado. Meu projeto já está finalizado, hoje tenho outra mentalidade, resultados mais consistentes. Chegar lá, seguro do que vou fazer, mostrar meu conhecimento para outras pessoas, e passar isso adiante, me deixa muito realizado”, explica.

Pedro Afonso, aluno do programa, vai ao Rio de Janeiro pela primeira vez, e fala sobre suas expectativas. Tô com uma expectativa bem alta para apresentar meu trabalho no Rio de Janeiro. É minha primeira vez, confesso que estou um pouco nervoso. É algo novo, eu espero que dê tudo certo. Hoje tenho mais confiança de falar sobre meu trabalho, afinal de contas, já são dois anos aprendendo sobre a área da entomologia, fazendo parte do Provoc.

SOBRE A JORNADA

A 2ª Jornada Nacional de Iniciação Científica da Rede Provoc reúne autoridades, especialistas e cerca de 250 estudantes de todo o Brasil. O evento destaca o compromisso da Fiocruz com a difusão do conhecimento científico e tecnológico, atuando também como agente de cidadania, e tem como objetivo debater políticas públicas para a juventude e promover a iniciação científica no ensino médio.

Este é o segundo ano que a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fiocruz reúne jovens de diversas regiões do país para um intercâmbio científico e cultural por meio da Rede Provoc

Além de ser reconhecido na comunidade científica e entre educadores como referência, há mais de 10 anos o Provoc é uma marca registrada da Fiocruz.

SOBRE O PROVOC

Criado em 1986, o Programa de Vocação Científica (Provoc) é um projeto pioneiro da Fiocruz que tem como objetivo de iniciar estudantes do ensino médio ao mundo da pesquisa científica. A ação, que começou na EPSJV/Fiocruz, se expandiu em 2022, formando a Rede Provoc Luiz Fernando da Rocha Ferreira da Silva, que agora abrange nove unidades fora do Rio de Janeiro.

A Rede é composta por estudantes de diversas regiões do Brasil, que inclui os estados do Amazonas, Bahia, Brasília, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Rondônia. O programa é reconhecido por oportunizar jovens a vivenciar o cotidiano de trabalho de pesquisadores, especialmente nas áreas de saúde.

 ILMD / Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes.

Fotos: Eduardo Gomes