Pesquisadoras da Fiocruz Amazônia recebem homenagem da Fapeam nas áreas de Ciências Biológicas e Ciências Exatas

A diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Costa Pinto Lopes, foi uma das seis pesquisadoras que receberam na tarde da última terça-feira, 11/02, a Menção Honrosa Mulheres que Brilham na Ciência no Amazonas, concedida pelo Movimento Mulheres e Meninas na Ciência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A homenagem ocorreu no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência em reconhecimento às mulheres pesquisadoras em atuação no Amazonas com maior número de projetos fomentados pela Fapeam entre 2019 e 2024. Doutora em Genética e Biologia Molecular, Stefanie recebeu a Menção Honrosa na categoria Ciências Biológicas das mãos da diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales.

A homenagem “Mulheres que Brilham na Ciência no Amazonas” também laureou a pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Amazônia Priscila Ferreira Aquino, que não compareceu a solenidade por motivos de força maior. Doutora em Bioquimica, Priscila integra o Laboratório Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde (DMAIS). O objetivo da Fapeam é reconhecer publicamente o trabalho desenvolvido por cientistas mulheres que atuam em instituições de ensino e pesquisa do estado, por sua destacada trajetória profissional e contribuição para a área da CT&I no Amazonas. Falando em nome da Fiocruz Amazônia, Stefanie agradeceu o reconhecimento e destacou a importância da iniciativa da Fapeam como um incentivo para que cada vez mais mulheres venham ocupar espaço na área de Ciência, Tecnologia & Inovação no Estado.

Junto com Stefanie Lopes e Priscila Aquino, foram homenageadas Jacqueline de Almeida Gonçalves Sanchett e Gimima Beatriz Melo da Silva, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Flávia Kelly Siqueira de Souza e Angsula Ghosh, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); e Amanda Ramos Mustafa, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. “Hoje me sinto orgulhosa quando escuto de alguém que sou motivo de inspiração e o incentivo da Fapeam para que cada vez mais jovens possam galgar esses espaços é fundamental. Mulheres diversas e de todos os lugares porque a diversidade é essencial para o pensar e o fazer”, observou Stefanie, destacando a importância dos editais para mulheres da Fapeam, ainda mais para uma região desigual e que necessita de um olhar diferenciado.

ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa (com informações da Assessoria de Comunicação da Fapeam)

Fotos: Ayrton Lopes/Fapeam e Arquivo / Fiocruz Amazônia