Fiocruz Amazônia inicia matrícula dos classificados ao Doutorado do PPGBIO-Interação para ingresso na turma do 1º semestre de 2025

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazõnia), por meio da Vice-Diretoria de Educação, Informação e Comunicação (VDEIC), convoca os candidados classificados no Processo Seletivo 2024 para o Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (PGBIO-Interação) a realizarem a efetivação da matrícula institucional para ingresso no curso no primeiro semestre de 2025. Os candidatos devem apresentar a documentação necessária, a partir do dia 21/02, observando os dias e documentos necessários especificados na Chamada Pública 011/2024, publicada em https://amazonia.fiocruz.br/?page_id=28031. As matrículas serão efetivadas até o dia 24/02.

As etapas seguintes serão: análise dos documentos dos candidatos (25 a 26/02/2025); convocação de candidatos suplentes para matrícula (27/02/2025); análise dos documentos dos candidatos suplentes (27/02/2025); e publicação da lista de matriculados (27/02/2025). As aulas terão início no dia 18/03/2025.

SOBRE O PPGBIO-INTERAÇÃO

O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (PPGBIO-Interação) está vinculado ao Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Unidade Técnico Científica da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) em Manaus, Amazonas, Brasil. É um curso para formação de Mestres e Doutores na área de Ciências Biológicas III, que está credenciado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) com conceito 4, com enfoque principal na subárea de Parasitologia.

O PPGBIO-Interação tem como objetivo contribuir na formação de pesquisadores qualificados para a investigação das interações biológicas, ecológicas e fisiopatológicas das endemias de alta relevância no cenário amazônico. Outro propósito do Programa é promover o incremento da produção acadêmica e o desenvolvimento científico e tecnológico regional, além de contribuir para a diminuição das desigualdades regionais quanto à capacitação dos recursos humanos da região.

O Programa possui uma única área de concentração, Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro, que englobam duas linhas de pesquisa: Eco-epidemiologia das Doenças Transmissíveis e Bioquímica, Biologia Celular e Molecular de Patógenos e seus Vetores.

Ao egresso desse curso será outorgado o Diploma de Mestre ou Doutor em Ciências e espera-se que os egressos do Programa sejam capazes de atuar na pesquisa e docência, com ênfase na produção de conhecimentos baseados em biologia parasitária, na elaboração de perfis epidemiológicos e diagnósticos de situações de saúde que contribuam para o controle de agentes e vetores de endemias de interesse sanitário.

ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa

Imagem: Mackesy Nascimento